Loja maçÔnica fidelidade mineira



Baixar 61,43 Kb.
Encontro26.05.2017
Tamanho61,43 Kb.

LOJA MAÇÔNICA FIDELIDADE MINEIRA

(Jurisdicionada ao GOMG/COMAB)
REAA- Sessões 3ªs. feiras às 19:30 h

Av. Barão do Rio Branco, 1962 - Telefax (32)3215-1072 - Caixa Postal 29

CEP 36.001-970 - JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS


_____________________________________________________________________
TRANSCRIÇÃO DO DISCURSO DE PRÓPRIO PUNHO, DO IR.: JOAQUIM SALDANHA MARINHO, PROFERIDO EM 01 DE JUNHO DE 1873, QUANDO DA ENTREGA DA CARTA CONSTITUTIVA DA A.:R.:L.:S.: ‘FIDELIDADE MINEIRA’.
À GLORIA DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.

A TODOS OS MAÇONS ESPALHADOS NA SUPERFICIE DA TERRA.

SAÚDE, FORÇA E UNIÃO.

AOS DIGNOS MAÇONS QUE EDIFICARAM ESTE TEMPLO:

LIBERDADE, PERSEVERANÇA, CORAGEM.

MAIS UMA ESTRELA BRILHANTE APARECEU NO ESPAÇO.

MAIS UM NÚCLEO DE OBREIROS DO PROGRESSO E DA LIBERDADE NASCEU.

MAIS UMA ANUNCIAÇÃO DA SEMEADURA DO BEM, VEM ENGROSSAR O GRANDE CORPO, QUE NASCEU, QUE VIVE E QUE PERMANECERÁ PARA BEM DO MUNDO, PARA FELICIDADE DOS POVOS, CORRIGINDO OS VÍCIOS, ILUSTRANDO AS MASSAS E FIRMANDO A LIBERDADE DA PÁTRIA. SÃO MINEIROS DO BEM ; E REUNIDOS NA TERRA DE TIRADENTES E DE TANTOS OUTROS HERÓIS DA INDEPENDENCIA, DISTINGUIR-SE ÃO, E ACIMA DE TUDO QUE ADOTARÃO O QUE LHES CABE O DESTINO: A LIBERDADE.

CABE-ME HOJE A MAIS DISTINTA GLÓRIA. A MIM O MAIS OBSCURO OBREIRO DA ARTE REAL, COUBE A HONROSA MISSÃO DE VIR DAR A ESTE GRUPO DE DEDICADOS E BONS MAÇONS O ABRAÇO REGULAR DA ORDEM, CONFERINDO-LHES EM NOME DO GRANDE ORIENTE UNIDO DO BRASIL, INDISPENSÁVEL PARA SEUS TRABALHOS. CONFIRMO-VOS MEUS IRMÃOS, CONTRA MINHA ÍNDOLE, CONTRA MEUS PRINCÍPIOS, FOSSE EGOÍSTA HOJE. PODERIA DELEGAR AS PALAVRAS PARA ESTA CERIMONIA, MAS ATURDIDO DE PRAZER PELA BRILHANTE LUZ QUE ESTA NOVA ESTRELA EXPANDIA, NÃO QUIS DAR ESTA HONRA A NINGUÉM, VIM EU MESMO, E AQUI ESTOU, E SEM ARREPENDER-ME DE TER SIDO DESTA VEZ TÃO EGOÍSTA.

EM VOSSA PRESENÇA EU ME EMBALO, VOSSO CONTATO ME VIVIFICA, ESTOU CONTENTE COMIGO. E VÓS ME CONTENTAIS AO EXTREMO. É O GRAÕ MESTRE GRANDE COMENDADOR DA ORDEM MAÇONICA BRASILEIRA QUEM VOS DIRIGE A PALAVRA – ATENDEI-ME NÃO VOS ILUDAIS.

VOSSO NASCIMENTO MAIS NOBRE AINDA , POR TER LUGAR NO GROSSO DA PELEJA, NÃO VOS PROMETE REPOUSO. A VIDA QUE VAMOS TER É DE PROVAÇÃO. APARELHOU VOSSOS ANIMOS PARA A CAMPANHA EM QUE NOS ACHAMOS EMPENHADOS. A VITÓRIA SERÁ NOSSA, PORQUE A VIRTUDE TRIUNFARÁ SEMPRE. MAS QUANTO À VITÓRIA TODA ABNEGAÇÃO É POUCA, TODOS SACRIFÍCIOS SÃO NECESSÁRIOS. NÃO VOS ILUDAIS QUANTO A ISTO. A LUTA PROVA SER DE MORTE. FELIZES AQUELES QUE COM SANGUE PODEM FIRMAR A LEGÍTIMA LIBERDADE DO BRASIL. MALDITOS SEJAM AQUELES QUE RECUARAM DOS SEUS DEVERES. NÃO VEDES MEUS IRMÃOS, COMO SE ACHA ADORMECIDO O HORIZONTE DA PÁTRIA? NÃO REPARAIS QUE UMA CRUZADA INFERNAL SE LEVANTA PARA SUPLANTAR OS NOBRES FILHOS DA VIÚVA? NÃO COMPREENDEIS A VACILAÇÃO DO GOVERNO PROFANO, QUANDO ELE É COMPOSTO DE PEDREIROS LIVRES? NÃO ADIMIRAIS QUANDO O JESUITISMO COM TODOS OS HORRORES DA SUA MÓNITA (ADVERTÊNCIA), PROCESSA DOMÍNIO NESTA TERRA DA AMÉRICA? NÃO VOS ESPANTAIS OBSERVANDO A TRISTE SERENIDADE IMPOSTA AO PAÍS ANTE A ANOMALIA QUE O MATA?

E PASMAI, PORVENTURA QUE É A MAÇONARIA A CAUSA PRINCIPAL DE TUDO ISTO?

QUE É A EXISTENCIA DA MAÇONARIA O ALVO A QUE TUDO ISSO SE DIRIGE?

NÃO MEUS IRMÃOS.

O ALVO É OUTRO, É DE UM ALCANCE INDEFINIDO, E TÃO MOMENTOSO QUE ELE É NÃO SÓ AOS INICIADOS EM NOSSA ORDEM, COMO A TODOS OS BRASILEIROS, E QUANTOS AMAM A ESTA TERRA, DEVEM CAUTELOSOS PRECAVER-SE EM BEM DO FUTURO. A RELIGIÃO É O PRETEXTO, A LIBERDADE É A QUESTÃO. O TRONO PROCURA O ALTAR, O ALTAR PROCURA O TRONO, PORQUE ELES EM SUA PRETENSÃO , ASSOCIAM-SE CONTRA O INIMIGO COMUM E JUNTOS SE PREPARARÃO PARA GARROTEAR A LIBERDADE.

E PORQUE?

PORQUE NEM O TRONO É A DELEGAÇÃO DO POVO, NEM O ALTAR É A DELEGAÇÃO DAS CONSCIENCIAS.

A IGREJA DE PIO IX NÃO É A VERDADEIRA IGREJA DO CRUCIFICADO. OS PADRES DE ROMA VITUPERARAM TUDO. O TRONO DE SUPOSTO DIREITO DIVINO, O ALTAR DA IGREJA ROMANA, SÃO DÉSPOTAS, E OS DÉSPOTAS NÃO PODEM ENCARAR COM HONRA A LIBERDADE, CUJA LUZ BRILHANTE OS ESTONTEIA E ANIQUILA. A MAÇONARIA NO BRASIL SE REDUZIRÁ A SIMPLES MISSÃO DE CARIDADE, DE BENEFICENCIA E DE SER COMO MUITAS. A MAÇONARIA NÃO AMEAÇAVA NEM A RELIGIÃO NEM A MONARQUIA. CONSTITUIRA-SE, DEGENERANDO, EM ASSOCIAÇÃO NÃO FEMININA, AINDA AO QUE HAVIA DA MÃO DE DIREÇÃO.

DESDE A ÉPOCA DA INDEPENDENCIA, ENQUANTO ELA TEVE A MAIS BENÉFICA AÇÃO EM BEM DA LIBERDADE, DORMIU ELA ATÉ O PRESENTE, SONO PROFUNDO, DESPERTANTO APENAS ENQUANTO REPARTIA COM AS VIÚVAS UM SIMPLES ÓBULO DE CARIDADE. DE REPENTE, INESPERADAMENTE É ELA SACUDIDA POR UMA MÃO DE FERRO, QUANDO ASSIM ACORDA EM SOBRESSALTO. ATORDOADA, PROCURA DE ONDE VEM O ABALO. QUER CONHECER O INIMIGO QUE INJUSTO A FERIA. APALPANDO CAUTELOSA, O TEM QUANDO SE ACHAVA TATEANDO ÀS CEGAS EM DEMANDA AO AGRESSOR, AGARRANDO O MESMO NA ESCURIDÃO, ARRASTANDO-O À LUZ DO DIA PARA RECONHECE-LO. VIU-O, CONTEMPLOU-O, E RIU COM DESDÉM. TINHA EM SUAS MÃOS UMA TROMBETA, ARMADO DE UMA MITRA ESTRAGADA E CORROMPIDA.

QUE INIMIGO É ESSE, QUE SEM APOIO, TEM A LEGISLAÇÃO DESTA TERRA?

QUE VALE ELE SE O NOSSO DIREITO ESCRITO NÃO PROTEGE? E A MAÇONARIA, REFLETÍS. APRECIAR A SUA SITUAÇÃO PELA SIMPLES QUALIDADE DO AGRESSOR, LEVARIA APENAS A VOTAR O INSULTO AO MAIS SOLENE DESGOVERNO. MAS A QUEM PODERIA AFETAR: E A MAÇONARIA REFLETÍS MAIS SERIAMENTE.

AINDA COM A VISTA EMBAÇADA DO LONGO DORMIR EM QUE ESTIVERA, PROCUROU DESCORTINAR O HORIZONTE POLÍTICO DO IMPÉRIO, PARA GUIAR-SE PELA LEI QUE DAÍ VIESSE. E A SUA ATENÇÃO FOI PROVEITOSA. QUANDO A MAÇONARIA VIU, E O VIU CLARAMENTE. DECIFROU O ENIGMA VERGONHOSO E COMPREENDEU QUE O OBJETIVO ERA OUTRO, ONDE APENAS SERVIA DE ANTEPARO A INTENÇÕES, CONSIDERADA A GUERRA QUE SURGIA.

O QUE VIU A MAÇONARIA?

DIGAMO-LO EM FAMÍLIA, PARA QUE NÃO NOS ILUDAMOS JAMAIS.

VIU QUE SOBRE UMA CADEIRA ELEVADA POR UM TRONO, ALGUEM QUE NÃO SE SUSTENTAVA JÁ COM OS LUCROS QUE DA SUA EXIBIÇÃO CONSTITUCIONAL LHE PROVINHA, ALMEJAVA POSSUIR MAIS AINDA. PREVALECEU-SE DE JESUITAS, BISPOS, PADRES DEGENERADOS A SACRISTÃOS MISERÁVEIS, TAO VELHOS, SEM PARÓQUIAS, COLOCANDO-OS NA MESMA, E DA CADEIRA SUPREMA, LHES DAVA DIREÇOES, UNIDAS POR FIOS TÃO TÊNUES E TÃO DELGADOS, TÃO APARENTEMENTE SINGELOS, QUE ESCAPARAM ÀS VISTAS DO EXPECTADOR. E OS ESTAIS NÃO CHEGARAM A ILUDIR E CONVENCIAM AOS INCAUTOS QUE OS CONTEMPLAVAM, QUE ELES POR SI NÃO SE MOVIAM. A MAÇONARIA PROPICIA COMPREENDER ENTÃO QUE NÃO A ELA SÓ, MAS AO PAÍS INTEIRO SE PREPARAVA A MAIS TERRÍVEL DAS DECEPÇÕES. ERA A LIBERDADE O ALVO AO QUAL OS DÉSPOTAS DESPEDIAM SEUS TIROS! E DEFENDER A LIBERDADE DA NEGRA CILADA QUE LHE URDIA, ERA O DEVER DE TODOS QUANTOS ALMEJAM A FELICIDADE DA PÁTRIA. A MAÇONARIA ENTÃO LEVANTOU-SE SÓBRIA E GALHARDAMENTE, CHAMOU À LUTA OS SEUS SOLDADOS FIÉIS, EXPLICOU-LHES A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO, E REASSUMINDO SUA ANTIGA POSIÇÃO, E INDEPENDÊNCIA, ATIROU-SE AFOITA NO CAMPO ONDE A BATALHA A FERIA. ESTREMECE A TIRANIA, OS FIOS COM QUE SÃO MANEJADAS AS MANIQUIAS, ESCAPARAM DAS MÃOS DO EMPRESÁRIO. E NOVA ILUSÃO SE OPERA. APARENTA AGORA NEUTRALIDADE!

PROCUROU-SE ILUDIR COM UM CONSELHO, MAS OS CONSELHEIROS, SEM CORAGEM DE AFRONTAR A LUZ, PRONUNCIARAM-SE POR ELA. O EMPRESÁRIO, ESTREMECEU. O PERIGO ERA EMINENTE, O ABJURAR AFIGURADO A SUA APRECICAÇÃO INSONDÁVEL E ......

FOI PROJETADA A CONDENAÇÃO DOS PRÓPRIOS MANDATÁRIOS. DAÍ AS PROMESSAS QUE NAS CAMARAS TEM APARECIDO DE QUE IGUAIS MEDIDAS SERÃO TÍMIDAS EM PROL DA CONJUNTURA. NÃO HÁ COMO CONFIAR EM TAIS PROMESSAS. A LIBERDADE NO BRASIL SÓ SERÁ RESPEITADA ENQUANTO OS HOMES LIVRES NÃO ESQUECEREM DE SEUS DEVERES. A LIBERDADE ARCARÁ COM O DESPOTISMO ATÉ QUE O GOVERNO DO ESTADO SEJA LEGÍTIMA DELEGAÇÃO DO POVO. E NESTA BATALHA GRANDIOSA, NESTA LUTA PELO PROGRESSO, PELA CIVILIZAÇÃO, É RESERVADA A MAÇONARIA A MAIS PROEMINENTE POSIÇÃO A ELA DEVERÁ O PORVIR, O MAIS EFICAZ CONCURSO. A VÓS MEUS IRMÃOS CABE UMA PARTE VALIOSÍSSIMA DESTA EMERGENCIA. EM UMA PROVINCIA DE NOVE LÉGUAS QUADRADAS DE SUPEERFICIE, E DE UMA GRANDE E INTELIGENTE POPULAÇÃO; NESTA PROVINCIA E BERÇO DE TANTOS HERÓIS DA LIBERDADE DO BRASIL, É AÍ QUE GRANDE PARTE DO TRABALHO SE DEVE FAZER. À TESTA DO MOVIMENTO, A NOÇÃO DA VERDADE CONTRA O ERRO, DA LUZ CONTRA O OBSCURANTISMO, A FIDELIDADE MINEIRA, BRILHARÁ MAGNIFICAMENTE NO TOPO DA GLÓRIA, O ESTANDARTE DO SUPREMO, E AVANTE MEUS IRMÃOS!

QUAIS SERÃO NOSSAS ARMAS? AS MAIS FORTES E INDESTRUTÍVEIS: A RAZÃO, A INSTRUÇÃO DOS POVOS, A PRÉDICA DAS DOUTRINAS, A INDEPENDÊNCIA DO CARÁTER, A FIRMEZA, A RESIGNAÇÃO, A ABNEGAÇÃO, A VIRTUDE EMFIM.

E PARA ONDE VAMOS NÓS?

PARA A LIBERDADE CONSCIENTE, PARA A LIBERDADE DE PENSAMENTO E DE AÇÃO. PARA A LIBERDADE DE CULTO. PARA A LIBERTAÇÃO DO POVO. PARA A DEMOCRACIA ENFIM.



CUMPRI MEUS IRMÃOS O VOSSO DEVER. EU CUMPRI O MEU. CONTO CONVOSCO, COMO O HOMEM BOM CONTA COM OS AMIGOS DO PROGRESSO. VIVA A FIDELIDADE MINEIRA. FELICIDADE DO BRASIL!


Transcrito em 27/05/2016 pelo V.·.M.·. Pedro Rosso



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal