Nacional-socialismo o nazismo, conhecido oficialmente na



Baixar 102,69 Kb.
Encontro11.09.2017
Tamanho102,69 Kb.



Ideologias

Nacional-socialismo

O nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como nacional-socialismo, é a ideologia praticada pelo Partido Nazi da Alemanha, formulada por Adolf Hitler e adoptada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945. Enquanto dominada por este período, a Alemanha ficou conhecida como Alemanha Nazi ou Terceiro Reich.

O regime Nazi assentava nos seguintes pressupostos:



  • Existência de um partido único com extinção de todos os restantes partidos políticos e do próprio Parlamento (não se admitiria a hipótese da substituição da sede do poder).

  • Os seus maiores valores estão assentes na comunidade étnico-nacional, na qual a supremacia deve ser dada à raça ariana. Para atingir este objectivo, foi adoptada uma solução de extermínio total de grupos ou etnias ou religiões.

  • Esta comunidade ariana seria liderada por um único líder (totalitarismo), o Fuhrer.

  • A sociedade é profundamente militarizada e à juventude é dada uma consciência de força política oponível às restantes classes etárias, um género de brainwash (Juventude Hitleriana);

  • Existindo um repúdio total às soluções comunistas, o nazismo é uma ideologia de extrema-direita;

  • O pangermanismo era um movimento político do século XIX que defendia a união dos povos germânicos da Europa central;

  • O colectivismo é uma doutrina ou sistema social em que os bens de produção e consumo são igualmente distribuídos por cada membro da colectividade;

  • A Eugenia é um termo cunhado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), significando "bem-nascido". Galton definiu eugenia como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente. Em outras palavras, melhoramento genético;

  • Anti-semitismo é o preconceito ou hostilidade contra judeus, baseada em ódio contra seu histórico étnico, cultural ou religioso.

  • E a oposição ao liberalismo económico (o pressuposto básico da teoria liberal é a emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma) e político.

Na década de 1930, o nazismo não era um movimento monolítico, mas sim uma combinação de várias ideologias e filosofias centradas principalmente no nacionalismo, no anticomunismo e no tradicionalismo.

Uma de suas motivações foi a insatisfação com o Tratado de Versalhes, que era entendido como uma conspiração judaica-comunista para humilhar a Alemanha no final da Primeira Guerra Mundial.

Os males da Alemanha pós-guerra foram cruciais para a formação da ideologia e suas críticas à República de Weimar pós-guerra.

O Partido Nazi chegou ao poder na Alemanha em 1933.



Como resposta à instabilidade criada pela Grande Depressão, os nazis procuraram uma forma alternativa de gerenciar a economia do seu país. O governo nazi cessou, efectivamente, a 7 de Maio de 1945, no Dia V-E, quando os nazis se renderam às potências Aliadas, que tomaram a administração da Alemanha até que o país formasse o seu próprio governo democrático.





A.C. Magalhães, A.S. Nunes, C.E. Alves




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal