O perfil do leitor de romances em Rio Grande no século XIX



Baixar 12,2 Kb.
Encontro07.08.2017
Tamanho12,2 Kb.

O perfil do leitor de romances em Rio Grande no século XIX
ROSA, Susian (susi_darosa@hotmail.com); VAZ, Artur E. A.
Palavras chaves: romance, literatura sul-rio-grandense, sistema literário
Introdução

Integrante do projeto de pesquisa “O sistema literário rio-grandino no século XIX: estudo sobre a sua formação e consolidação”, minha pesquisa são os romances listados no Catálogo dos livros do Gabinete de Leitura da cidade do Rio Grande de S. Pedro do Sul, publicado em 1877, procurando saber não só a representatividade desse gênero nas últimas décadas na cidade de Rio Grande, mas principalmente a influência realizada sobre os leitores locais.


Objetivos

Este trabalho visa a analisar a lista dos romances constantes no Catálogo, pois são mostra do que era lido e consumido culturalmente na cidade de Rio Grande, criando assim um perfil do leitor rio-grandino no final do século XIX e possibilitando um entendimento maior da formação e consolidação do sistema literário que ocorreu em Rio Grande.


Metodologia

A metodologia utilizada para analisar a seção “Novelas e Romances”, numerada de XVIII no catálogo, foi, primeiramente, tabelar os dados apresentados no catálogo: nome do autor e título da obra; e em seguida obter outros dados: data de nascimento e morte do autor, nacionalidade, tendência literária, data da publicação original da obra e seu gênero. A segunda etapa a ser feita é a busca pela editora do exemplar da Biblioteca Rio-Grandense, no intuito de verificar se a publicação é local, de outro estado brasileiro ou estrangeira.


Resultados

Obtidos esses dados, ainda que parcialmente, pode-se verificar uma tendência dos romances que eram lidos em Rio Grande na segunda metade do século XIX. Totalizou-se 587 obras de 145 autores diferentes, sendo 99 já identificados em sua nacionalidade.

Desse total, confirma-se a tendência por autores franceses (num total de 49), embora se perceba uma grande influência ainda de autores portugueses e brasileiros, além da presença esparsa de outras nacionalidades, como brasileira, inglesa e espanhola. Os autores com mais obras incluídas são os franceses Alexandre Dumas e Paul de Kock, seguidos do português Camilo Castelo Branco e dos franceses Eugene Sue, Ponson du Terrail, Julio Verne. Joaquim Manoel de Macedo é o brasileiro mais presente entre os nove autores nacionais, mais até do que o hoje canônico José de Alencar. Nesse item, aparece também Carlos Eugênio Fontana, autor do romance O homem maldito, considerado como o primeiro publicado em Rio Grande, em 1858.

Há um grande predomínio dos românticos que publicaram ao longo do século XIX e somente um autor realista: Gustave Flaubert (1821-1880), que já havia se destacado com Madame Bovary de 1857, Salambó de 1862, e A Educação Sentimental de 1869. Outro foco abordado é sobre a escrita de mulheres, presente em pelo menos dez nomes, em sua maioria francesas.

Torna-se também notória a tendência por autores contemporâneos, excetuando-se por apenas sete autores de séculos anteriores, como o espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616), Jonathan Swift (1667-1745), Alain-René Lésage (1668-1747), Samuel Richardson (1689-1761), Voltaire (1694-1778), Horace Walpole (1717-1797), Bernadim Saint-Pierre (1737-1814).

Resultados parciais foram anteriores apresentados no X Encontro Regional de Estudantes de Letras - Sudeste (UNICAMP, maio, anais no prelo), no XIII Ciclo de Conferências de Histórias (FURG, agosto, com anais em CD-ROM) e no XIV Encontro Gaúcho de Estudantes de Letras (FURG, setembro).


Considerações finais

Ainda com dados parciais, pode-se afirmar que através da análise desse catálogo, percebe-se um momento na formação do sistema literário em Rio Grande, como uma fotografia tirada da literatura lida em 1877: romances, românticos, de autores franceses.


Referencias

CATÁLOGO dos livros do Gabinete de Leitura da cidade do Rio Grande de S. Pedro do Sul. Rio Grande: Tipografia do Artista de Antônio da Cunha Silveira, 1877.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal