Manuel Marques de Souza



Baixar 6,26 Kb.
Encontro18.08.2017
Tamanho6,26 Kb.

Manuel Marques de Souza

O barão visconde com grandeza e conde de PORTO ALEGRE foi Manuel Marques de Souza, que nasceu no RS em 13 de Junho de 1804 e faleceu no RJ em 18 de Julho de 1875,sendo seu corpo transladado para a cidade de Porto Alegre, onde erigiram em sua honra uma estátua. Era filho do brigadeiro Manuel Marques de Souza, e neto do Tenente-General Manuel Marques de Souza. Casou com Bernardina Soares de Paiva. Fez brilhantíssima carreira militar combatendo ao lado de seu pai na Guerra Cisplatina. Fez a Campanha contra Rosas, comandou o Exército Brasileiro na famosa batalha de Monte-Caseros em 1852 e na guerra do Paraguai foi o vencedor de Curuzú, Tuyuty (1867) e Uruguayana, onde também comandava o Exército que obrigou as forças paraguaias a renderem-se. Foi um valente e uma das glórias do nosso Exército. Foi General, Ministro da Guerra no 17º Gabinete de 24 de Maio de 1862 e deputado pela Província do Rio Grande do Sul, nas 10ª,11ª e 15ª legislaturas. Era Grã-Cruz da Imperial Ordem de Cristo, Dignitário da Imperial Ordem do Cruzeiro, Cavaleiro Imperial da Ordem de S. Bento de Aviz e tinha as medalhas da Campanha Cisplatina de 1811 e a de 1815, a de Monte-Caseros, a de Uruguayana, a de Mérito e Bravura militar e a Geral da Campanha do Paraguai.

BRASÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro, as armas dos Souzas do Prado e Souzas Chichorros que são esquarteladas: no primeiro as quinas de Portugal sem a orla dos castelos, no segundo, de prata, um leão de góles rompente, e assim os seus alternos; no segundo quartel, as armas dos Leitões: de prata, três faxas de góles; no terceiro quartel, as armas dos Azevedos, que são esquarteladas: no primeiro, de ouro, uma águia negra estendida; no segundo, do azul, cinco estrelas de prata em santor e bordadura vermelha carregada com oito aspas de ouro e assim os alternos; no quarto quartel, partido em pala: na primeira em campo de ouro, quatro, palas de góles; na segunda que é esquartelada, de prata: no primeiro e quarto um leão de púrpura rompente, no segundo e terceiro, três faxas de góles; sobre tudo, um escudo de azul com um castelo de prata entre duas chaves do mesmo.

Colaboradores

Adendas e correções

Paulo Costa Campos - Conforme o AGB... o Conde com grandeza de PORTO ALEGRE,foi Manoel Marues de Souza, nascido no RS em 13 de Junho de 1804 e falecido no RJ em 18 de Julho de 1875, era general,deputado e ministro de Estado.Filho legitimado do Brigadeiro Manoel Marques de Souza,nascido em 27 de Fevereiro de 1743 e falecido em 22 de Abril de 1822.O conde casou-se duas vezes: - a primeira vez com Maria Balbina da Gama Lobo,falecida de parto (1822 - 11 de Junho de 181) filha única do barão de Saican.

Alceu Annes - Envio da imagem do Conde de Porto Alegre

Visconde sem grandeza,por decreto de 28 de Agosto de 1866, conforme retificação ao ANB no "Titulares do Império" por Carlos G. Rheingantz, RJ 1960, páginas 112 a 121.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal