Maria estela guedes



Baixar 43,31 Kb.
Encontro18.08.2017
Tamanho43,31 Kb.

MARIA ESTELA GUEDES

Relatório de actividades em 2008

CICTSUL


Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa

Em 2008 tiveram sequência atividades regulares da signatária, abrangendo coletivos de pessoas, como a organização do Colóquio Internacional “Discursos e Práticas Alquímicas”, a direção e edição do TriploV, em www.triplov.com, e a direção de duas coleções na Apenas Livros Lda., Naturarte e Lápis de Carvão.



A - ACTIVIDADES COLETIVAS
1. VIII Colóquio Internacional “Discursos e Práticas Alquímicas”.

Teve lugar a 20-22 de Junho, no Palácio Nacional de Mafra. Organizado em colaboração com o Instituto S. Tomás de Aquino, a Escola Prática de Infantaria e a Academia dos Saberes Antigos.


2. Coleção “Naturarte”

Cadernos saídos em 2008:

Nº 9 - Maria Estela Guedes, "A Poesia na óptica da Óptica".

Nº 10 - Pedro Proença, "O riso púrpura do Kairos"

Nº 11 – “Cherchez la Femme”, com textos de:

- Andrés Galera (CSIC/Madrid) – "Cherchez la femme" ; Ana Luísa Janeira - "Mutações dos saberes e das ciências no feminino" ; Armando dos Santos Ribeiro – “A mulher na televisão” ; Pedro Andrade - "A Web 2.0 e o género: análise de web pages sobre a mulher".


Nº 12 – “Desigualdade no feminino”, com textos de:

- Juanma Sánchez Arteaga - "La desigualdad de las desigualdades: ideología y ciencia en Mlle Clémence Royer (1830-1902)" ; José Augusto Mourão, "A desmaterialização do corpo na concepção pós-moderna da hipernarrativa"; Gledson Sousa – “Presença do feminino nos textos de viajantes – Caminha, Vespúcio e Carvajal" .


3. Coleção “Lápis de Carvão”
Em 2008 sairam os cadernos:

Nº 10 – “Alquimias no feminino”, com textos de:

- Maria Leonor Telles - "A influência de Madame Blavatsky em alguns autores de língua inglesa"; Dival Costa - "A Situação da Mulher na Maçonaria"; José Medeiros – "A Grande Mãe e a via lunar" ; António de Macedo - "Iniciação Feminina: Astrológica, Mágica, Alquímico-Hermética ou Cabalística?"
Nº 11 – “Messianismo e transmutação”, com textos de:

- Jérôme Rousse-Lacordaire - Histoires et Messianisme chez Raymond Abellio: la transmutation du huitième jour; - Cultualidade, Cultualização e Cultualismo - Pedro Andrade; A religião que anda no ar, ou a dor do diálogo - José Augusto Mourão ; A tradição alquímica na América e em contos paradigmáticos de Edgar Allen Poe - Maria Salomé Machado


Nº 12 – “A palavra é de ouro”, com os textos:

- A anatomia do ouro: o ouro potável dos iatroquímicos - A.M. Amorim da Costa ; Simbolismo da Pedra: correspondências maçónico-alquímicas - Carlos Dugos ; Magia Áurea: a questa do Eneagrama Sagrado - António de Macedo ; Cartas de Rosa de Carvalho: há uma Ciência Maçónica? - Estela Guedes


Nº 13 - Claudio Willer - Fernando Pessoa e o Gnosticismo; as quedas de Deus e o mundo ilusório.


4. Edições no TriploV (http://www.triplov.com)
O TriploV mantém protocolo de cooperação com outras revistas eletrónicas, em especial a Agulha – Revista de Cultura, em:
http://www.jornaldepoesia.jor.br/agportal.htm, dirigida pelos escritores Claudio Willer e Floriano Martins.

No Triplov editamos autores de várias nacionalidades e de vários quadrantes (artistas, cientistas, filósofos, teólogos, escritores), maioritariamente brasileiros, portugueses, e falantes de castelhano na América do Sul. O volume de textos e imagens que entram anualmente é muito grande, sendo pouco praticável o seu levantamento. A evolução do site é mensurável através dos programas de estatística, do número de links que outros estabelecem connosco, e de fatores como a migração de textos, a que dedicamos o ponto final.

Qualquer observador externo tem acesso ao lugar que o TriploV ocupa no ranking mundial, consultando programas como o Alexa, e comparando-o com o lugar de instituições científicas, privadas e estatais, caso de bibliotecas nacionais, em Portugal e no estrangeiro.
5. Passeios

Em colaboração com a Associação Juvenil e a Paróquia de Britiande, organizaram-se três passeios, precedidos de conferência destinada a conjugar o conhecimento com a diversão. O objetivo foi o de divulgar o património cultural e histórico da região de Lamego. Ocuparam três fins de semana e realizaram-se na perspetiva das três religiões dominantes na Península Ibérica no curso da sua história: Passeio judeu, Passeio das mouras e Passeio cristão.

A informação sobre estes tópicos, com a divulgação correspondente, está em linha no TriploV.
B – PARTICIPAÇÕES INDIVIDUAIS

GUEDES, Maria Estela (2008) - A poesia na Óptica da Óptica. Lisboa, Apenas Livros Lda, Col. Naturarte, nº 9. 50 págs.

GUEDES, Maria Estela (2008) – “Palestra sobre Judeus no salão paroquial de Britiande”. A propósito do Passeio judeu, co-organizado na região do nordeste transmontano em cooperação do CICTSUL com a Paróquia e a Associação Juvenil de Britiande. O Bretenando, Março de 2008.

GUEDES, Maria Estela (2008) - A Boba. Teatro Experimental de Cascais/ Teatro Mirita Casimiro. Encenação de Carlos Avilez, com interpretação de Maria Vieira. Estoril, Março-Abril.

GUEDES, Maria Estela (2008) - Erro e verdade n' A Boba. Programa da peça. Teatro Experimental de Cascais/ Teatro Mirita Casimiro.

GUEDES, Maria Estela (2008) - Da visibilidade e invisibilidade das mulheres. Palestra na Escola Secundária Francisco de Holanda, Guimarães, 10 de Março de 2008.

GUEDES, Maria Estela (2008) - Herberto Helder, poeta de lo vivo. Agulha - revista de cultura, nº 62. Fortaleza, São Paulo - Março/Abril de 2008. In: http://www.revista.agulha.nom.br . Ensaio traduzido para o espanhol por Gladys Mendía. Em linha também no TriploV.

GUEDES, Maria Estela (2008) - Democratização por palavras. Comunicação à III Bienal de Poesia de Silves, 25-27 de Abril de 2008. Biblioteca Pública de Silves.

GUEDES, Maria Estela (2008) - A coroa, O mar, As setas, O Desejado, Cupido. In: "Poem'arte - nas margens da poesia" (colectiva). III Bienal de Poesia de Silves, 2008, Câmara Municipal de Silves, pp. 127-132. Inclui CDRom homónimo, com poemas ditos pelos elementos do grupo Experiment'arte.

GUEDES, Maria Estela (2008) - Geisers. In: O reverso do olhar - Exposição Internacional de Surrealismo Actual. Catálogo.Coimbra 2008. Ed. Debout sur l'Oeuf e Câmara Municipal de Coimbra.

GUEDES, Maria Estela (2008) - On the road. Em linha em Laberinto del Torogoz, em:

http://laberintodeltorogoz.blogspot.com/2008/07/on-roadpoema-de-mara-estela-guedes.html

GUEDES, Maria Estela (2008) - Poemas viageiros. Representação em "Antología de Poesía Universal", em: http://www.artepoetica.net/

GUEDES, Maria Estela (2008) - A mulher e a ciência. Conferência proferida no Curso de Verão de Teologia. Instituto S. Tomás de Aquino, Fátima, 25-29 de Agosto de 2008.

GUEDES, Maria Estela (2008) - Passeio das mouras. O Bretenando. Nº 57, Setembro de 2008, pág. 3. Britiande (Lamego).

GUEDES, Maria Estela (2008) - Simbologia da Maçonaria Florestal num ritual da Carbonária Portuguesa. Conferência na Galeria Matos Ferreira, 10 de Outubro, Lisboa. Em linha em:

http://www.triplov.com/estela_guedes/2008/Galeria-Matos-Ferreira.htm

GUEDES, Maria Estela (2008) - Amar por ouvir contar, como Tedon e Ardinga. Em linha em: http://www.triplov.com/estela_guedes/2008/Ardinga.htm

GUEDES, Maria Estela (2008) - Hospital de Santa Maria . Projecto "Marcas da Ciência e da Técnica nas ruas de Lisboa" . Em linha em: http://www.triplov.com/estela_guedes/2008/Hospital-de-Santa-Maria/index.html

GUEDES, Maria Estela (2008) - Macroscincus coctei, segunda referência de Feijó. Em linha em:



http://www.triplov.com/estela_guedes/2008/Macroscincus-2cit/Portugues.html

GUEDES, Maria Estela (2008) - Macroscincus coctei, second record. Em linha em:



http://www.triplov.com/estela_guedes/2008/Macroscincus-2cit/English.html

GUEDES, Maria Estela (2008) - Amor inca. Em linha em:



http://www.triplov.com/estela_guedes/2008/Amor-Inca/index.htm

GUEDES, Maria Estela (2008) - Pedro Proença e a questão da identidade . Prefácio a "O riso púrpura do kairos", de Pedro Proença. Apenas Livros Editora, Lisboa, 2008

GUEDES, Maria Estela (2008) - U23D : Chuva de letras. Em linha em:

http://www.triplov.com/estela_guedes/2008/U23D.html

GUEDES, Maria Estela (2008) - Crocodilos e jacarés na região de Lamego. Passeio das mouras. Em linha em:



http://www.triplov.com/Britiande/Passeios/Paseio-das-mouras/Herpeto-de-Carquere/pages/Herpeto_01.htm

GUEDES, Maria Estela (2008) - A águia mecânica de Cruzeiro Seixas. Em linha em:



http://www.triplov.com/surreal/Cruzeiro-Seixas/Aquila-mecanica/index.htm

GUEDES, Maria Estela (2008) - Sobre o acordo ortográfico. Em linha em:



http://www.triplov.com/historia/Debate-acordo/meg.html

GUEDES, Maria Estela (2008) - Cartas de Rosa de Carvalho: há uma Ciência Maçónica? In: A.M. Amorim da Costa, Carlos Dugos, António de Macedo & Maria Estela Guedes, "A Palavra é de Ouro". Col. Lápis de Carvão, nº 12, Lisboa, Apenas Livros Editora, 2008.

GUEDES, Maria Estela (2008) - Jardinar com Francis Bacon. In: "Jardins do Mundo - Discursos e Práticas". Coord. de José Eduardo Franco e Ana Cristina da Costa Gomes, Lisboa, Gradiva, 2008. Pp.: 163-168.

GUEDES, Maria Estela (2008) - Júlio Conrado em quatro estações. In: "De Tempos a Tempos". Júlio Conrado. Antologia Crítica. Antologia Pessoal. Co-autoria com Júlio Conrado, Annabela Rita (org.) e outros. Lisboa, Roma Editora, 2008, pp.61-73.

GUEDES, Maria Estela (2008) - Apocalipse de Domingos Vandelli. In: "Gabinete Transnatural de Domingos Vandelli".s/l [Coimbra ] Artez. 2008. Org. de Paulo Bernaschina, p. 135-144. Teatro. Catálogo da exposição homónima no Museu Nacional de História Natural. Rio de Janeiro. Outubro de 2008-Janeiro de 2009.

GUEDES, Maria Estela (2008) - Participação da Antropologia na obra de Herberto Helder. Comunicação apresentada ao SeminárioAntropologia Biológica e a Interacção com outras Áreas da Antropologia". FCUL. Sociedade de Geografia de Lisboa. 12 de Dezembro de 2008

GUEDES, Maria Estela & Eduardo-Proença Mamede - A casa de Domingos Vandelli em Coimbra. Em linha:



http://www.triplov.com/viagens/Coimbra/Casa-de-Vandelli/index.htm
C – MIGRAÇÃO DE TEXTOS
Os textos postos em linha migram facilmente para outros sites, com ou sem conhecimento dos autores. O projeto Internet Archive, com a Wayback Machine, absorve periodicamente todo o conteúdo de textos de certos sites. No caso do TriploV, armazena-o em:

http://web.archive.org/web/*/http://www.triplov.com
Por se tratar de projeto igualmente idóneo, com objetivos científicos, menciona-se ainda o site “Monografias” (espanhol e brasileiro), em http://www.monografias.com/ , que solicitou ao TriploV textos de autores vários. Da signatária, foram solicitados e postos em linha em 2008 os seguintes:
- A ciência e a verdade: elogio da mentira.
- Coleccionar com F. Frade. Especialmente na Guiné-Bissau
- S. Frei Gil, um santo carbonário
- O Gaio Método. Co-autoria com Nuno Marques Peiriço.
- Richard Khaitzine e as palavras veladas
- Magia e rito florestal em Herberto Helder
- Deus não é descartável
- Arte com ciência no ciberespaço
- O duplo no texto do naturalista
- Do Dodó à Fénix. Em co-autoria com Nuno Marques Peiriço.
- As espécies Bayoni sob o signo da prisão
- Feijó. Naturalista brasileiro em Cabo Verde no século XVIII. Em co-autoria com Luís Arruda.
- António Faria & Norton de Matos.
- Numerologia n' As minas de Salomão
- O naturalista como criador: o enigma da mensagem na garrafa
- Naturalismo & Maçonaria Florestal
- Rotas do paludismo. Os naturalistas e a introdução de espécies
- A. Ramos Rosa: Obra ao Verde
Maria Estela Guedes / Britiande, 7 de Maio de 2009






©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal