Ofício Memória de Maria



Baixar 26,35 Kb.
Encontro12.07.2018
Tamanho26,35 Kb.

Ofício Memória de Maria

Somos convidados (as) a celebrar a memória de Maria, Mãe de Jesus, uma mulher jovem que não teve medo e assumiu o seu sim até as últimas consequências.

CHEGADA

Silêncio, Oração pessoal.

Acolhida“Cantemos a alegria da fraternidade e bendigamos a Deus pela nossa comunhão” Vamos celebrar a alegria do encontro (com água perfumada, doce mel e o abraço caloroso) Enquanto canta-se: Salmo 133.

Oi, que prazer, que alegria o nosso encontro de irmãos! (Bis)

  1. É óleo que nos consagra, que ungiu teu servo Aarão. (Bis) É como um banho perfumado, gostosa é a nossa união! (Bis)

2. Orvalho de alta montanha, que desce sobre Sião. (Bis) Sereno da madrugada, gostosa é a nossa união! (Bis)

3. Senhor, tu nos abençoas, e a vida vem de porção. (Bis) É vida que dura sempre, gostosa é a nossa união! (Bis)

4. Ao Deus de todas as crenças, a glória e a louvação. (Bis) No amor da Santa Trindade, gostosa é a nossa união! (Bis)
ABERTURA

1. Estes lábios meus vem abrir, Senhor! (Bis) Cante esta minha boca sempre o teu louvor! (Bis)

2. Venham, Pejoteiros, venham celebrar! (Bis) Com a Virgem Maria, vamos caminhar! (Bis)

3. Ela muito jovem tinha tanto ardor! (Bis) Aceitou com fé o plano do Senhor. (Bis)

4. Todos os seus gestos são de acolhida! (Bis) E acompanha o povo na sua árdua lida. (Bis)

5. E como Maria nós queremos ser! (Bis) O clamor do pobre sempre atender. (Bis)

7. Por isso a PJ vem se reunir! (Bis) Pra falar das lutas, ver julgar e agir. (Bis)

8. Todos são bem vindos com muita alegria! (Bis) A este encontro com a virgem Maria (Bis)

9. Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito! (Bis) Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (Bis)

RECORDAÇÃO DA VIDA (Realidades de “Marias” no nosso hoje)

HINO

Maria, Maria

1- Maria, Maria, é um dom, certa magia, uma força que nos alerta. Uma mulher que merece, viver e amar, como outra qualquer do planeta.

2- Maria, Maria, é o som, é a cor, é o suor, é a dose mais forte e lenta, de uma gente que ri quando deve chorar, e não vive, apenas aguenta.

3- Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre. Quem traz no corpo a marca, Maria, Maria, mistura a dor e a alegria.

4- Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre. Quem traz na pele essa marca, possui a estranha mania, de ter fé na vida.

5- Mas é preciso ter força é preciso ter raça, é preciso ter gana, sempre. Quem traz no corpo a marca, Maria, Maria, mistura a dor e a alegria.

6- Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre. Quem traz na pele essa marca, possui a estranha mania, de ter fé na vida...



SALMO – Cântico de Judite (Judite 16, 2-8.14)

Com Judite e todas as mulheres que coordenam lutas pela libertação do Povo de Deus, proclamemos a força invencível do Senhor que derrota os poderosos e é nosso Salvador.

Celebrai, celebrai ao Senhor, com violões e tamborins. Entoai-lhe um cântico novo, aclamai-o ao som de clarins!

1- O senhor, sim, que acaba com as guerras, pois “Senhor” é seu nome, ó terra! Acampou bem no meio do povo pra livrar-nos das garras dos lobos!

2- O inimigo que veio do Norte semeava o medo e a morte... O Senhor o feriu e entregou à mulher, e a mulher o matou!

3- Nem herói, nem gigante o abateu; a beleza da virgem o perdeu. Poderosos e grandes tombaram, quando os filhos do povo avançaram.

4- Glória a Deus que operou maravilhas, glória a Cristo Jesus, nossa vida, ao Espírito Mãe bem presente, o louvor desde agora e pra sempre.

LEITURA BÍBLICA - João 2, 1-11

Meditação, partilha e silêncio

CÂNTICO EVANGÉLICO

Virá o dia em que todos ao levantar a vista, veremos nesta terra reinar a liberdade!

1- Minha alma engrandece ao Deus libertador, se alegra meu espírito em Deus meu Salvador. Pois ele se lembrou, do seu povo oprimido, e fez da sua serva a mãe dos esquecidos.

2- Imenso é seu amor, sem fim sua bondade, pra todos que na terra lhe seguem na humildade. Bem forte é nosso Deus, levanta o seu braço, espalha os soberbos, destrói todos os males.

3- Derruba os poderosos, dos seus tronos erguidos, com sangue e suor do seu povo oprimido. E farta os famintos, levanta os humilhados, arrasa os opressores, os riscos e os malvados.

4- Preteja o seu povo, como todo o carinho, fiel é seu amor, em todo o caminho. Assim é o Deus vivo que marcha na história, bem junto do seu povo em busca da vitória.

5- Louvemos nosso Pai, Deus da libertação, que acaba com a injustiça, miséria e opressão. Louvemos nos irmãos, que lutam com valia, fermentando a história, pra ver o grande dia!

PRECES - Irmãos e irmãs cheios de alegria, coloquemos diante do Senhor nossas vidas cantando:

Ouvi o grito que sai do chão, da juventude em oração! (bis)

- Senhor Jesus, tua mãe grávida, foi pelos morros da Judéia, para se encontrar com Isabel; que as mulheres, se encontrando, possam receber a tua presença escondida...

- Senhor Jesus, durante três dias tua mãe te procurou aflita entre os romeiros que voltavam de Jerusalém; conforta hoje todas as pessoas que procuram algum parente...

- Senhor Jesus, com tua mãe e os discípulos estavas presente no casamento em Cana; fica também conosco hoje em nossas festas e momentos de alegria...



Preces espontâneas...

Pai Nosso da Juventude

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU na terra, no sol, no ar, na água, em toda a natureza, no nosso grupo, comunidade, em cada um de nós.

SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME na nossa oração, na nossa ação, no compromisso com a comunidade.

VENHA A NÓS O VOSSO REINO de mulheres e homens novos. Evangelizados e evangelizadores.

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE de nós jovens e todos os cristãos comprometidos. Sejamos construtores de novas relações no trabalho, na escola, no lazer, na Igreja e em toda a nossa cultura.

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU na caminhada de nossas famílias, de nossos Grupos e da nossa comunidade.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE porque queres a Vida Plena, conseguida quando se mata a fome de pão e de justiça.

PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS quando deixamos de construir um grupo de jovens mais organizado e deixamos de atingir outros jovens de nossa comunidade.

ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO

de acreditar em outros deuses que não seja o Deus da Vida.

MAS LIVRAI-NOS DO MAL do poder, da ganância, da desigualdade, da morte. E faça-nos, Senhor: Mulheres e Homens Novos, construtores da Nova Sociedade, Sinal do Reino de Deus.

AMÉM.
BÊNÇÃO

- O Deus que olhou para Maria volte os seus olhos para nós e nos faça caminhar na esperançada libertação, agora e para sempre.

- Amém

- Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.



- Para sempre seja louvado!
SAIDEIRA

Negra Mariama

Negra Mariama, Negra Mariama chama. (Bis)

1- Negra Mariama chama para enfeitar o andor porta estandarte, para ostentar. A imagem Aparecida em nossa escravidão. Com o rosto dos pequenos, cor de quem é irmão.

2- Negra Mariama chama pra cantar: Que Deus uniu os fracos, pra se libertar. E derrubou dos tronos latifundiários, que escravizavam, pra se regalar.

3- Negra Mariama chama pra dançar, saravá esperança até o sol raiar. No samba está presente o sangue derramado, o grito e o silêncio dos martirizados.



4- Negra Mariama chama pra lutar. Em nossos movimentos, sem desanimar. Levanta a cabeça dos espoliados, nossa companheira chama pra avançar.




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal