Modalidade: comunicaçÃo oral co



Baixar 1,28 Mb.
Página1/9
Encontro08.12.2017
Tamanho1,28 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9

EIXO TEMÁTICO 6: Relações entre Educação, Ciências, Biologias e Culturas.

MODALIDADE: COMUNICAÇÃO ORAL – CO.04

PERSONAGENS DA CULTURA POP INSPIRADOS EM ARTRÓPODOS E SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE ZOOLOGIA.
Elidiomar Ribeiro Da-Silva, Instituto de Biociências-UNIRIO, elidiomar@gmail.com

Lucas Nogueira da Fonseca, Instituto de Biociências-UNIRIO, lucas.da.mv@gmail.com

Thiago Rodas Müller de Campos, Instituto de Biociências-UNIRIO, thiago.rodas.muller@gmail.com

Tatiana Cristina da Silveira, Museu Nacional-UFRJ, tatisilveira22@gmail.com

Aline Fernandes Baffa, Instituto de Biociências-UNIRIO, alinefbaffa@hotmail.com

Luci Boa Nova Coelho, Instituto de Biologia-UFRJ, lucibncoelho@gmail.com

RESUMO: A Zoologia tem um vasto conteúdo técnico que deve ser ministrado, o que tende a fazer com que as aulas sejam de difícil assimilação. A introdução de elementos da cultura pop pode ser um caminho no sentido de tornar as aulas mais agradáveis e palatáveis, mas sem abrir mão do conteúdo técnico. Visando facilitar o aprendizado do conteúdo da disciplina Zoologia de Artrópodos (curso de Ciências Biológicas, UNIRIO), foi proposto aos alunos que elencassem personagens da cultura pop inspirados em integrantes dos filos Arthropoda, Onychophora ou Tardigrada. Fora o Homem-Aranha, dentre os citados destacaram-se: Besouro Azul, Homem-Formiga, Escorpião, Stitch, Mulher-Aranha, Sr. Sirigueijo, Vespa, Zorak e vários Pokémons.

Palavras-chave: Arthropoda, Panarthropoda, ensino superior


INTRODUÇÃO

Temas relacionando a Zoologia às manifestações culturais vêm ganhando destaque recentemente (MARIÑO PÉREZ e MENDOZA ALMERALLA, 2006; COSTA NETO, 2006; MONSERRAT, 2010; NEMÉSIO et al., 2013; DA-SILVA et al., 2014b, c, d; CASTANHEIRA et al., 2015). O ser humano sempre foi fascinado pelos animais. Prova desse interesse é o sucesso que fazem os documentários sobre natureza e vida selvagem. É impossível hoje em dia não se impressionar tanto com a qualidade dos vídeos quanto com as informações que eles passam. O estudo dos animais é uma parte da Ciência extremamente interessante e atrativa até mesmo para o público leigo. Porém, nas aulas, muitas vezes o quadro é diferente. A Zoologia tem um vasto conteúdo técnico (morfologia, fisiologia, taxonomia, filogenia) que deve ser ministrado e isso pode tornar as aulas de difícil assimilação.

A introdução de elementos da cultura pop (ou seja, uma linguagem de apelo popular) pode ser um caminho no sentido de tornar as aulas mais agradáveis e palatáveis, mas sem abrir mão do conteúdo técnico (MENDONÇA, 2008; DA-SILVA et al., 2014a). Uma estratégia interessante para se transferir ao estudo da Zoologia todo o encanto que os documentários e programas de TV têm é trazer para a sala de aula personagens presentes na cultura popular e usá-los como exemplos. Assim, mesmo com a carga horária restrita e a grande quantidade de informações temáticas das aulas (morfologia, fisiologia, ecologia, taxonomia, sistemática dos animais), é possível se explorar com os alunos o lado lúdico, prazeroso, do saber científico.

OBJETIVOS

O objetivo geral é não deixar que algo tão interessante quanto a vida animal venha a ser considerado, pelo aluno, algo mecânico, enfadonho e pouco estimulante. E o objetivo específico é facilitar, através de uma linguagem coloquial, o aprendizado do conteúdo da disciplina Zoologia de Artrópodos, que serve os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).



MATERIAL E MÉTODOS

Aos alunos foi proposta a realização de duas tarefas de caráter opcional, a saber: 1) ler uma revista em quadrinhos (HQ) ou mangá; 2) assistir um vídeo (filme, desenho animado, anime ou série de TV) que tenham personagens que, de alguma forma, são inspirados em integrantes dos filos Arthropoda, Onychophora ou Tardigrada (os três grupos animais – coletivamente chamados Panarthropoda - abordados pela disciplina). Ambos os eventos (leitura e vídeo) teriam que ser realizados de modo crítico, com a elaboração de um relatório escrito, abordando os erros e acertos, aquilo que faz sentido ou não à luz dos conhecimentos obtidos nas aulas de Zoologia. Foi solicitado aos alunos que escolhessem outros personagens que não o Homem-Aranha (talvez o mais destacado e notório personagem da cultura pop inspirado em um artrópodo), para que as tarefas ficassem um pouco mais difíceis.



RESULTADOS E DISCUSSÃO

Um bom número de personagens com características de Arthropoda (e seus parentes mais próximos) está presente nas diferentes mídias da cultura pop (revistas, cinema, TV). Dentre os personagens mais citados pelos alunos, destacam-se o Besouro Azul, da DC Comics (Figura 1), o Homem-Formiga, da Marvel Comics (Figura 2), o Escorpião, da Marvel Comics (Figura 3) e vários Pokémon, como o Kabuto (Figura 4), Stitch, da Disney (Figura 5), a Mulher-Aranha, da Marvel (Figura 6), o Sr. Sirigueijo, do Nickelodeon (Figura 7), a Vespa, da Marvel (Figura 8) e Zorak, da Hanna-Barbera (Figura 9).



O Besouro Azul é inspirado nos insetos da ordem Coleoptera, o grupo mais numeroso dentre todos os seres vivos. O personagem apresenta uma rígida armadura (assemelhada ao exoesqueleto dos insetos) e dois pares de asas (BEATTY et al., 2009).

Figura 1. O Besouro Azul (DC Comics ©) e seu artrópodo inspirador (Fonte: MIRANDA, 2014).



  1   2   3   4   5   6   7   8   9


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal