OrientaçÃo para a elaboraçÃo de artigo



Baixar 114,51 Kb.
Encontro30.07.2017
Tamanho114,51 Kb.

ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DE ARTIGO

O Artigo deverá ter o máximo de quatro páginas e constar: título e subtítulo, caso se aplique, autor(es), identificação dos autores, identificação do evento, Resumo, Palavras-Chave (máximo de três), Abstract, Keywords (máximo de três), Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, agradecimentos e Referências.

A formatação do texto deverá seguir a seguinte orientação:



  • Tamanho do papel: A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens superior com 42,5 mm, margem esquerda com 30 mm e margem inferior e direita com 25 mm.

  • Não numerar as páginas.

  • O corpo do texto não deverá ser endentado (recuo na primeira linha).

  • Não haverá notas de rodapé

  • Tipografia: Arial, corpo 18 para o título, corpo 11 para autores, corpo do texto e identificação do evento, e tamanho 8 para identificação dos autores, sobrescritos e subscritos.

  • As imagens (figuras e fotografias) deverão ser centralizadas e, preferencialmente, convertidas para o formato “jpg” antes de serem inseridas no texto do Editor de Texto (inserir, figura, do arquivo).

  • Os gráficos devem ser inseridos no texto do Editor de Texto como figuras (copiar, colar especial, figura de Planilha Eletrônica) devendo ser centralizados.

  • As tabelas deverão ser digitadas no texto do Editor de Texto, de modo a ficarem independentes dos aplicativos-fonte (tais como Planilhas Eletrônicas).

  • Espaçamento simples entre linhas.

  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser separado(s) do título por dois espaços (duas vezes ENTER).

  • Os tópicos devem ser separados do final do texto anterior por dois espaços.

  • Todos os tópicos (RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, etc.) deverão ser escritos em letras maiúsculas, em negrito e seguidos por dois pontos (:) e pelo texto, com início na mesma linha, que deverá ter alinhamento justificado (alinhado à esquerda e à direita). Não deverá existir endentação no texto (recuo na primeira linha).

TÍTULO E SUBTÍTULO - em letras maiúsculas, alinhado a esquerda, deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho. Um número-índice sobrescrito, de chamada de identificação, poderá seguir-se ao título para possíveis explicações quando necessárias.

AUTORES - O número de autores deve ser o mínimo possível (cinco no máximo), sendo consideradas como tal apenas as pessoas que tiveram participação efetiva no trabalho, em condições de responder pelo mesmo integralmente ou em partes essenciais; os nomes dos autores devem estar dois espaços abaixo do título, alinhado a esquerda, em letras maiúsculas, abreviando-se somente o(s) prenome(s) e nomes intermediários, caso haja, seguidos dos respectivos números-índice que irão identificar os autores. Em caso de mais de um autor, seus nomes serão separados por vírgula.

IDENTIFICAÇÕES - Abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) deverão ser colocadas as identificações, conforme segue: Para o primeiro autor: instituição, endereço e e-mail, conforme segue: 2 Departamento de Engenharia Rural, Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Botucatu - SP, Fone: (0XX14) 3811.7165, dhrip@fca.unesp.br.

Para os demais autores: instituição e e-mail, conforme exemplo:

²FCA/UNESP, Botucatu - SP, efras@unsep.edu.br

IDENTIFICAÇÃO DO EVENTO - dois espaços após a identificação dos nomes dos autores, com a seguinte descrição:

Escrito para apresentação no Simpósio de Construções e Ambiência – SIMCRA’09


8 a 10 de junho de 2009 – Campina Grande, PB.

RESUMO - o texto deve iniciar-se na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 14 linhas. Abaixo devem aparecer as KEYWORDS (três no máximo, procurando-se não repetir palavras do título) escritas em letras minúsculas.

INTRODUÇÃO - devem ser evitadas divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho.

MATERIAL E MÉTODOS - dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.

RESULTADOS E DISCUSSÃO - Ilustrações e gráficos devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição gráfica final, preferivelmente na mesma posição do texto. Gráficos: devem apresentar-se sem bordas, sendo os eixos x e y com 1/2 pontos, descritos com o mesmo tipo e corpo de letras contidas no texto e a legenda na posição inferior do mesmo. A numeração deve ser sucessiva em algarismos arábicos. Tabelas: evitar tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando-se dados médios; adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e auto-explicativas. Na discussão, confrontar os dados obtidos com a literatura.

CONCLUSÕES - devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subseqüente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.

AGRADECIMENTOS - inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.

REFERÊNCIAS - devem incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas, gráficos, fotos ou imagens, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal.

As citações no copo do texto serão no sistema autor-ano com os nomes, seja citação direta ou indireta, em letras maiúsculas seguida do ano de publicação, exemplo: Segundo SILVA (2008) a atividade. Citações diretas com até três linhas deve ficar entre aspas.

Nas referências, os autores serão citados com o sobrenome e iniciais sem espaços entre as iniciais, todos em letras maiúsculas. Todos os autores deverão ser citados numa mesma referência. A referência dever ser apresentada em ordem alfabética. Em caso de dúvida, consultar a Norma NBR 6023 da ABNT. A referência deverá seguir o seguinte modelo:

Livros e folhetos


AUTOR. Título da obra: subtítulo. Edição. Local (cidade): Editora, data. Número de


páginas ou volumes. (Série). Notas especiais. Outras Notas.

SOARES, E. Fundamentos de lógica: elementos de lógica formal e teoria da


argumentação. São Paulo: Atlas, 2003. 187 p. ISBN 85-224-3470-0

Com autor institucional:

IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993. 61 p.

NORMAS internacionais de auditoria e código de ética profissional. Tradução: Vera


Maria Conti Nogueira e Danilo A. Nogueira. São Paulo: IBRACON, 1998. 417 p.

Capítulo de livro

AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título do livro. Edição. Local de publicação (cidade): Editor, data. Capítulo, página inicial-final da parte.

Com autoria:

MARTONE, C. Modelo básico para economia fechada e aberta. In: LOPES,

VASCONCELLOS, M.A.S. (Org.). Manual de Macroeconomia: nível básico e nível intermediário. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. cap.


13, p. 299-311.

Sem autoria:

SECURATO, J.R. (Coord.). Cálculo financeiro das tesourarias: bancos e empresas. São Paulo: Saint Paul, 1999. cap. 4: Estrutura das taxas de juros. p. 120-147.

Páginas isoladas:

WOMACK, J. P; JONES, D.T; ROOS, D. A máquina que mudou o mundo. Tradução Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Campus, 1992. p. 18-21, 67-8.

Verbetes (enciclopédias e dicionários):

AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título do livro. Edição. Local de publicação (cidade): Editor, data. Capítulo, página inicial-final da parte.

Com autoria:

POSHAKWALE, S. Eficiência de mercado. In: PAXSON, Dean; WOOD, Douglas
(Org.). Dicionário enciclopédico de finanças. Tradução José Evaristo dos Santos. São Paulo: Atlas, 2001. p. 84-7.

Sem autoria:

CUSTEIO. In: SÁ, A. L; SÁ, A. M. L. Dicionário de contabilidade. 9. ed. São Paulo: Atlas, 1995. p. 118.

Teses e dissertações:

AUTOR. Título. Ano. Número de folhas. Categoria (Grau e área) - Unidade da Instituição, Instituição, Cidade, Ano.

Dissertação de mestrado:

SIQUEIRA, N. A. S. Substituição da força de venda própria por distribuidores: um estudo de caso. 2002. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, São Paulo, 2002.

Tese de doutorado:

WEFFORT, E.F.J. O Brasil e a harmonização contábil internacional: influências dos sistemas jurídico e educacional, da cultura e do mercado. 2003. 295 f.Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

Governamental:

BRASIL. Presidente (1995-2002 - Fernando Henrique Cardoso). 3 anos de Real: construindo um Brasil melhor. Brasília: Presidência da República, 1997. 71 p.

Normas técnicas:

ÓRGÃO NORMALIZADOR. Número da norma: título da norma. Local (cidade), ano. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

Eventos científicos:

NOME DO EVENTO, n., ano, local de realização (cidade). Título... Local de
publicação: Editora, data de publicação. Número de páginas ou volumes.

ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 13.,


2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANGRAD, 2002. 118 p.

INTERNATIONAL SYMPOSIUM IN ECONOMIC THEORY AND ECONOMETRICS, 4.,


1987, Austin, Tex. Proceedings... Cambridge: Cambridge University Press, 1989. 409 p.

Parte do evento:

ANDION, C. As particularidades da gestão em organizações da economia solidária. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2001. 1 CD-ROM.

Documentos jurídicos:

PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO. Título, numeração, data da promulgação. Ementa. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número de páginas ou volumes. Notas.

Constituição Federal:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaboração de Antonio Luiz de Toledo Pinto, Márcia Cristina Vaz dos Santos Windt e Livia Céspedes. 32. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. 368 p.

Emenda constitucional:

BRASIL. Constituição (1998). Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Dá nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alternando e inserindo parágrafos. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência: legislação federal e marginália. São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

BRASIL. Constituição (1998). Emenda constitucional nº 1, de 31 de março de 1992.


Dispõe sobre a remuneração dos Deputados Estaduais e dos Vereadores. Disponível
em: http://www.trt.gov.br/ej/documentos/2002/legisfederal/Emendas/Emenda%20Constituciocal.htm>. Acesso em: 26 jun. 2004.

Medida provisória:

BRASIL. Medida provisória n.º 2.186-16, de 23 de agosto de 2001. Regulamenta o inciso II do § 1o e o § 4o do art. 225 da Constituição, os arts. 1o, 8o, alínea "j", 10, alínea "c", 15 e 16, alíneas 3 e 4 da Convenção sobre Diversidade Biológica, dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado, a repartição de benefícios e o acesso à tecnologia e transferência de tecnologia para sua conservação e utilização, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2004.

Decreto:


SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 47.356, de 22 de novembro de 2002. Homologa, por 30 (trinta) dias, Decreto do Prefeito de Narandiba, que declarou estado de emergência. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 66, p.1285, nov./dez., 2002.

Resoluções do Senado:

BRASIL. Congresso. Senado. Resolução n.º 1, de 08 de maio de 2002. Dispõe sobre a apreciação, pelo Congresso Nacional, das Medidas Provisórias a que ser refere o art. 62 da Constituição Federal, e dá outras providências. Revista dos Tribuinais, São Paulo, v. 91, p. 461-5, jan./dez. 2002. Suplemento de Legislação.

Pareceres, resoluções, indicações:

BRASIL. Secretaria da Receita Federal. Dispõe sobre a regularização da opção pelo REFIS, até a data que menciona. Resolução SRF/CGREFIS, n. 7, de 30 de novembro de 2000. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 64, p. 7746, dez. 2000. Legislação Federal e Marginália.

Publicações Periódicas

Periódicos considerados como um todo:

TÍTULO DO PERIÓDICO. Local de publicação (cidade): Editora, ano do primeiro volume-ano do último volume (se for o caso). Periodicidade. Notas (mudança de título ou publicador). ISSN.

BUSINESS WEEK. New York: McGraw-Hill, 1929-. Semanal. ISSN 0007-7135. BOLETIM GEOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1943-1978. Trimestral.

ADMINISTRAÇÃO ONLINE. São Paulo: FECAP, 2000-. Trimestral. Disponível em:
. Acesso em: 26 jul. 2004.

REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO = RESEARCH AND


DEVELOPMENT BRAZILIAN JOURNAL. São Paulo: São Paulo, SP : Comissão Nacional de Energia Nuclear, Diretoria de Pesquisa E Desenvolvimento, 1996-.Trimestral. ISSN 0104- 7698.

REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS. São Paulo: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, 2004-. Quadrimestral. Continuação de: Revista Álvares Penteado. ISSN 1806-4892.



Partes de publicações periódicas

Fascículos:

TÍTULO DO PERIÓDICO. Local de publicação (cidade): Editora, volume, número, mês e Ano. Número de páginas.

Fascículo com título específico:

EXAME melhores e maiores: as 500 maiores empresas do Brasil. São Paulo: Abril, jul. 2003.
Fascículo sem título específico:

VOCÊ S/A. São Paulo: Abril, v. 7, n. 6, jun. 2004. • Suplemento sem numeração própria:


CIÊNCIA HOJE. São Paulo: SBPC, 1985. Suplemento. • Suplemento numerado:

ACTA ANATOMICA. Basel: S. Karger Ag., v. 83, dec. 1972. Supplementum 59.


Artigos de periódicos:

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação (cidade), volume, número, páginas inicial-final, mês e ano de publicação.

Revistas:

ROBLES JUNIOR, A. A aplicação do método do estudo de casos no ensino e aprendizagem da contabilidade de custos e da contabilidade gerencial ou de gestão: uma questão de interdisciplinaridade. Revista Álvares Penteado, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 27-45, jun. 2000.

SHARMA, A; SHETH, J N. Web-based marketing: the coming revolution in marketing thought and strategy. Journal of Business Research, Amsterdam, v. 57, n. 7, p. 696-702, July 2004.

AMARAL, J.AG; BARROS, A. M.A. Políticas ambientais nas empresas brasileiras: análise de conteúdo. REM: Revista Escola de Minas, Ouro Preto, MG, v. 55, n. 3, p. 223-7, set. 2002. Disponível em: . Acesso em: 24 jul.2004.

Separatas de publicações periódicas:

AUTOR. Título: subtítulo. Local de publicação (cidade): Editora, data.. Número de páginas. Separata de: AUTOR (da publicação principal). Título. Local de publicação (cidade): Editora, data. n. de páginas.

KNOWLES, W. H. Industrial conflict and unions. Berkeley: Institute of Industrial Relations, 1961. 22 p. Separata de: MOORE, W. E. (Ed.). Labor commitment and social change in developing areas. New York: [s.n.], 1960. p. 291-312.

Jornais:


BALARIN, R. Agnelli renegocia seu contrato com a Vale. Valor Econômico, São Paulo, 23-25 jul. 2004. Empresas & Tecnologia, p. B1.

SIMÃO, Edna. Déficit chega a R$33,6 bi em 2006. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. A-6,


19 jun. 2004.

CUCOLO, E. Palocci diz que pacote tributário reduz impostos em R$2,5 bi.Folha Online, São Paulo, 23 jul. 2004. Dinheiro. Disponível em:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u87053.shtml. Acesso em: 24 jul. 2004.

Patentes:

ENTIDADE RESPONSÁVEL. Autor. Título da invenção na língua original. Número da patente, datas (do período de registro). Indicação da publicação onde foi citada a patente, quando for o caso.

EMBRAPA. Unidade de Apoio, Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária (São Carlos). Paulo Estevão Cruvinel. Medidor digital multisensor de temperatura para solos. BR n. PI 8903105-9, 26 jun. 1989, 30 maio 1995.

PRODUTO ERLAN LTDA (Uberlândia-MG). Paulo César da Fonseca. Ornamentação aplicada à embalagem. BR n. DI 2300045, 12 set. 1983, 28 maio 1985. Revista da Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, n.762, 28 maio 1985.

Imagens em movimento:

TÍTULO: subtítulo (se houver). Créditos (diretor, produtor, roteirista, elenco relevante entre outros conforme mencionado no material). Local: Produtoras, data.Especificação em unidades, características de gravação, som, cor, dimensões. Notas.

Vídeo:


ESTRATÉGIAS inovadoras de negociação. Palestra de William Ury. Barueri: HSM Management, 1999. 1 fita de vídeo (60 min), son., color., NTSC/VHS.

DVD:


A COR Púrpura. Direção: Steven Spielberg. Produção: Steven Spielberg, Kathleen Kennedy, Frank Marshall, Quincy Jones. Intérpretes: Whoopi Goldberg e outros.Roteiro: Menno Meyjes , 2003. 2 DVD (152 min), widescreen, color. Baseado na ficção "The color purple", de Alice Walker.

Material cartográfico:

AUTOR (PESSOA OU ENTIDADE). Título. Local: Editora, data. Especificação do material em unidades, cor, dimensões. Escala. Notas.

Mapa:


BRASIL: político turístico escolar, regional rodoviário. São Paulo: Polimapas, 1988. 1mapa, color., 79 cm x 95 cm. Escala 1:6.000.000

Atlas:


PAUWELS, G.J. Atlas geográfico Melhoramentos. São Paulo: Melhoramentos, 1994. 1 atlas (80 p.) mapas color., 30cm - Escalas variam.

Compact Disc (CD)

No todo:


KRAVITZ, L. Greatest hits. Guarulhos, SP: EMI Music, c2000. 1 CD (ca. 62 min.)

Em parte:

KAÊ, N; CORRÊA, B. Telefone. Intérprete: Maurício Manieri. In: MANIERI, Maurício. A noite inteira. [São Paulo?]: Abril Music, 1998. 1 CD (ca. 44 min.). Faixa 6 (4 min 42 s).

Documento de acesso exclusivo em formato eletrônico

Internet, Intranet:

MARTINS, L.C. Grupos virtuais: seu emprego pode estar aqui. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2004.

Programa de computador (software):



LANGUAGE CONNECT INSTITUTE. Business English. São Paulo: Harper Collins, 1997. 3 CD-ROMs.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal