Laboratório 2 determinaçÃo da dureza



Baixar 167,2 Kb.
Página1/2
Encontro23.02.2019
Tamanho167,2 Kb.
  1   2

Química Geral Experimental II - Laboratório


Laboratório 2 - DETERMINAÇÃO DA DUREZA
Representa Dureza na água a presença principalmente de íons de Ca2+ e Mg2+ . Estes íons causam problemas industriais e domésticos .Na industria a necessidade de geração de vapor faz com que haja cuidado especial com a água que será usada para essa finalidade, já que a alta temperatura, na forma de sais, os íons de Ca2+ e Mg2+ tendem a formar incrustações nas paredes das tubulações de trocadores de calor e caldeiras dificultando a transferência de calor. O motivo das incrustações é a diminuição da solubilidade com o aumento da temperatura .O uso de água para fins domésticos é prejudicada com a presença destes íons devido a reação de Ca2+ e Mg2+ com os carboxilatos dos sabões e sabonetes eliminando completamente seu poder detergente.

Elimina-se a dureza com um tratamento conhecido como abrandamento. O abrandador é um sistema de baterias com resinas catiônicas onde os cátions Ca2+ e Mg2+ são trocados por cátions H1+ ou Na1+ , dependendo do tipo de resina utilizada. Esse tratamento costuma levar a dureza da água para praticamente zero, e a água obtida após tratamento é chamada "amolecida" ou "abrandada".


MÉTODO DO E.D.T.A. (complexometria)
O ácido etileno diamin tetra acético (E.D.T.A.), e seus sais de sódio, formula estrutural plana (CH2COOH)2N(CH2)2N (CH2COONa)2 . 2H2O, formam com certos cátions metálicos como Ca2+ e Mg2+, contidos na água, um aduto complexado, solúvel, desde que o pH do meio seja mantido a cerca de 10 .

Juntando-se a essa solução o indicador Erichrome Preto “T” ela assume cor vermelho vinho, mudando para azul (sem traços de violeta), quando o E.D.T.A. adicionado tiver complexado todo o cálcio e magnésio.

A precisão desse ponto aumenta com a elevação do pH , porém não indefinidamente, pois pode ocorrer a precipitação do CaCO3 e Mg(OH)2 e também porque isto implica em alteração de cor do indicador.

O pH indicado para a complexometria dos cátions Ca2+ e Mg2+ é 10 + 0,1 , e o tempo máximo tolerado para titulação é de 5 minutos, a fim de evitarem-se os inconvenientes apontados.


Determinação da Dureza Total

Considera-se o volume V mL da amostra de água num erlenmeyer de 250 mL .

Acrescenta-se 4 gotas do indicador Erichrome Preto T e eleva-se o pH a 10+ 0,1 com 2 mL do tampão (buffer). A solução torna-se vermelho vinho, junta-se a seguir vagarosamente com a bureta, EDTA ( a reação é lenta) até despontar a cor azul.

Lê-se os mL de solução do EDTA consumidos (V1).



A dureza em ppm de CaCO3, será : D =

onde f é o fator da solução do EDTA ou seja: f =


Usando-se 50 mL da amostra a dureza será:
Exemplo de Cálculo :
Determinar a dureza de uma água a partir dos dados :
V = 50 mL ( volume da amostra ) V1 = 3 mL ( volume da solução de EDTA ) f = 1 ( fator )


  1   2


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal