Materiais metálicos



Baixar 5,73 Mb.
Página1/4
Encontro14.12.2018
Tamanho5,73 Mb.
  1   2   3   4

Processos de Fabrico

2 Oxi-corte

O processo de oxi-corte, de grande aplicação industrial, constitui etapa fundamental no corte de chapas e perfis metálicos, e na preparação de chanfros para juntas de solda. O oxi-corte é uma operação onde um metal (liga de ferro) é aquecido à temperatura de ignição ou queima (abaixo do ponto de fusão) por uma chama oxi-combustível (chama de pré-aquecimento). A seguir, o metal é rapidamente oxidado por um jacto de oxigénio (oxigénio de corte). O óxido formado, como também uma pequena região circunvizinha não oxidada, funde e flúi, sendo expelida pela acção do jacto de oxigénio, expondo a este jacto mais metal, para continuidade da reacção. A operação prossegue auto-sustentada, pois a reacção química entre o ferro e o oxigénio se dá com forte desprendimento de calor (reacção exotérmica). O calor libertado mantém a condição necessária para a combustão, ajudado por uma menor parcela de calor proveniente da chama de pré-aquecimento. Se combinarmos um movimento no sentido desejado, manteremos a reacção e, por conseguinte, teremos a abertura de um sulco no material, denominado corte ou sangria.

Neste processo um gás combustível qualquer é usado, acetileno, hidrogénio, propano.

Todo o maçarico de corte requer de duas canalizações: um para o gás da chama ou gás de aquecimento (acetileno, GLP ou outro) e um para o gás de corte (oxigénio). O maçarico do oxi-corte aquece a superfície superior do aço com seu combustível da chama, e à abertura da válvula do oxigénio causa uma reacção química de oxidação com o ferro da zona afectada, e o transforma no óxido férrico (Fe2O3), que derrete a uma temperatura da fusão inferior ao do aço carbono. Por se tratar de uma reacção química de oxidação, o oxi-corte não corta aço inox por ser um aço com características anti-oxidação. O aço inox é cortado por outros processos de corte como: corte por plasma, corte por jacto de água, corte mecânico por atrito e abrasão.



O processo de oxi-corte pode ser manual com o bico do maçarico fazendo 90º com o seu comprimento, ou mecanizado com o 180º entre bico e comprimento. O maçarico mecanizado também é conhecido vulgarmente no sector industrial como "tocha", onde uma máquina CNC de corte de chapas pode ter múltiplas tochas para cortar a mesma peça ao mesmo tempo aumentando a produtividade, diminuindo o tempo de execução, e minimizando os erros humanos de coordenação (ao substituir o maçarico manual pelo mecanizado).
Pré-requisitos fundamentais para que o oxi-corte possa ser executado



Corte manual corte duplo à máquina corte múltiplo à máquina







  1   2   3   4


©livred.info 2019
enviar mensagem

    Página principal