O que exatamente uma virgem é



Baixar 58,1 Kb.
Encontro30.07.2018
Tamanho58,1 Kb.


AS PERGUNTAS QUE OS ADOLESCENTES LANÇAM FREQUENTEMENTE ACERCA DE RELAÇÕES SEXUAIS

E AS SUAS RESPOSTAS

VOL. 3

Recentes estudos feitos em Tanzânia mostram que uma porcentagem grande de adolescentes tem tido experiências com drogas ou substâncias como tabacco e álcool a uma baixa idade. Ao mesmo tempo eles faltam conhecimento básico sobre os efeitos e perigos de seu consumo. Este ignorence os põe freqüentemente a risco. Problemas de saúde, doenças, inclusive HIV/SIDA e problemas sociais são real ameaça a mocidade desinformada.

Este folheto foi desenvolvido com respeito a esta situação. É significado proporcionar para mocidades informação sobre os factos mais cruciais e os guiar a para a tomada duma boa decisão e que sejam responsáveis na vida delas. Sem conhecimentos suficiente os adolescentes não podem fazer escolhas informadas, e experiência mostrou que muita das vezes o jovem informada escolha a opção mais segura.

Foram colecionadas todas as perguntas neste folheto no ano 2001 de alunos nas escolas primárias e secundárias. Os jovens sairam de regiões diferentes de Tanzânia e as suas idades foram de 11 a 20 anos. Por favor note que nenhuma das perguntas foram feito por adultos!

O folheto foi desenvolvido por um grupo multi-disciplinar de cientistas, doutores na medicina e especialistas de educação. Os adolescentes eram envolvidos em todas as fases do processo. Com a publicação de folheto, esperamos contribuir à prevenção de sofrimento evitável de adolescentes, causado pela sua ignorancia.

Regina Goergen, MSc, MPH, PH.D.,



Lider do groupo PEDRO/GTZ

Índice


  1. O que é exatamente uma virgem?

  2. A termo virgem só solicita as meninas, e o que é usado o termo para meninos?

  3. Como um menino pode saber se a menina ainda é uma virgem? E como uma menina pode saber se ela é uma virgem ?

  4. Se uma mulher fica virgem por muito tempo, será difícil de rasgar a membrana na primeira vez que ela terá sexo?

  5. Se uma pessoa não tiver relações sexuais por muito tempo, conduz a qualquer dano ou doença?

  6. que deveria fazer eu sobre meus sentimentos sexuais?

  7. Por que algumas pessoas gostam de ter sexo com pessoas do mesmo sexo?

  8. Quem tem mais prazer ao fazer sexo, o homem ou a mulher?

  9. Mulheres também têm orgasmos?

  10. Por que a vagina da mulher torna se molhada, quando o penis encosta nela?

  11. Qual é o modo mais fácil para um homem ou uma mulher terem um orgasmo?

  12. Por que é principalmente homens que tomam a iniciativa para ter sexo? E por que os homens têm freqüentemente um orgasmo mais rápido que as mulheres?

  13. Por que o pênis de um homem ergue quando ele vê as coxas de uma mulher?

  14. que pode ser feito se alguém não puder ter um orgasmo quando tendo sexo?

  15. Por que o pênis não ergue às vezes corretamente?

  16. pênis da pessoa pode ser aderido quando penetrando na vagina?

  17. Como largo possa a vagina de uma mulher ser, especialmente durante o parto?

  18. Será que é necessário lavar se depois de fazer o sexo?

  19. Será que é um problema uma menina fazer sexo enquando está menstruando?

  20. É verdade que fazer sexo pode ser exaustivo como como exercício físico?

  21. Será verdade que a fricção do clitóris de uma mulher podem conduzir a um orgasmo? E conduz a qualquer consequência negativo?

  22. Um menino pode alcançar orgasmo esfregando o pênis com as mãos? E conduz a qualquer consequência negativo?

  23. que são as consequências de sexo anal para as meninas e os meninos, especialmente quando é feito frequentemente?

  24. Há um problema se a boca de uma menina entrar em contato com esperma?


O que é exatamente uma virgem?
O termo" virgindade" é usada para qualquer mulher ou homem que nunca teve relações sexuais na vida. Relações sexuais quer dizer que é a penetração do pênis na vagina.
Algumas pessoas dizem que a camada da pele fina que uma mulher tem na vagina como uma membrana determina virgindade. Rasga assim que seja cortada com um artigo sólido, como um dedo ou o pênis. Mas poucas mulheres nascem sem esta membrana e a membrana de algumas mulheres é rasgada quando eles fizerem exercício físico, montar uma bicicleta ou escalar uma montanha. Também, durante um exame de saúde ou tratamento dos órgãos sexuais internos, a membrana pode se rasgar.
Então, a existência ou non-existência desta membrana não é um bom indicador de virgindade. O único modo de identificar uma virgem é saber se a pessoa teve ou não relações sexuais. Se já teve sexo perdeu a sua virgindade, não há nenhuma maneira de voltar a ter a virginidade, mesmo que se espera por muito tempo.
A termo virgem só solicita as meninas, e o que é usado o termo para meninos?
O termo" virgem" aplica-se para qualquer pessoa que nunca teve relações sexuais na vida, mesmo que seja uma mulher ou um homem.
Em tempos mais cedo, pessoas definiram frequêntemente o termo" a virgem" como uma mulher cuja membrana boa na vagina ainda estava intacta. Porém, porque esta membrana também pode ser rasgada por outros modos que relações sexuais, não é um bom indicador para identificar meninas que nunca tiveram sexo (i.e. virgens).
É muito comum em muitas sociedades usar o termo" a virgem" descrever meninas que nunca tiveram sexo. As pessoas frequêntemente só pensam na virgindade de meninas e muitas sociedades enfatizam a importância de meninas que são as virgens até o dia que eles se casam. Não obstante, o termo" a virgem" aplica-se para ambos homens e mulheres.

Como um menino pode saber se a menina ainda é uma virgem? E como uma menina pode saber se ela é uma virgem ?
Um menino não pode descobrir se uma menina ainda é uma virgem, so por olhar para ela, nem tendo sexo penetrativo com ela. Isto é, porque virgindade está definida como" não havendo tido sexo" e não é determinado pela existência da membrana na vagina. Uma menina por exemplo, que se privou de sexo mas de quem membrana rasgou por outra razão, ainda é uma virgem. O único modo de saber se uma menina é uma virgem, é saber tudo ela fez na vida , e isto, realmente é impossível.
Uma menina pode saber que ela é uma virgem, se ela não teve sexo. Sexo aqui significa que o pênis do homem penetrou na vagina da mulher ou menina.
Pessoas enfatizam frequêntemente a necessidade das meninas serem virgens na altura de casamento. Mas não tendo sexo até o dia que se casam é importante para ambos, a menina e o menino. Não fazer sexo até o dia do casamento evita problemas relacionados, como gravidez não desejadas, doenças sexualmente transmitidas e HIV/SIDA. Se em todo caso não puderes resistir o desejo de fazer o sexo, tens que ter a certeza de se proteger de gravidez e infecções usando um preservativo.
Se uma pessoa não tiver relações sexuais por muito tempo, conduz a qualquer dano ou doença?
A verdade é que não há nenhum problema de saúde se se abster-se por muito tempo do sexo. Nenhum dano será feito a ou suas partes privadas ou qualquer outra parte de seu corpo. E, se uma pessoa começar a fazer sexo depois de muito tempo, ela pode sentir prazer e excitação.
Há um rumour de que se abster-se por muito tempo de sexo que adquirirá espinhas em sua face ou em suas

partes privadas, ou que terá problemas psicológicos. Não é verdade que espinhas ou problemas psicológicos são causados por não fazer o sexo, as causas destas condições têm as raízes delas em outro lugar.


Podes estar seguro que não tendo sexo é totalmente seguro para te. Mas como nós mencionamos acima, enquanto tendo sexo poder conduzir a muitos problemas como gravidez não planejada, a doenças sexualmente transmitidas e HIV/SIDA.
Se uma mulher fica virgem por muito tempo, será difícil de rasgar a membrana na primeira vez que ela terá sexo?
A membrana na vagina fica muito magra e macia, até mesmo se uma mulher permanecer virgem por muito tempo. Então não há nenhuma necessidade para preocupar-se sobre não poder rasgar a membrana, até mesmo se esperes por muito tempo antes de fazer relações sexuais pela primeira vez.

O que deveria fazer eu sobre meus sentimentos sexuais?
Para muitos jovens não é fácil de saber o que fazer com os seus sentimentos sexuais. Podes tentar distrair se e ser envolvido em outras actividades, como exercício físico, estudando, ajudando em casa ou juntando se a um grupo de jovens da comunidade. Algumas pessoas jovens tomam uma ducha/banho fria para esfriar os seus sentimentos sexuais.
Sentimentos sexuais tendo ou uma ereção não significa que tens que fazer sexo. Relações sexuais é só um modo de expressar sentimentos sexuais, mas há muitos outros modos. Falando por exemplo um ao outro, segurando mãos, abraçando, enquanto beijando e tocando um ao outro.
Outro modo de contender com esses sentimentos sexuais é se masturbar. Masturbação é quando uma menina esfregar o próprio clitóris dela suavemente até que ela sente excitação sexual ou quando um menino esfrega o seu próprio pênis até que ele ejacula. A maioria das pessoas que se masturbam prefere fazer assim, quando eles estão sós. Masturbação não tem nenhuma consequência negativa, nem para sua saúde nem para te.
Se de algum modo não puderes abster-se de sexo, tenha certeza que tens sexo seguro. Sexo seguro é sexo que não envolve qualquer risco de gravidez não planejadas, doenças sexualmente transmitidas ou HIV/SIDA. Sexo mais seguro inclui contactos físicos que não envolvem a penetração do pênis na vagina por um lado. Por outro lado inclui sexo penetrativo, se as precauções de segurança exigidas são levadas cabo (isso é usar um preservativo).

Por que algumas pessoas gostam de ter sexo com pessoas do mesmo sexo?
Em muitos paises Africanos não é legal para qualquer um ter sexo com uma pessoa do mesmo sexo. Se alguém tiver uma relação sexual daquele tipo, ela quebra a lei. Não obstante há pessoas no mundo inteiro, como também aqui em Africa onde se mantem relacções sexuais com as pessoas do mesmo sexo, em lugar de pessoas do sexo oposto.
A resposta para a pergunta por que isto acontece é difícil dar, porque os cientistas ainda estão debatendo o assunto. Hoje em dia os cientistas pensam que sendo atraído sexualmente a pessoas do mesmo sexo é causado por uma variedade de factores. Estes incluem biológico ou determinação de genetical, como também influências sociais. Porém, os cientistas dão ênfase a que o assunto não é explorado completamente ainda e que poderia haver outras razões como bem. Porque os cientistas ainda estão debatendo este assunto, é muito cedo fazer declarações finais.
Quem tem mais prazer ao fazer sexo, o homem ou a mulher?
Não é fácil dizer quem tem mais prazer ao fazer sexo, porque até certo ponto o prazer, depende dos dois. A coisa mais importante sobre fazer sexo é que o homem e a mulher tentam satisfazer se até ao um ponto máximo. Se ambos tentarem satisfazer um ao outro seriamente, ambos obterão muito prazer. Ha muito tempo os muitos homens, pensavam que é a tarefa da mulher de satisfazer os desejos sexuais do homem, e frequêntemente as mulheres não obtinham muito prazer de fazer sexo. Isto não é como deveria ser. Hoje em dia coisas mudaram, porque os homens começaram a perceber que fazer sexo é mais agradável se ambos os parceiros tentarem satisfazer um ao outro.
Mulheres também têm orgasmos?
Sim, as mulheres também têm orgasmos ao fazer sexo. Uma mulher que alcança um orgasmo quando faz o sexo sente uma excitação muito especial e bem-estar no corpo dela. Em contraste com os homens, as mulheres não ejaculam ao alcançar um orgasmo.
Normalmente, os homens ejaculam quando eles alcançarem o orgasmo durante o sexo. Porque este sinal de alcançar um orgasmo é muito facilmente discernível, algumas pessoas podem pensar que só homens podem ter orgasmos ao fazer sexo. Mas isto não é verdade. Até mesmo se não puderes ver isto, uma mulher pode ter orgasmos até da mesma forma do homem.
Por que a vagina da mulher torna se molhada, quando o penis encosta nela?
Se o pênis e a vagina tocam se ou esfregam se contra um ao outro, as pessoas ficam sexualmente excitadas. Se a vagina de uma mulher é molhada depois de ser esfregada pelo pênis, é um sinal que ela é sexualmente excitada. Este fluido também facilita o penís para penetrar na vgina. A fonte deste fluido é glândulas especiais dentro da vagina.
Qual é o modo mais fácil para um homem ou uma mulher terem um orgasmo?
A coisa mais importante é que ambos os parceiros estão prontos para fazer sexo. Isso significa que eles amam se e respeitam se, e que eles são fisicamente e mentalmente pronto para tal. Não estando pronto para fazer sexo, por exemplo se temeres ter uma grávida, pode impedir de ter um orgasmo.
Se ambos estão prontos, sim ou não alcança um orgasmo depende do modo de que como fazem o sexo. Deveria ter certeza que concordou junto nos modos de fazer sexo que traz o maior prazer e satisfação para ambos. Realmente, toda mulher e todo homem tem certas partes do corpo que é muito sensível ao tocar e afagar nelas é muito fácil de alcancar um orgasmo.
Também podem ser alcançados orgasmos por masturbação. Por exemplo o homem pode esfregar o próprio pênis dele suavemente, ou a mulher pode esfregar o clitóris dela suavemente até que ele ou ela têm um orgasmo. Masturbação é um modo seguro de satisfazer desejo sexual e não tem nenhuma consequência negativa para sua saúde.
Por que é principalmente homens que tomam a iniciativa para ter sexo? E por que os homens têm freqüentemente um orgasmo mais rápido que as mulheres?
Muitos estudos mostram que muitas das vezes são os meninos que tomam a iniciativa para fazer sexo, e geralmente é aceitado que os homens frequêntemente tem um orgasmo antes das mulheres atinguirem o mesmo. Isto geralmente parece ser assim estar em muitos lugares da terra.
Alguns meninos abusam o facto de que eles são mais afirmativos indo por sexo. Eles seguem as meninas e os seduzem a ter sexo muito cedo. Porém, tendo sexo como um adolescente podem conduzir a muitos problemas, como gravidez não planejadas ou doenças sexualmente transmitidas. Então os meninos deveriam tentar se conter até mesmo se eles sentirem o desejo de fazer o sexo, porque tendo sexo aqui e lá arrisque seu futuro. Há outros modos de expressar sentimentos sexuais, como beijar, segurando mãos, abraçando ou masturbação.
Por causa da fisiologia deles, homens alcançam frequêntemente orgasmo mais rápido que as mulheres. Porém, se os homens têm certeza que a mulher está pronta para ter sexo e se eles ocuparem bastante tempo a se pegar, é possível um homem e uma mulher terem um orgasmo junto. Isto trará muito prazer a ambos.

Por que o pênis de um homem ergue quando ele vê as coxas de uma mulher?
Os quadris ou coxas são partes do corpo que estão muito perto dos órgãos sexuais da mulher. Por causa dos sentimentos sexuais naturais que podem surgir entre um homem e uma mulher, o homem pode ser excitado quando ver algo que ele relaciona aos órgãos sexuais da mulher ou se ele vê estes órgãos. Às vezes é bastante que o homem pensa em uma mulher ou os órgãos sexuais dela para o pênis erguer. A ereção do pênis é um sinal de excitação sexual masculina e uma proporção grande disto é relacionado aos pensamentos de um homem.
O que pode ser feito se alguém não puder ter um orgasmo quando tendo sexo?
Quando um homem tiver um orgasmo, o pênis dele ergue e normalmente ele ejacula. Às vezes um homem não pode ejacular ao ter sexo. Isto pode ser por razões diferentes. Ejacular requer muita energia. Então qualquer coisa que reduz a energia física de um homem, como por exemplo doença, embriaguez, abuso de droga, sentindo faminto podem impedir o homem de ejacular corretamente. Outras razões importantes por não poder ejacular, não estando pronto para ter sexo ou realmente estando não apaixonado. Se beber por exemplo ou fumar forem a razão por não ejacular, a pessoa deveria tentar se abster de beber ou fumar. Ele também deveria tentar relaxar e aumentar o tempo gastado em rossar ao ter sexo.
Como bem, para mulheres há várias razões por não alcançar o orgasmo. Mas frequêntemente é causado através de pouco tempo ao rossar, não estando mentalmente pronto para ter sexo ou por medo das possíveis consequências. Se uma mulher está mentalmente pronta para fazer sexo e se o homem tentar satisfazer la, é muito provável que não haverá nenhum problema para a mulher ter um orgasmo.
Por que o pênis não ergue às vezes corretamente?
Penetrar na vagina da mulher o pênis do homem tem que ser duro. Se um menino esta sexualmente entusiasmado, muito sangue movementa nos vasos sanguíneos dentro do pênis. Por causa da pressão nos vasos sanguíneos, o pênis se põe duro. Então, pressão insuficiente do sangue conduz a ereção parcial ou falta de total de ereção.
Pressão insuficiente nos vasos sanguíneos para fazer o pênis duro poder ser por várias razões. Entre esses não estando pronto para fazer sexo, estando preocupado na sua mente, realmente estando não apaixonado, bebendo muito álcool, abusando drogas, fumando, tendo uma dieta pobre ou sendo doente.
Se o seu pênis não se põe duro ao ter sexo, tenta ver qual das razões supracitadas que pudesse ser a razão para o seu problema. Depois, tente resolver la.
O pênis da pessoa pode ser aderido quando penetrando na vagina?
É impossível que um pênis pode ser aderido na vagina, porque a vagina é feita da pele elástica. Se lembre que a vagina pode se expandir suficientemente por dar à luz uma criança. Mesmo se tiveres um pênis grande, não podes ser aderido numa vagina.
Como largo possa a vagina de uma mulher ser, especialmente durante o parto?
Durante o parto, a vagina de uma mulher adulta expande se dez a doze centímetros em diâmetro, para que a cabeça do bebê atravesse. Quando uma mulher dá à luz normalmente a vagina e o útero se expandem a uma extensão suficiente.
Porém, as meninas jovens podem ter muitos problemas ao dar à luz, porque os seus órgãos sexuais ainda são pequenos e não são forte bastante para aguentar com partos de crianças. Frequêntemente, meninas enfrentam partos prolongados, porque os seus ossos pélvicos são muito estreitos para o bebê atravessar facilmente e depressa. As vezes, é necessário uma intervenção cirurgica para o bebê poder nascer. Meninas que não são assistidas por uma pessoa treinada durante o parto pode ter consequencias graves que resulta numa incapacidade definitiva. Estes incluem danos ao canal urinário e / ou canal anal. Tais danos impedem a uma mulher controlar a saida de urina e tamboretes, e frequêntemente ela vai gotejando da vagina ou ânus. Em outros casos, morrem as meninas e as suas crianças por não terem sido assistidas o parto por uma pessoa suficientemente qualificada.
Será que é necessário lavar se depois de fazer o sexo?
Não há nenhum problema sério, se não lavares depois de fazer sexo. Porém, é aconselhada que se lave as suas partes privadas todas vezes depois de ter tido sexo por motivo de higiene.
Será que é um problema uma menina fazer sexo enquando está menstruando?
Fazendo sexo enquanto a menina está menstruando não conduza a problemas de saúde, nem para a menina nem para o menino, se nenhum deles está levando uma doença sexualmente transmitida.
Porém, se um deles tiver uma doença sexualmente transmitida, há um perigo grande de infectar a outra pessoa, porque o forro no útero está solto e a abertura do útero está aberta. Então é muito fácil a infecção entrar no corpo da menina. Além disso, se a menina já for infectada com uma doença sexualmente transmitida, os parasitas estão no sangue dela e o menino pode ser infectado facilmente.
Porque muita das vezes é muito difícil saber se um dos dois é infectado com uma doença da transmição sexual, é aconselhável para não ter sexo enquanto a menina tiver a menstruação, pelo menos, usar um preservativo.
Será verdade que a fricção do clitóris de uma mulher podem conduzir a um orgasmo? E conduz a qualquer consequência negativo?
É verdade que esfregando certas partes das dianteiras de corpo leva a excitação sexual. O clitóris é um destas partes do corpo feminino. Isto é, porque a mulher tem muitos nervos no clitóris. Para meninas que esfregam o clitóris suavemente é um dos modos seguros de responder ao sentimento de querer ter sexo. Não há nenhum problema tudo que para sua saúde ou sua mente, se esfrega o seu clitóris.
É verdade que fazer sexo pode ser exaustivo como exercício físico?
É perfeitamente verdade que os homens e mulheres sentem frequentemente exaustivo depois de fazer sexo. Durante relações sexuais muitos dos músculos pequenos em seu corpo são usados e normalmente sente se mesmo o esgotamento como se a pessoa fosse caminhado por muito tempo. Fazer sexo frequentemente põe muita tensão no corpo.


Um menino pode alcançar orgasmo esfregando o pênis com as mãos? E conduz a qualquer consequência negativo?
Sim, um menino pode alcançar orgasmo esfregando o pênis com as mãos. Se um menino esfregar o pênis dele com as suas mãos, a excitação sexual no corpo dele aumenta e o sangue é bombeado nos vasos sanguíneos do pênis. Então o pênis se põe duro, se esfregando é continuado, o menino ejacula. Para meninos, esfregando o pênis suavemente é um dos modos seguros de responder ao sentimento de querer ter sexo.
Não há nenhum problema tudo que para sua saúde ou sua mente, se esfrega o pênis. Algumas pessoas dizem que masturbação causa problemas psicológicos ou perda de virilidade. Outros dizem que os homens que se masturbaram terão problemas ao ter sexo com uma mulher. Porém, isto não é verdade e essas pessoas que estão contando tais coisas estão disseminando rumours e mentiras.

O que são as consequências de sexo anal para as meninas e os meninos, especialmente quando é feito frequentemente?
O problema principal com ter sexo anal é que há um risco até mais alto de infectar um ao outro com doenças sexualmente transmitidas e HIV/SIDA. Ter sexo anal é perigoso, porque não há nenhum fluido para facilitar a penetração e a pele é muito vulnerável. Então é muito fácil de adquirir danos pequenos que não só causam dor mas que também aumentam a chance de transmitir doenças sexualmente transmitidas.
Se decidires ter sexo anal, sem considerar as inconveniências mencionadas acima, é aconselhado fortemente que use um preservativo para prevenir a transmissão de doenças.
Há um problema se a boca de uma menina entrar em contato com esperma?
Se nenhum dos dois amantes for infectado com uma doença sexualmente transmitida, não há nenhuma periculosidade se esperma entra em contacto com a boca da menina. Porém, muitas meninas não gostam de receber esperma na suas boca ou eles são repugnados para fazer assim. O homem e a mulher deveriam comunicar entre si e deveriam decidir, se ambos querem esta practica de espermas que entram na boca da menina. Este é um elemento crucial de respeitar um ao outro.
Se o homem for infectado com uma doença sexualmente transmitida, a mulher será infectada provável ao receber fluido seminal ou esperma na boca dela. Usando um preservativo com sexo oral é então o mais seguro.

Reconhecimentos:
Nós gostaríamos de agradecer todos os adolescentes envolvidos no desenvolvimento destes folhetos pela sua valiosa contribuição. Estes são primeiramente os alunos das escolas seguintes que contribuíram levantando as suas perguntas: Mnero e Escolas primárias de Ruhokwe, Mkonge e Lindi Escolas Secundárias (Lindi), Changa e Escolas primárias de Mpirani, Mkwakwani Escolas Secundárias (Tanga), Escola primária de Msimbazi e Jangwani e Azania Escolas Secundárias (es de Dar Saudam com salamaleque). Por revisar e traduzir as perguntas nós gostaríamos de agradecer dois grupos de pedagogos semelhantes dinâmicos de UMATI (Temeke) e SPW (es de Iringa/Dar Saudam com salamaleque) respectivamente.

Muitos obrigado também vai para Sr. Walter Mbunda e Sra. Efrasia Teloa (UMATI) como também para Sr. Yassim Ally (SPW estudante Sociedade Mundial) para a sua facilitação, como também para os directores das escolas mencionas.

A mesma gratidão é devida a DR. Sylivia Kaaya para hr\er conselho médico e para Ms Akwillina Mlay para as suas perícias na saúde adolescente. Nós somos gratos a Dr. Zubeida Tumbo - Masabo (o Companheiro de Pesquisa de Superior em cargo, Instituto de Pesquisa de Kiswahili) para a prova de leitura. Muitos obrigado também vai para o caricaturista Sr. David Chikoko e o fotógrafo Sr. Ulrich Doering pelo sua valiosa contribuição para a ilustração dos folhetos.

Este folheto faz parte de umas séries de oito folhetos com os títulos seguintes.



1. Crescer
2. Relação entre homem e mulher
3. Relações sexuais
4. Gravidez
5. Relações saudáveis
6. HIV/SIDA e a Nova Geração
7. Drogas e Abuso de Droga
8. Álcool e Cigarros
Se você estiver interessado em qualquer do folheto, sinta livre contactar:



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal