Modelo formatação para publicação 4 spa docx



Baixar 10,92 Kb.
Encontro11.09.2017
Tamanho10,92 Kb.

O TEATRO DO SENTENCIADO DE ABDIAS NASCIMENTO
Autor: Viviane Becker Narvaes

Instituição: Universidade de São Paulo

Linha de Pesquisa: História do Teatro

Orientador: Maria Sílvia Betti

Nível e data de início: Doutorado, março de 2016

Nível e data de conclusão: -

Bolsa de fomento: -

Pesquisa disponível em: -

Contato: vivianenarvaes@gmail.com

Palavras-chave: Abdias Nascimento, teatro e encarceramento, teatro do sentenciado
O foco deste trabalho, eminentemente teórico, é o Teatro do Sentenciado.

O Teatro do Sentenciado é termo cunhado por Abdias do Nascimento para descrever e nomear as experiências de encenação desenvolvidas no interior da unidade prisional em que esteve encarcerado no Estado de São Paulo, a saber, a Penitenciária do Carandiru.

Durante sua prisão foram realizadas seis encenações, quase todas em 1943, algumas cenas curtas, ou “cenas brasileiras” conforme as identifica Abdias, e números musicais. Os espetáculos que constituíram o repertório do teatro do sentenciado foram: “O dia de Colombo” “Revista Penitenciária” “Patrocínio e a República” “Defensor Perpétuo do Brasil” “Zé Bacoco” e “O preguiçoso”. As cenas brasileiras foram “Apertura de Simplício e Zé Porqueiro”, “Pimpinelli e suas extravagâncias” e números de ilusionismo e prestidigitação.

Neste trabalho é explorada a trajetória de Abdias Nascimento buscando estabelecer os pontos de contato entre sua atuação militante e sua inserção no sistema prisional. Ao examinarmos a conformação do campo da história do teatro no Brasil, percebe-se que a fração dedicada ao estudo do teatro vinculado aos setores populares é infinitamente menor do que aquela dedicada às expressões da cultura dominante, portanto uma visada sobre este teatro permite examinar um capítulo do teatro brasileiro que tem sido esquecido.


Bibliografia

PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno: 1930-1980. São Paulo: Perspectiva, 1988.

NASCIMENTO, Abdias. Entrevista com Abdias Nascimento In Revista Acervo vol. 22 número 2. O Negro na Sociedade Contemporânea. Rio de Janeiro. Arquivo Nacional. 2004

NASCIMENTO, Abdias. Teatro Experimental do Negro: Trajetória e reflexões In Revista Estudos Avançados nº 18. IEA – USP. 2004.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal