Mitra da diocese de novo hamburgo



Baixar 20,13 Kb.
Encontro12.12.2017
Tamanho20,13 Kb.

MITRA DA DIOCESE DE NOVO HAMBURGO

Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Rua Leão XIII, 180 – CEP 93.510-230 – Bairro Hamburgo Velho – Novo Hamburgo – RS

Fones (51) 3527-4625 e 99701-9396 / E-mail: parhvelho@mitranh.org.br / Site: www.paroquiadapiedade.com.br


SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

Encaminhamentos

QUANDO UM DOS NOIVOS OU AMBOS SÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE


1 – AGENDAMENTO

Pré-requisitos

1.1 A data do casamento deve estar de acordo com a programação ordinária da Paróquia, não podendo alterar ou interferir na mesma, devendo, portanto, os noivos se adaptar a agenda paroquial proposta.

1.2 Os dias de casamentos na igreja Matriz são, ordinariamente, aos sábados à noite, arrogando-se a Paróquia o direito de realizar somente dois horários de casamentos nesta ocasião. Serão disponibilizados o primeiro horário, às 19h, sendo a cerimônia iniciada com o sinal da Cruz, sem atraso, com a presença de todos dentro da igreja: testemunhas, noivo e noiva; suposto que comecem a entrar às 18h45min no templo. E o segundo horário, às 20h15min, sendo a cerimônia iniciada com o sinal da Cruz, sem atraso, com a presença de todos dentro da igreja: testemunhas, noivo e noiva; suposto que comecem a entrar às 19h55min no templo.

1.3 Não se aceita o agendamento feito por telefone, fax, e-mail, carta ou mesmo outros meios que não sejam a presencial, como também é vedado fazê-la por terceiros. Só os noivos, pessoalmente, poderão marcar a data junto à Secretaria Paroquial, e ninguém mais.



Agendamento

1.4 Apresentar os seguintes documentos, de ambos os noivos:

- Lembrança de Batismo

- Lembrança de Primeira Comunhão

- Lembrança de Crisma

- Documento de identidade

- Comprovante de residência

1.5 Preencher devidamente o Formulário de Inscrição para o Matrimônio.

1.6 No caso da ausência de um dos Sacramentos acima mencionados, deverão se inscrever, no ato do agendamento do casamento, na catequese de adultos que é promovida na Paróquia.

1.7 No caso da ausência de qualquer Sacramento da Iniciação Cristã, a data de casamento não poderá ser anterior à administração dos Sacramentos que faltam, sendo que os meses dos Sacramentos da Iniciação Cristã para adultos são junho e novembro.



Emolumentos

1.9 Fica estabelecido o pagamento de 50% do valor total do casamento no ato da reserva da data, bem como a caução de R$ 1.000,00 pelo cumprimento do horário previsto e das cláusulas contratuais. A mesma será devolvida na semana seguinte a realização da cerimônia religiosa, se não houver atraso. Isto é de total responsabilidade dos noivos, e deve ser cumprido devidamente naquilo que rege o contrato.



1.10 Em caso de desistência dos noivos da data do casamento, por quaisquer motivos que sejam, a Paróquia não reembolsará qualquer valor.

1.11 Em caso de mudança da data de casamento, somente se houver possibilidade na agenda da Paróquia, prevalecerá o que diz o item anterior, sendo que deverão arcar com todos os emolumentos no que tange ao novo agendamento.

1.12 Os outros 50% deverão ser pagos até a semana do casamento.
2 – CURSO DE NOIVOS – Preparação para o Sacramento do Matrimônio

2.1 É obrigatório e poderá ser feito na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, que oferece duas oportunidades de curso por ano; seguida da Paróquia São Pedro Apóstolo de Ivoti.

2.2 O comprovante do Curso de Noivos deverá ser entregue, no máximo, um mês antes do casamento.

2.3 Gravidez não é motivo para o casamento. Ninguém pode casar contrariado, desesperado, forçado, enganado, mal esclarecido e sem vivência familiar. O casamento é livre, adulto, consciente, santo e por toda a vida. Aconselha-se aos noivos a fazerem os exames pré-nupciais: fator RH, Rubéola, Hepatite, HIV, etc., com laudo médico, para preparação da vida do casal e de seus filhos. É importante que o casal faça essa avaliação para melhor conhecimento, evitando-se assim problemas de má formação e/ou doenças congênitas de graves consequências para a vida familiar futura.


3 – ENTREVISTA, RITO DO SACRAMENTO, CONFISSÃO E TESTEMUNHAS

3.1 A entrevista com o padre se dará três meses antes da data do casamento, sendo obrigatória para ambos os noivos.

3.2 Estejam os noivos cientes de que qualquer impedimento grave, tal como o prescreve o Direito Canônico – mesmo tendo a data já marcada, feito os devidos encaminhamentos e o curso de noivos – implicará, na constatação da entrevista, na não realização do Sacramento do Matrimônio.

3.3 A confissão é recomendável para ambos os noivos, podendo realizar-se nos dias anteriores à celebração do Matrimônio, quando será combinado o Rito do Sacramento com todos os seus detalhes.

3.4 Serão duas testemunhas para o noivo e duas testemunhas para a noiva (um casal para cada um), e os mesmos não subirão ao presbitério, permanecendo no primeiro banco da igreja, assim como os noivos, que ficarão junto ao primeiro degrau.

3.5 Não é permitido jamais tomar qualquer tipo de bebida alcoólica antes da cerimônia religiosa do casamento (inclusive nos salões de beleza e afins antes da cerimônia religiosa). A sobriedade dos noivos é condição essencial para a realização do Sacramento do Matrimônio. A abstenção de bebida alcoólica dos noivos e testemunhas dará mais tranquilidade. Não é permitido distribuir bombons ou similares comestíveis dentro da igreja.


4 – DECORAÇÃO DA IGREJA NO DIA DO CASAMENTO

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, naquilo que é espaço exclusivo seu, de propriedade da Comunidade Católica do Bairro Hamburgo Velho, se arroga o direito no que tange a decoração de casamentos na igreja Matriz, e estipula:

4.1 É proibido o serviço de cerimonial na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no interior e imediações da igreja. Uma cerimonialista da Paróquia acolherá e ajudará os noivos antes, durante e depois do casamento, na igreja. Se os noivos quiserem cerimonial que seja na área da festa social.

4.2 A Floricultura escolhida pelos noivos e devidamente autorizada pela Paróquia Nossa Senhora da Piedade, deverá reunir-se até dois meses antes do casamento com a cerimonialista da Paróquia, para obter as orientações necessárias a uma perfeita, correta e respeitosa celebração do Sacramento e uso do templo e ambiente sagrado da igreja Matriz.

4.3 Quanto à decoração, – respeitando-se o estabelecido pela Paróquia, a saber: altar desnudo, o não uso de velas sobre os bancos da igreja e a impossibilidade de uso de pétalas de rosa ou outras ao longo do corredor da igreja, sobre o tapete e na frente do templo. O não uso de equipamentos de instalação de luz, tais como holofotes, canhões e lâmpadas do gênero, descaracterizando o interior da igreja, bem como árvores ou arbustos decorativos, balões de gás, borboletas, animais domésticos, aves, arroz, bolhas de sabão, foguetes, etc. No que se refere ao tipo de decoração e quanto aos valores e forma de pagamento, é de competência das floriculturas e decoradoras autorizadas, devendo os noivos negociar diretamente com as mesmas. A Paróquia se isenta de qualquer mediação neste sentido.

4.4 Não é permitido mudar os bancos de lugar, ou qualquer outro móvel litúrgico, porque danifica o patrimônio da igreja. Não é permitido montagem de gruas para filmagens ou palanques no interior e no exterior da igreja.


5 – USO DO ÓRGÃO DA IGREJA E REPIQUE DOS SINOS

5.1 Por questões de ordem prática e garantia de preservação, somente será permitido o uso do órgão da igreja por pessoas que estão devidamente autorizadas pela Paróquia, a saber: o Sr. André Gomes e o Coral Nossa Senhora da Piedade. Não se abre qualquer exceção. Os sinos repicarão no horário marcado, 18h55min para o primeiro horário, e 20h10min, para o segundo horário, sem repetição se houver atraso.


6 – NÃO CUMPRIMENTO DO CONTRATO

6.1 O não cumprimento de alguma cláusula contratual, implicará a não devolução do valor da caução exigido na cláusula 1.9.
7 – DECLARAÇÃO DOS NOIVOS

7.1 Declaram, através de assinatura, estar cônscios e de acordo com os presentes termos, os noivos que, abaixo mencionados, comprometendo-se a cumprir rigorosamente as exigências e normas da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, referentes aos documentos e Sacramentos em questão, e assim querem contrair matrimônio católico.


Novo Hamburgo, ___ de _____________ de 2017.

____________________________________ ___________________________________

Noivo Noiva

O Matrimônio cristão é o Sacramento que consagra o casal para que ele seja um sinal de comunhão e serviço. Temos certeza que a família será salva pelos casais cristãos, que realmente acreditam em Jesus Cristo e tentam viver os valores transmitidos pelo Santo Evangelho. Muitas vezes as pessoas se julgam no direito de fazer o que querem na cerimônia religiosa. Direito este que não existe. A Igreja é a responsável pela celebração do matrimônio, e cabe a ela disciplinar tal celebração.

Toda a equipe que prepara os noivos, a secretaria, o pároco, quer que os mesmos sejam felizes na escolha da vocação para o Sacramento do Matrimônio. Assim esperamos que cada um dos noivos venha dar o testemunho de vida conjugal na família e nas comunidades de nossa Paróquia ou na comunidade em que residirem em seu novo lar.

Com aprovação eclesiástica

Mons. Inácio José Schuster

Vigário Geral da Diocese de Novo Hamburgo



Pároco

06/1/2011



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal