Memorial descritivo de procedimentos e especificaçÕes técnicas para a execuçÃO: de uma piscina no ginásio coberto denominado bloco 1L, situado no campus educaçÃo física da universidade federal de uberlândia



Baixar 0,82 Mb.
Página1/10
Encontro06.06.2018
Tamanho0,82 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10



UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Diretoria de Obras



MEMORIAL DESCRITIVO DE PROCEDIMENTOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA A EXECUÇÃO DO TÉRMINO DE 9 MÓDULOS EM TRÊS PAVIMENTOS E CIRCULAÇÃO VERTICAL DO BLOCO 4LJU DESTINADO A SALAS DE AULA DO CAMPUS UMUARAMA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.



18.4 - Alvenarias em elementos vazados. 42

18.5 - Alvenaria de tijolos laminados aparentes. 43

18.6 – Drywall. 43

19.6 - Impermeabilização horizontal das vigas baldrames, alvenarias de embasamento, fundações. 53

20.2.5 - Piso em Ladrilhos Hidráulicos. 58

20.2.6 – Soleiras de granito. 59



21.5 – Porcelanato Portobello. 61


1 - OBSERVAÇÕES PRELIMINARES.
1.1 - Observações Importantes.
ESCLARECEMOS QUE AS OBRAS E SERVIÇOS DEVERÃO SER ENTREGUES PRONTOS E ACABADOS NA DATA LIMITE DE 03/08/09, PARA INÍCIO DO SEGUNDO SEMESTRE, SOB PENA DE MULTAS CONTRATUAIS. PORTANTO A CONTRATADA DEVERÁ ESTAR PREPARADA PARA DESENVOLVER OS TRABALHOS EM FINAIS DE SEMANA, FERIADOS, PERÍODO INTEGRAL INCLUSIVE NOTURNO, HORAS EXTRAS, DE FORMA À CUMPRIR O PRAZO FINAL.
Em todas as salas de aula deverão ser executadas as instalações elétricas, lógicas cabos RGB e similares necessárias a instalação futura dos projetores multimídia, serão de fornecimento da CONTRATADA, os suportes dos projetores, rack para CPU, a tela de projeção, tudo conforme padrão UFU, existente no bloco 3QSM.
A CONTRATADA deverá fornecer e instalar internamente em todas as salas de aula, persianas verticais em PVC liso, laváveis, antialérgicas, com blackout, cor a escolher.
Deverão ser fornecidas pela CONTRATADA as mesas de apoio ao professor, conforme projeto e padrão existente no bloco 3QSM, que será em MDF, qualidade extra revestimento cor branca, sendo que o tampo será em MDF 20 mm e requadrado com madeira de lei tipo cedro rosa, com todos os cantos arredondados, raio do canto de 10 cm.

O requadro em cedro deverá ser lixado, e aplicado sobre ele duas ou mais demãos de selador laca nitrocelulose Sayerlack, sendo que a cada demão será lixado novamente com lixa 400, e depois serão aplicadas duas demãos de cera para acabamento. Os pés suporte da mesa e travamentos serão na espessura de 36 mm, formados por dois MDF de 18 mm, e neles serão instalados pés metálicos galvanizados tipo sapata regulável 3/8”x3/4” com flange 30x45 – ALUTEC.

Antes da fabricação das peças em série, a CONTRATADA deverá submeter à aprovação da solicitante uma mesa reta pronta.
Este memorial em muitos casos abaixo descritos é de caráter geral, sendo que talvez não sejam utilizadas determinadas técnicas, serviços ou materiais indicados a seguir, que só serão definidos após a elaboração e aprovação final de todos os projetos complementares básicos e executivos pela FISCALIZAÇÃO DA DIROB e pelos poderes competentes.
O projeto estrutural inicial foi concebido em sua totalidade para ser executado em concreto armado convencional, mas foram executados em sua totalidade apenas os 9 módulos centrais e os 18 módulos restantes, sendo 9 de um lado e 9 do outro encontram-se executados apenas as fundações, as vigas baldrames e os arranques de pilares de concreto.Desta forma, tendo em vista a necessidade URGENTE de construção de salas de aula para atender ao REUNI, optou-se por executar os 9 módulos que encontram-se com fundações e baldrames executados em estrutura estrutura metálica(pilares vigas, escadas) e as lajes convencionais em lajes do tipo Steel Deck, e paredes internas convencionais em Drywall, visando agilizar a construção em tempo recorde. Para atingir este objetivo deverá ser utilizado também concreto com cimento tipo ARI CP V para se obter um concreto com resistência inicial maior para permitir que os trabalhos sejam agilizados.
O abastecimento de água deverá ser feito com alimentação através da rede interna e reservatórios de fiberglass sobre a estrutura do forro.
As bacias sanitárias para os deficientes físicos deverão ser instaladas, conforme detalhado no projeto com altura de 46 cm, sendo para isto necessário elevar o piso no local de assentamento da bacia.
Todas as alvenarias serão revestidas até o teto, bem como todos os tetos dos sanitários serão pintados de preto fosco, antes da colocação do forro Novel.
Para as obras e serviços em questão deverão ser contratados obrigatoriamente no mínimo guardas, e um mestre de obras (em período integral de trabalho na obra), pois a CONTRATANTE não se responsabilizará por nenhum desvio, roubo, acidente, etc. havido no canteiro e nas obras e serviços.
Os mictórios de sanitários deverão obrigatoriamente possuir válvula de descarga das marcas Deca, Docol ou Celite, fornecidas e instaladas pela CONTRATADA.
Todas as instalações deverão ser tanto quanto possível, embutidas, exceto nos casos especificados em projeto específico fornecido e ou elaborado pela CONTRATADA e devidamente aprovado pela DIROB.
Todas as pontas de ferros, durante a execução das obras e serviços deverão ser protegidas com elemento especial de plástico, para se evitar acidentes.
Os serviços de construção objetos deste memorial deverão ser executados, de forma a não interferir nas atividades normais dos edifícios e unidades adjacentes, ou do próprio Campus Universitário, que deverá continuar em funcionamento durante a execução das obras e serviços.
É de inteira responsabilidade da CONTRATADA, o fornecimento de todos os materiais, equipamentos e mão de obra de primeira linha necessária ao cumprimento integral do objeto da licitação, baseando-se nos projetos básicos fornecidos, memorial descritivo e nos demais projetos a serem elaborados bem como nos respectivos memoriais descritivos e demais documentos anexos ao processo licitatório, responsabilizando-se pelo atendimento a todos os dispositivos legais vigentes, bem como pelo cumprimento de normas técnicas da ABNT e demais pertinentes, normas de segurança, pagamento de encargos, taxas, emolumentos, etc., e por todos os danos causados às obras e ou serviços da UFU, bem como a terceiros, reparando, consertando, substituindo, ressarcindo, etc., os seus respectivos proprietários.
TODOS OS DANOS CAUSADOS A UFU OU A TERCEIROS PELA CONTRATADA DEVERÃO SER REPARADOS AS CUSTAS DA MESMA.
Quando houver dúvidas nos projetos, nas especificações, no memorial deverão ser consultados a FISCALIZAÇÃO e os arquitetos projetista para as definições finais.
Os eletricistas e pessoal instalador de sistemas elétricos, de telefonia e de lógica deverão possuir curso de NR 10, sendo que o comprovante deverá ser apresentado na época da execução.
Todas as estruturas metálicas serão executadas preferencialmente em aço anti corrosivos que poderão ser dos tipos: SAC 41, USI SAC 300, COSACOR, A588 grau 50, A572 grau 50, ou equivalentes, anticorrosivos, de preferência perfis laminados de fábrica.
TODOS OS GUARDA CORPOS, INCLUSIVE DAS RAMPAS A SEREM TERMINADAS DEVERÃO SER CONSTRUÍDOS E POSSUIR ALTURA MÍNIMA DE 1,05 METROS E RESISTÊNCIA CONFORME LEGISLAÇÃO VIGENTE DO CORPO DE BOMBEIROS, MESMO QUE INDICADOS COM ALTURA MENOR.
DEVERÃO SER OBSERVADAS E ATENDIDAS AS NORMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO, EM ESPECIAL A NR18.
1.2 - Observações Gerais.
O presente memorial descritivo de procedimentos estabelece as condições técnicas mínimas a serem obedecidas na execução das obras e serviços acima citados, fixando os parâmetros mínimos a serem atendidos para materiais, serviços e equipamentos, e constituirão parte integrante dos contratos de obras e serviços.
Todos as obras e serviços deverão ser executados rigorosamente em consonância com os projetos básicos fornecidos, com os demais projetos e ou detalhes à serem elaborados e ou modificados pela CONTRATADA, com as prescrições contidas no presente memorial e demais memoriais específicos de projetos fornecidos e ou a serem elaborados, com as técnicas da ABNT, outras normas abaixo citadas em cada caso particular ou suas sucessoras e legislações Federal, Estadual, Municipal vigentes e pertinentes.
Os projetos básicos fornecidos incompletos, ou desatualizados, necessários à execução do objeto da licitação, bem como outros projetos básicos não fornecidos ou os detalhes que não constarem dos projetos, das especificações fornecidas, deverão ser elaborados, alterados ou modificados pela CONTRATADA após esclarecidas antecipadamente todas as dúvidas juntamente com a FISCALIZAÇÃO e ou seus prepostos, que deverá aprová-los, quando da execução das obras e serviços, sendo que o original em papel vegetal 90/95 e em CD em ACAD 2007, arquivos dwg deverá ser entregue na DIROB, antes do inicio das obras e serviços, bem como todas as modificações executadas no decorrer até o final da obra deverão ser cadastradas e ou alteradas pela CONTRATADA, e fornecidos os originais "as built" à DIROB quando do recebimento provisório.
Nos casos em que este memorial especifica a necessidade de elaboração pela CONTRATADA de projetos de fabricação e ou detalhamento, tais projetos deverão ser apresentados levando em conta a programação dos trabalhos, bem como o tempo necessário para estudos, aprovação e eventuais ajustes.
A execução, bem como os novos projetos, os projetos de complementações, alterações, cadastramentos, etc. deverão ser registrados no CREA, através de ART específica para cada caso.
Todas as obras e serviços a serem sub-empreitados, desde que com autorização prévia da Diretoria de Obras da Universidade Federal de Uberlândia, deverão ter ART em separado da execução total da obra, tendo como contratante a proponente ou CONTRATADA, e que deverá ser entregue uma cópia na Diretoria de Obras para fins de arquivo.
Quando não houver descrição do tipo de serviço à ser executado, o material ou equipamento à ser utilizado, seguir orientação da FISCALIZAÇÃO e dos respectivos projetistas de cada área em questão.
1.3 - Objeto da Contratação.
1.3.1 – Execução do término de 9 módulos em três pavimentos e circulações verticais e horizontais do bloco 4LJU localizado no Campus Umuarama, com área aproximada de 1.649,56 m², sendo esta etapa composta dos seguintes ambientes: 15 salas de aula de 3 módulos, sendo 5 em cada pavimento, sanitários masculino e feminino em cada pavimento, DML, Apoio de professores, sala técnica, circulações horizontais e verticais com escadas e rampas. Esta etapa constará basicamente da execução completa dos 9 módulos e das circulações verticais e horizontais, sendo que as fundações e as vigas baldrames dos 9 módulos encontram-se executadas, com a seguinte discriminação básica de obras e serviços:
1.3.1.1 - Elaboração das possíveis alterações e atualizações de projetos básicos fornecidos, elaboração dos detalhes e projetos complementares não fornecidos, tais como o de estruturas de concreto armado das rampas, lajes Steel Deck, hidráulico sanitário, prevenção e combate a incêndios, bem como outros projetos não citados e necessários à execução das obras e serviços, bem como a elaboração dos levantamentos "as built" de todos os projetos e ou detalhes após execução de todas as obras e serviços.
1.3.1.2 - Instalação do canteiro de obras.
1.3.1.3 - Execução das obras e serviços e pagamentos das taxas necessárias às interligações com as redes públicas, caso necessárias.
1.3.1.4 - Anotação e pagamento das ART's necessárias.
1.3.1.5 - Execução dos remanejamentos, refazimentos, demolições de obras e ou serviços e instalações diversas, por ventura existentes na área destinada a execução das obras e dos serviços, bem como retiradas de árvores, limpeza do terreno, etc.
1.3.1.6 - Execução dos serviços topográficos necessários à implantação e acompanhamento das obras e serviços.
1.3.1.7 - Execução de todas as estruturas metálicas e em concreto armado do edifício e circulações verticais, rampas, escadas, etc.
1.3.1.8 - Execução de todo o sistema de cobertura completo e acabado incluindo-se estruturas metálicas, entelhamentos e demais fechamentos com telas fechamentos laterais, lanternins, esquadrias de lanternins e demais complementos.
1.3.1.9 - Execução de todas as alvenarias, internas e externas e demais vedações, do edifício e demais partes projetadas como circulações verticais, etc.
1.3.1.10 - Execução completa de todas as instalações: hidráulicas e sanitárias, de prevenção e combate à incêndios, pluviais, elétricas, telefonia, lógica, e similares, etc, SPDA.
1.3.1.11 - Fornecimento e instalação de ventiladores de teto nas salas de aula constantes do projeto elétrico fornecido.
1.3.1.12 - Execução de todas as impermeabilizações, calafetações, tratamentos de fissuras.
1.3.1.13 - Execução de todos os contra-pisos, pisos, rodapés, soleiras, peitoris.
1.3.1.14 - Execução de todos os revestimentos internos e externos e demais tratamentos.
1.3.1.15 - Execução de todas as esquadrias e similares metálicos( guarda corpos, corrimãos, suportes, escadas de marinheiro, passarelas metálicas, etc.), internas e externas, esquadrias de madeira e outros similares em madeira (quadros negros e quadros brancos, quadros de avisos, quadro de chaves, réguas na alvenaria, etc.) bem como suas ferragens.
1.3.1.16 - Execução das juntas de dilatação e dos seus respectivos tratamentos.
1.3.1.17 - Fornecimento e colocação de todos os vidros e espelhos.
1.3.1.18 - Execução de todas as pinturas internas e externas, e demais tratamentos especificados neste item.
1.3.1.19 - Execução das obras e dos serviços necessários às alimentações, despejos, etc., das instalações.

.

1.3.1.20 - Execução de todos ensaios e testes solicitados pela Fiscalização.


1.3.1.21 - Fornecimento e colocação de pára-raios e execução das instalações de SPCDA, conforme projeto e ou recomendações do Corpo de Bombeiros e CEMIG.
1.3.1.22 - Instalação de telas de projeção sobre os quadros negros das salas de aula.
1.3.1.23 - Instalação dos forros dos tipos e nos locais especificados.
1.3.1.24 – Fornecimento e Instalação dos brises dos tipos detalhados no projeto de arquitetura e nos locais especificados, conforme padrão existente.
1.3.1.25 - Execução dos serviços diversos (itens não citados acima) e outros serviços citados neste memorial e demais serviços não citados explicitamente, mas tecnicamente necessários à entrega desta etapa da obra, de seus complementos, de seus acessos, interligações e entornos, acabados e em perfeitas condições de utilização e funcionamento nos termos deste memorial, e objeto acima definido.
1.3.1.26 - Execução da limpeza geral da obra, de seus complementos, de seus acessos, interligações e entornos, e demais partes afetadas com a execução das obras e dos serviços e tratamento final das partes executadas.

2 - EXECUÇÃO E CONTROLE.
2.1 - Responsabilidades.
Fica reservado a Universidade Federal de Uberlândia, neste ato representada pela Diretoria de Obras ou suas sucessoras, o direito e a autoridade, para resolver todo e qualquer caso singular e porventura omisso neste memorial, nos projetos fornecidos e nos demais documentos técnicos, e que não seja definido em outros documentos técnicos ou contratuais, como o próprio contrato ou os projetos ou outros elementos fornecidos.
Na existência de serviços não descritos, a CONTRATADA somente poderá executá-los após aprovação da FISCALIZAÇÃO. A omissão de qualquer procedimento técnico, ou normas neste ou nos demais memoriais, nos projetos, ou em outros documentos contratuais, não exime a CONTRATADA da obrigatoriedade da utilização das melhores técnicas preconizadas para os trabalhos, respeitando os objetivos básicos de funcionalidade e adequação dos resultados, bem como todas as normas da ABNT vigentes, e demais pertinentes.
Não se poderá alegar, em hipótese alguma, como justificativa ou defesa, pela CONTRATADA, desconhecimento, incompreensão, dúvidas ou esquecimento das cláusulas e condições, do contrato, do edital, dos projetos, das especificações técnicas, dos memoriais, bem como de tudo o que estiver contido nas normas, especificações e métodos da ABNT, e outras normas pertinentes. A existência e a atuação da FISCALIZAÇÃO em nada diminuirá a responsabilidade única, integral e exclusiva da CONTRATADA no que concerne às obras e serviços e suas implicações próximas ou remotas, sempre de conformidade com o contrato, o Código Civil e demais leis ou regulamentos vigentes e pertinentes, no Município, Estado e na União.
É da máxima importância, que o Engenheiro Residente e ou R.T. promovam um trabalho de equipe com os diferentes profissionais e fornecedores especializados, e demais envolvidos na obra, durante todas as fases de organização e construção, bem como com o pessoal de equipamento e instalação, e com usuários das obras. A coordenação deverá ser precisa, enfatizando-se a importância do planejamento e da previsão. Não serão toleradas soluções parciais ou improvisadas, ou que não atendam à melhor técnica preconizada para os serviços objeto da licitação.
Deverão ser fornecidas aos sub-empreiteiros as cópias das partes dos memoriais, projetos, editais e contratos referentes às suas obras e serviços específicos e suas implicações.
Caso haja discrepâncias, as condições especiais do contrato, especificações técnicas gerais e memoriais predominam sobre os projetos, bem como os projetos específicos de cada área predominam sobre os gerais das outras áreas, os detalhes específicos predominam sobre os gerais e as cotas deverão predominar sobre as escalas, devendo o fato, de qualquer forma, ser comunicado com a devida antecedência à FISCALIZAÇÃO, para as providências e compatibilizações necessárias.

OBS:

1) NO CASO DE DISCREPÂNCIAS OU FALTA DE ESPECIFICAÇÕES DE MARCAS E MODELOS DE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS, SERVIÇOS, ACABAMENTOS, ETC, DEVERÁ SEMPRE SER OBSERVADO QUE ESTES ITENS DEVERÃO SER DE QUALIDADE EXTRA, DEFINIDO NO ITEM MATERIAIS/EQUIPAMENTOS, E QUE AS ESCOLHAS DEVERÃO SER SEMPRE APROVADAS ANTECIPADAMENTE PELA FISCALIZAÇÃO.
2) MARCAS E OU MODELOS NÃO CONTEMPLADOS NESTE MEMORIAL, PODERÃO ESTAR DEFINIDAS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA OU ESPECÍFICOS, SEMPRE PREVALECENDO A APROVAÇÃO ANTECIPADA DA FISCALIZAÇÃO PARA SUA UTILIZAÇÃO.
As cotas e dimensões sempre deverão se conferidas "In loco", antes da execução de qualquer serviço.
As especificações, os desenhos dos projetos e os memoriais descritivos destinam-se a descrição e a execução das obras e serviços completamente acabados nos termos deste memorial e objeto da contratação desta etapa, e com todos elementos em perfeito funcionamento, de primeira qualidade e bom acabamento. Portanto, estes elementos devem ser considerados complementares entre si, e o que constar de um dos documentos é tão obrigatório como se constasse em todos os demais.
A CONTRATADA aceita e concorda que as obras e os serviços objeto dos documentos contratuais, deverão ser complementados em todos os detalhes ainda que cada item necessariamente envolvido não seja especificamente mencionado.
O profissional residente deverá efetuar todas as correções, interpretações e compatibilizações que forem julgadas necessárias, para o término das obras e dos serviços de maneira satisfatória, sempre em conjunto com a FISCALIZAÇÃO e os autores dos projetos.
Todos os adornos, melhoramentos, etc., indicados nos desenhos ou nos detalhes, ou parcialmente desenhados, para qualquer área ou local em particular, deverão ser considerados para áreas ou locais semelhantes a não ser que haja clara indicação ou anotação em contrário.
Igualmente, se com relação a quaisquer outras partes das obras e dos serviços apenas uma parte estiver desenhada, todo o serviço deverá estar de acordo com a parte assim detalhada e assim deverá ser considerado para continuar através de todas as áreas ou locais semelhantes, a menos que indicado ou anotado diferentemente.
O projeto básico compõe-se basicamente do conjunto de desenhos arquitetônico, elétrico, telefonia, lógica e SPDA e estrutura metálica fornecidos e outros projetos e ou detalhes a serem elaborados pela CONTRATADA, das especificações técnicas neles contidas, e dos memoriais descritivos, referentes a cada uma das áreas componentes da obra geral, e deste memorial descritivo geral.
A CONTRATADA deverá manter contato com as repartições competentes, caso necessário, a fim de obter as necessárias aprovações das obras e dos serviços a serem executados, bem como fazer os pedidos de ligações e inspeções pertinentes e providenciar todos os materiais e serviços necessários a estas ligações às suas expensas.
A CONTRATADA deverá obrigatoriamente visitar o local das obras e serviços e inspecionar as condições gerais do edifício existente, as condições gerais dos acessos, as diversas instalações, caixas existentes, árvores, as obras e os serviços existentes e a executar, as alimentações e despejos das instalações, passagens, derivações, interligações, bem como verificar as cotas e demais dimensões do projeto, comparando-as com as medidas "In Loco", pois deverá constar da proposta todos os itens que não constam dos dados ou da planilha estimativa fornecida, e mais as complementações e ou alterações da estrutura, os reforços, as reconstituições, os enchimentos, os revestimentos e regularizações com espessura excessiva (além das citadas nos itens a seguir), os reparos, os estuques, os tratamentos no concreto, as infra estruturas necessárias a montagem de equipamentos específicos, como quadros elétricos, cabeações, caixa de incêndio, etc., bem como todas as outras demolições, construções e adaptações necessárias à conclusão das obras e dos serviços, não cabendo pois após assinatura do contrato nenhum termo aditivo visando acrescentar tais itens.
Qualquer tipo de complementação da estrutura e ou alteração, enchimento, regularização ou revestimento excessivo deverá ser previamente apresentado à FISCALIZAÇÃO e ao engenheiro calculista, para que seja verificado o acréscimo de peso à estrutura, os alinhamentos, níveis, prumos, etc.
Quaisquer divergências e dúvidas serão resolvidas antes do inicio das obras e serviços.
2.2 - Acompanhamento.
As obras e serviços serão fiscalizados por pessoal credenciado e designado pela Universidade Federal de Uberlândia, através da Diretoria de Obras ou sucessoras, o qual será doravante, aqui designado FISCALIZAÇÃO.
A obra será conduzida por pessoal pertencente à CONTRATADA, competente e capaz de proporcionar serviços tecnicamente bem feitos e de acabamento esmerado, em número compatível com o ritmo da obra, para que o cronograma físico e financeiro proposto seja cumprido à risca.
A supervisão dos trabalhos, tanto da FISCALIZAÇÃO como da CONTRATADA, deverá estar sempre à cargo de profissionais, devidamente habilitados e registrados no CREA, com visto no Estado de Minas Gerais, quando for o caso, e que no caso da CONTRATADA deverá ser o ou os responsáveis técnicos, cujos currículos serão apresentados no ato da licitação, e no caso da FISCALIZAÇÃO serão indicados pela Diretoria de Obras, e oficializado através de Portaria do Reitor.
Caso haja necessidade de substituição de algum profissional residente ou RT da CONTRATADA, deverá ser comunicado previamente a DIROB, cujo curriculum também deverá ser apresentado para fins de aprovação, e que também deverá ter visto no CREA-MG.

  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal