No Pequeno Auditório, dia 6 de Julho Novas curtas-metragens musicadas no Cine-Concerto 4



Baixar 18,76 Kb.
Encontro10.09.2017
Tamanho18,76 Kb.

Nota à Imprensa | sexta-feira, 28 de Junho de 2013


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
No Pequeno Auditório, dia 6 de Julho

Novas curtas-metragens musicadas no Cine-Concerto 4
No sábado, dia 6 de Julho, o TMG apresenta no Pequeno Auditório às 21h30 o Cine-concerto 4 [trilogia de curtas-metragens com música ao vivo].
Nesta quarta edição, a curta “Autumn Fire” de Herman G. Weinberg será musicada pelo saxofonista Carlos Canhoto; “The Life and Death of 9413: a Hollywood Extra” de Robert Florey terá a paisagem sonora do DJ Pedro Baía e “Manhatta” de Paul Strand terá a música ao vivo de Luis Andrade.
Carlos Canhoto licenciou-se em Saxofone e Música de Câmara no Conservatoire National de Cergy-Pontoise, França. Licenciou-se também em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Como músico, entre várias formações, destacam-se o duo com o pianista Domenico Ricci e o Trivium Trio, com Domenico Ricci e Helena Neves. É membro fundador do Síntese - Grupo de Música Contemporânea.
Pedro Baía é DJ e VJ, tendo já participado em diversas actividades do TMG entra as que se destacam o happening “Terraço Plays” (2008); Guarda-músicas [dia mundial da música] (2012) e o espectáculo de videomapping (em co-autoria) que integrou o Julgamento e Morte do Galo do Entrudo (2013).
Luís Andrade sempre se interessou pela manipulação e “sequenciação” de sons. Com outro músico da Guarda, João Louro, formou o projecto de música electrónica Interferências. Compôs bandas-sonoras para teatro e exposições. Integrou o Ó - Colectivo de improvisação. Musicou ao vivo, com João Louro, em 2006 e a convite do TMG, o filme mudo "O Couraçado Potemkine", de Sergei Eisenstein.
Música no Café Concerto a 5 de Julho

Blues, jazz e swing com Dr. Butler’s Hatstand Medicine Band
Dr. Butler's Hatstand Medicine Band vêm do Reino Unido e vão actuar no Café Concerto no próximo dia 5 de Julho. O concerto é às 22h00 e tem entrada livre.

O projecto Dr. Butler’s Hatstand Medicine Band formou-se a partir de uma combinação “secreta” de blues, jazz e swing. Este divertido quinteto é formado por Dr Andrew 'blind boy' Butler no banjo, washboard e harmónica; Papa John McKay na viola e voz; Black Jack Barnet no contrabaixo e voz; Aidan Smith no acordeão e Dom Dudill no violino.


Oficina de 10 a 17 de Julho

Férias no TMG com a Oficina de Verão “Musicar e Experimentar”

Entre 10 e 17 de Julho, o TMG apresenta a Oficina de Verão "Musicar e Experimentar". Esta oficina, orientada por Victor Afonso, decorrerá diariamente na Sala de Ensaios em sessões às 10h00 e às 14h30 e tem como destinatários grupos organizados de crianças entre os 6 e os 12 anos. A Inscrição é gratuita e deverá ser feita previamente contactando o Serviço Educativo. A oficina é limitada a 25 crianças por sessão.

"Musicar e Experimentar" é uma oficina lúdica que procura mostrar como a tecnologia permite criar sons e música. Com recurso a instrumentos e equipamentos especiais, as crianças irão experimentar sons divertidos e criativos.
Artes Plásticas na Galeria de Arte.

Exposição “Gravuras de Vieira da Silva”

Até 14 de Julho, o TMG apresenta, numa parceria com a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, na sua Galeria de Arte, a exposição “Gravuras de Vieira da Silva”.


A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva conta no seu espólio com uma significativa colecção de gravura de Maria Helena Vieira da Silva. De um conjunto de 286 gravuras foram seleccionadas 33, pela sua representatividade técnica – abrangem desde o buril à águatinta, serigrafia e litografia; pela sua data de produção, que vai dos anos 1960 a 1991, ou seja, todo o período de maturidade da artista; e ainda pela sua diversidade temática e plástica, de representações mais abstractas a representações figurativas, todas elas resultantes de um similar percurso da artista na pintura.
Este conjunto que se apresenta na Galeria de Arte do TMG é, deste modo, um percurso gráfico revelador de um outro percurso, o pictórico, dando a conhecer a todos os públicos a obra da maior artista plástica portuguesa do século XX.

Nascida em Lisboa em 1908, Maria Helena Vieira da Silva foi pintora da Segunda Escola de Paris, tendo-se destacado no panorama da arte internacional. A pintora ganhou vários prémios internacionais e, partir de 1958, organizam-se retrospectivas da sua obra, por toda a Europa. Morreu em Paris em 1992.


A exposição tem entrada livre e poderá ser visitada de terça a sexta das 16h00 às 19h00 e das 21h00 às 23h00, aos sábados das 15h00 às 19h00 e das 21h00 às 23h00 e aos domingos das 15h00 às 19h00.
Para mais informações, contactar:

Gabinete de Comunicação e Imagem

Culturguarda E.M. / Teatro Municipal da Guarda

Rua Batalha Reis, 12, 6300-668, GUARDA, PORTUGAL



Tel. 00351 271 205 240 • Fax. 00351 271 205 248

gci@tmg.com.pt

www.tmg.com.pt



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal