Ofício n Brasília, 18 de março de 2002



Baixar 12,56 Kb.
Encontro12.09.2017
Tamanho12,56 Kb.

SESSÃO: 28.08.02


HOMENAGEM PELO ANIVERSÁRIO DA RÁDIO CLUBE DE LAGES

O SR. LEODEGAR TISCOSKI (PPB-SC) pronuncia o seguinte discurso: Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a Rádio Clube de Lages está completando, este ano, 55 anos de existência. Fundada no dia 25 de agosto de 1947 por Carlos Joffre do Amaral, a emissora é hoje um ícone da comunicação no estado de Santa Catarina e é com muita satisfação que, desta tribuna, transmito à direção, funcionários, ouvintes e a toda comunidade local e regional, sinceras congratulações pelo significativo evento.

Entre as várias festividades para comemorar a data, a direção da emissora homenageará hoje, 28 de agosto, às 20 horas, no Clube Caça e Tiro, com o troféu “Amigo do Clube”, personalidades que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o desenvolvimento da emissora nestes 55 anos. Faz parte da programação também uma série de concursos, com o objetivo de envolver a comunidade no resgate histórico da emissora, estando prevista para o dia 8 de setembro uma celebração pela Paz, com queima de fogos e muitos shows em praça pública, com artistas de Lages e região.

A Rádio Clube de Lages, em sua trajetória, trilhou um caminho de crescente empatia com o público ouvinte. Seu fundador, Carlos Joffre do Amaral, conhecido como o pai da comunicação de Lages, mudou-se para a cidade no ano de 1939, com o objetivo de consertar e montar alguns rádios comprados na capital paulista que chegaram defeituosos. Montou uma oficina de conserto de aparelhos de rádio, o que lhe garantiu também popularidade. Em 1940, resolveu organizar, juntamente com alguns amigos, na Praça João Costa, um sistema de comunicação através de alto-falantes para transmitir noticiários nacionais e internacionais, bem como propagandas do comércio local, além de uma programação musical. Este fato motivou os moradores a se concentrarem na praça na expectativa dos noticiários da “Voz da Cidade”. A transmissão da programação era feita da oficina de conserto de rádio, localizada em frente à praça. As informações divulgadas pelos alto-falantes eram selecionadas de jornais que chegavam à cidade, ou ainda através da “escuta” de rádios que eram captados por ondas curtas e mesmo por rádio-telegrafistas em código morse.

A partir de 1946, os aparelhos da “A Voz da Cidade” foram incorporados à sociedade que alguns comerciantes, industriais e políticos da cidade resolveram fundar. Nascia naquele ano, mais precisamente aos sete dias do mês de abril de 1946, a sociedade anônima que fundou a Rádio Clube de Lages. Em 1947, oficializou-se a fundação da emissora. Segundo nota de um jornal local: “Em agosto de 1947, eram doze horas quando os receptores de rádio de Lages, daqueles antigos alimentados por enormes válvulas, ecoavam um som característico. E o locutor, enfaticamente anunciava, a plenos pulmões: “A emissora que ouvem é a Rádio Clube de Lages...”.

A Rádio Clube de Lages foi, portanto, Sr. Presidente e Sras, e Srs. Deputados, a concretização da Voz da Cidade, bem como a primeira tentativa de expandir os serviços de comunicação divulgando informações, noticiários e programação musical para além das fronteiras da cidade. Quando a Rádio foi instalada no prédio do Cine Marajoara, foi montado um pequeno auditório para apresentação de artistas como Tavinho e Maneca, denominados os trovadores das Palmeiras. A programação garantia popularidade à Rádio Clube.

A emissora continuava em franco progresso, cada vez com maior audiência. Em meados da década de 50, a Rádio Clube comprou um novo transmissor com 1000 watts de potência, ampliando o alcance para toda a Região do planalto serrano. A inauguração do transmissor foi marcado por um show de Vicente Celestino.

Mas as inovações não pararam. Hoje, com cinco mil watts de potência e uma audiência privilegiada, a Rádio Clube de Lages está totalmente informatizada, tanto na operação de estúdio quanto no setor administrativo, podendo ser sintonizada nos 690 khz., contando com cerca de 700 mil ouvintes, em 37 municípios.

A emissora, sr. Presidente e sras. e srs. Deputados, mantém uma programação diversificada, com a divulgação de notícias, esportes, utilidade pública, música e ampla cobertura de todos os eventos. De cunho reconhecidamente social, de jornalismo forte e polêmico, destaco a profunda identidade da emissora com os problemas regionais, locais e o dia-a-dia da comunidade, registrando sempre os momentos de dificuldades, de sucesso, de ousadia...

O jornal falado sempre se constituiu numa forte audiência da emissora. O início diário das atividades era marcado por noticiários nacionais e internacionais; no segundo caderno, eram apresentadas as informações locais, com o serviço de avisos que se mantêm até hoje. Este serviço garantia uma audiência que facilitava a busca de patrocínios e divulgação publicitária. A prática de proporcionar ajuda a pessoas carentes acabou caracterizando a Rádio Clube como referência na Assistência Social da cidade. A Rádio Clube também contribuiu para o dinamismo cultural de Lages, propiciando aos moradores espetáculos nacionais e internacionais com muita freqüência. Artistas famosos que por lá passaram, colocaram a cidade na rota dos grandes espetáculos do país como: Chitãozinho e Xororó, Vanderlei Cardoso, Vicente Celestino, Angela Maria, Teixeirinha, Claúdia Barroso, entre outros.

A longevidade de qualquer órgão de comunicação baseia-se em três pilares fundamentais: credibilidade, independência política e econômica, e respeito ao público e à verdade. E a Rádio Clube de Lages engloba todas essas qualidades.



Por essas razões, sr. Presidente e sras. e srs. Deputados, e por tudo o que até aqui realizou, a direção e funcionários da Rádio Clube de Lages merece nosso reconhecimento e cumprimentos, extensivos a toda a comunidade, com os votos de que prossiga, com muito sucesso, na busca da verdade e da democracia, e que continue a trilhar o caminho do jornalismo criativo, real e consoante os interesses da população.
Muito obrigado.








©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal