Mariza Feira de Castro soluçÕes mariza marisa dos Reis Nunes



Baixar 44,93 Kb.
Encontro15.12.2017
Tamanho44,93 Kb.

Mariza - Feira de Castro

SOLUÇÕES
MARIZA
Marisa dos Reis Nunes (Moçambique, 16 de dezembro de 1973) é o nome de nascimento da fadista portuguesa Mariza.

Até se assumir como fadista cantou diversos géneros musicais como, pop, gospel, soul, jazz e ainda música ligeira, acompanhando o artista/cantor Luís Filipe Reis. Na época, não caía bem entre os amigos dizer que um dos seus hobbies era cantar fado. Formou com alguns amigos uma banda de covers de nome Vinyl, e costumavam cantar no bar Xafarix, em Lisboa. Mais tarde formou os Funkytown.

Foi numa das mais típicas casas de fados de Lisboa, o Sr. Vinho, propriedade de Maria da Fé e de José Luís Gordo, situada na Lapa, que Mariza começou a cantar mais profissionalmente.

2001 foi o ano em que Mariza editou o seu primeiro álbum, Fado em Mim, primeiro em Portugal e depois em 32 países.

O CD vendeu muito bem em Portugal, liderando os tops portugueses, tal como todos os restantes álbuns da fadista viriam a liderar (tendo em 2007 conseguido a proeza de ter 3 álbuns seus simultaneamente no top dos 15 mais vendidos de Portugal). Nos Países Baixos também obteve sucesso comercial, assim como no Reino Unido e na Finlândia. Nos EUA o álbum chegou a atingir o sexto lugar dos mais vendidos na área de world music.

Um ano depois de Fado em Mim edita Fado Curvo, que repete o sucesso do anterior obtendo a quadrupla platina novamente.

Disco que mistura um pouco de diversos estilos e que abriga uma visão mais madura do fado e uma tentativa de exploração e inovação da parte dos produtores, letristas e da própria intérprete, Fado Curvo é considerado o «CD da semana» pela BBC Radio, em 2003. Também em 2003 recebe um dos mais prestigiados e importantes prémios da sua carreira: uma nomeação da BBC Radio 3, na categoria de Melhor Artista da Europa de World Music.

Um dia antes de receber o galardão da BBC Radio das mãos de Michael Nyman, Mariza deu um concerto em Londres, que registou um dos momentos altos da sua carreira e do qual saiu o DVD Mariza Live in London.

Mariza envia em 2004 um convite a Jacques Morelenbaum, conceituado produtor brasileiro, que há mais década trabalha com Caetano Veloso na produção dos seus discos, incluindo Fina Estampa, para trabalhar no seu novo disco. O convite foi aceite e resultou no disco Transparente, um disco que homenageia a sua avó africana, e que mistura novas sonoridades ao fado, entre uma busca pelas raízes moçambicanas de Mariza, uma sonoridade jazzística nova-iorquina, uma exploração dos cantares do Minho e do Nordeste brasileiro e uma interpelação da música clássica, que marcou o fado contemporâneo.

Em 2006, durante duas noites seguidas, a Ópera de Sydney encontra-se lotada para assistir ao concerto de Mariza. A sua primeira vez neste palco mundialmente célebre, reúne também a nomeação para um prémio, os Helpmann Awards, na categoria de Best International Contemporary Concert, na Austrália.

Esta digressão foi acompanhada pelo próprio Jacques Morelenbaum na condução da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, e com vários convidados especiais como Carlos do Carmo, Rui Veloso ou Tito Paris. Em janeiro começa a rodagem do filme de Carlos Saura, Fados, no qual, Mariza é a protagonista.



Terra é o quarto disco de originais de Mariza, apresentado oficialmente a 16 de junho de 2008, com a produção de Javier Limón.

Em 2010 lança "Fado Tradicional", quinto álbum da fadista portuguesa.

Mariza é hoje, indubitavelmente, a fadista mais reconhecida do fado contemporâneo, e reúne pelo menos três das características que Amália Rodrigues teve, e que muito impulsionaram o seu sucesso: ser proveniente de um bairro típico de Lisboa, ter uma excelente voz e a dramatização das suas interpretações. E Mariza conheceu a música de Amália já relativamente tarde, já que o pai só tinha o hábito de ouvir fadistas masculinos em casa. Acusada de explorar negativamente o repertório mais célebre de Amália, é inquestionável que Mariza revitalizou essas canções, colocando de novo o fado na ribalta, algo que não se via ainda na década de noventa. Para além disso, colocou o fado no topo da world music, levando-o aos mais ilustres palcos, como a Sala Kongresowa, em Varsóvia, a Ópera de Sydney e o Carnegie Hall, e colocando-o no top nacional de vendas da Finlândia e Holanda, algo impensável até à altura.

Mariza faz, cada vez mais, um fado muito autêntico e muito próprio, sendo considerada o expoente do fado experimental. Representa, além de tudo, um virar de página no Fado.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Mariza
Depois de ler o texto com atenção, encontre nele, sinónimos das palavras a seguir:


arrogar-se: assumir

comandar: liderar

alcançar: atingir

encerra: abriga

assinalou: registou

solicitação: convite

viagem: digressão

declarada: reconhecida

originário: proveniente



conjunto (de...): repertório

revigorou: revitalizou

cume: topo

teatros: palcos


Depois de ler o texto com atenção, encontre nele, antónimos das palavras a seguir:

canalha: conceituado

desconhecidos: prestigiados

vazia: lotada

fictício: autêntico

alheio: próprio,

figura: expoente


Na letra da Feira de Castro aparecem alguns diminutivos e aumentativos. Encontre-os e diga se cada um de eles tem um valor positivo ou depreciativo, segundo sua opinião:

Diminutivos Aumentativos

Bailarico (positivo) bailação (depreciativo)

bejeca (positivo) manganão (depreciativo)

A seguir propomos-lhe uma série de palavras estrangeiras de diversa origem, com o intuito de que encontre o seu par em português:


Menu Ementa

Fauteil Poltrona

Nuance Matiz

Hall Vestíbulo

Tournée Digressão

Chance Oportunidade

Snob Presunçoso

Site Sítio

Deck Coberta (de barco)

Meeting Reunião

Stock Depósito

Gaffe Deslize

Slide Diapositivo

Workshop Oficina

Abat-jour Quebra-luz (abajur)



O COMPOSITOR

Rui Veloso - Biografia
Data e lugar de nascimento: Rui Veloso nasceu em Lisboa em 1957, mas foi viver com três meses para o Porto.

Como se chama e quando forma sua 1ª banda: Em 1976 (com 19 anos) conhece Carlos Tê e forma um grupo de Blues chamado Magara Blues Band (com Mano Zé e Manfred Minneman).

Data e nome do seu disco de estreia: Em Julho de 1980 é editado o disco "Ar de Rock

Porque é conhecido como o pai do rock português? A edição deste disco levou ao aparecimento de uma grande quantidade de bandas de Rock a cantar em português, a maioria de qualidade mais do que duvidosa (e do qual só conseguiram sobreviver os GNR, os UHF e os Xutos e Pontapés), no que ficou conhecido como o Boom do Rock Português e Rui Veloso como o pai.

Em 1982 a Banda Sonora sofre mudanças. Quais? Cria uma nova Banda Sonora (com Mano Zé e António Pinho Vargas, este último vindo da formação dos Arte & Ofício)

Qual é o tema mais divulgado do seu 3º álbum? O hino antimilitarista "Máquina Zero".
Com quem compõe o disco Mingos & os Samurais? Com Carlos Tê.

Que anos e onde toca com B.B. King? Em 1990 Rui Veloso toca ao vivo com B.B. King! Os concertos esgotam: dias 16 e 17 de Março no Casino do Estoril e dias 18 e 19 de Março no Coliseu do Porto. Em 1996 Rui Veloso repete, no mês de Março, o encontro com B.B. King no palco dos Coliseus dos Recreios, em Lisboa.

Com Carlos Tê escreve uma canção para um filme. Qual é o nome e a data? Em 1999 compõe o tema "Não me mintas", com letra de Carlos Tê, para o filme "Jaime" de António Pedro Vasconcelos.

Quando comemora os 20 anos de carreira? “O Melhor de Rui Veloso – 20 anos depois”, editado a 7 de Dezembro de 2000, reúne num só disco a coleção impressionante de canções que Rui Veloso e Carlos Tê desenharam ao longo de 20 anos, entre as quais os temas “Um Café e um Bagaço” e “Maubere” que se encontravam apenas editados em single.

Comemora os 25 anos de carreira que ano e com que galardões? Em 2005 Rui Veloso comemora 25 anos de carreira. Os números são impressionantes: 25 discos de platina, mais de 1 milhão de discos vendidos.

Pode citar alguns artistas internacionais com quem colaborou nos últimos tempos? Gilberto Gil, Zé Ricardo, Vanessa da Mata, Luz Casal...



Languages & Integration through Singing; http://www.languagesbysongs.eu




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal