OrientaçÕes para a elaboraçÃo de um parecer de leitura n eminário teológico cristão evangélico do brasil



Baixar 19 Kb.
Encontro27.09.2018
Tamanho19 Kb.

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UM PARECER DE LEITURA

N


EMINÁRIO TEOLÓGICO CRISTÃO EVANGÉLICO DO BRASIL
ome do Aluno


Nome da Disciplina


  1. Referência Bibliográfica da obra – autor, título, cidade, editora e ano, Exemplo abaixo:

Ware, Bruce A. Teísmo Aberto – A teologia de um Deus limitado. São Paulo: Ed. Vida Nova, 2010.


  1. Uma breve introdução, contendo de 3 a 4 linhas:

Descrever sobre o assunto tratado na obra e qual a relevância do mesmo. Também pode ser descrito a posição teológica ou histórica do autor. Exemplo abaixo:

O livro Teísmo Aberto é um material que chegou na hora certa. Devido ao crescimento do movimento da abertura de Deus é necessário um livro claro e com posição bem firmada na confissão evangélica conservadora.




  1. Descrever a proposta/ propósito da obra, contendo de 4 a 6 linhas – Exemplo abaixo:

A proposta do livro é oferecer uma visão geral sobre o Teísmo Aberto e preservar a doutrina cristã bíblica da Soberania de Deus. O estilo é bem apologético e interessado em firmar seus leitores no Teísmo Clássico, isso se percebe na delimitação das fronteiras e permite o leitor conhecer a definição histórica da Soberania de Deus.


  1. Descrever e desenvolver as idéias principais (conteúdo) – Teses e subteses ou Tópicos e subtópicos, contendo de 8 a 12 linhas – Exemplo abaixo:

O mais interessante é a preocupação do autor em manter o testemunho bíblico e a posição do cristianismo histórico.

Temos na obra as interpretações bíblicas do Teísmo Aberto, o autor demonstra integridade em suas observações e também mantém citações importantes de autores do movimento.

Bruce Ware explica as limitações do livro e trabalha para que a clareza e o que é necessário para o entendimento do Teísmo Aberto.

O uso de histórias pessoais e as experiências de outras pessoas facilitam a compreensão do leitor e a simplicidade da linguagem proporciona uma acessibilidade ao leigo em teologia e ao povo comum na Igreja.



  1. Desenvolver um parecer sobre a obra, uma breve análise crítica considerando; conteúdo, formatação do livro, tipo de escrita, idéias do autor e uma proposta como leitor, contendo de 4 a 6 linhas – Exemplo abaixo:

O formato do livro é agradável, na verdade cumpre bem aquilo que foi proposto. Eu penso que seria muito útil uma obra mais extensa e com uma perspectiva histórica mais elaborada, talvez ajudaria ao leitor se os pressupostos histórico-teológicos do movimento fossem revelados e também demonstrar que há anos a Igreja vem combatendo e desmascarando essa heresia.


  1. Uma breve conclusão, contendo de 4 a 8 linhas – Exemplo abaixo:

Porém para uma abordagem inicial e simples o livro é muito bom e bem embasado nas Escrituras e com certeza será muito bem vindo para estudos em seminários e igrejas, sua clareza ajuda no processo de ensinar um assunto tão difícil e que contém uma linguagem supostamente cristã.


  1. Notas Explicativas:

7.1. O parecer de leitura é um modelo de avaliação que tem como objetivo educar o aluno na capacidade de sintetizar idéias e teses. Também aperfeiçoar na elaboração de artigos e trabalhos acadêmicos que exijam objetividade e clareza nas argumentações.

7.2. O parecer centraliza a análise da obra na compreensão e interpretação da leitura, essa proposta é que diferencia o parecer da análise crítica convencional, do resumo e do relatório de leitura.

7.3. O parecer deverá ser elaborado em uma lauda (1 folha A4). No mínimo 24 linhas e máximo 36.

7.4. A formatação deverá seguir os critérios abaixo:

  1. Letra - Times New Roman / Tamanho – 12 / Justificado / Espaçamento – 1,5

  2. Manter espaço entre parágrafos e não escrever no corpo do texto – Introdução, Conteúdo e Conclusão.


23/07/2013



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal