Justificativa



Baixar 7,61 Kb.
Encontro14.05.2017
Tamanho7,61 Kb.

HALLOWEEN – A FESTA DAS BRUXAS


Introdução
A S.R.B. C Apito de Ouro vem contar umas das grandes festas de movimento cultural que existem no mundo. O Haloween - festa de origem triste, marcada pelas mortes na inquisição da igreja do século XIX e seguida por adeptos à cultura celtas na Irlanda, pais onde praticas de bruxaria eram comuns, seguidas por influencias Culturais e Religiosas.

Dos Estados Unidos, se espalharam pelo mundo e hoje, faz de nossas festas culturais brasileira.




Desenvolvimento.
SETOR - A origem e sua data
2º SETOR - Sua Comemoração e influencia 
3º SETOR - A influencia da Cultura dos E. U. A  desta festa chega ao Brasil.

Sociedade Recreativa Beneficente Cultural APITO DE OURO - TAPES / RS/




1º Setor - A origem da festa e sua data
A relação da data com bruxas começou na Idade Media, quando a Igreja condenava “curandeiros e pagãos”. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira. Esta distorção se perpetuou e foi levado aos Estados Unidos pelo povo de culturas Celtas, Irlandesas adepto da Bruxaria, que deu inicio ao que chamamos de “Haloween”

Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria à noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe’en -> Halloween.

Rapidamente se conclui que o termo “Dia das bruxas” não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

Para magos Celtas - Os druidas - O dia 31 de Outubro era festa do “Senhor da Morte”, data em que se prestava culto e era oferecido sacrifício humano Deus, conhecida como SAMHAIN. Sofreu alterações com o passar dos tempos e, a Igreja adotou ao Cristianismo, criando o Dia de todos os Santos (1º De Novembro) e o Dia de Finados (2 de Novembro), sendo em ambas as datas os Mortos lembrados.



2º Setor - Sua comemoração e influencia
Não foi em todos os lugares que o Halloween seguiu conforme a origem. No México, se comemora o dia dos mortos com grande festa, por ser um País de grande influência católica. O dia 2 de novembro é lembrado como dia da passagem para a vida eterna o que não deixa de fazer parte desta data (samhain). Nos Estados Unidos, país de maior índice de protestantismo, o Halloween é comemorado no seu verdadeiro dia de origem (31 de outubro), devido sua influencia Irlandesa, mas, ao contrario dos Celtas uma grande festa toma conta do país com crianças que saem ás ruas a pedir “Gostosuras ou travessuras”. Os shoppings, as escolas, as casas, as ruas ganham uma decoração diferente: abóboras, bruxas, caveiras, et. Os bailes acontecem e neles o mais valido é a criatividade, o terror.


3º Setor - a influência da cultura dos EUA chega ao Brasil
O Halloween não é apenas lembrado como festa. Grandes filmes e desenhos são produzidos por Hollywood espalhando medo e diversão pelo mundo, inclusive em nosso país.

O Halloween chega ao Brasil através das escolas de idiomas e dos imigrantes, e se integra a nossa cultura de forma sutil. Esta festa não é só lembrada pela sua alegria, mas também pelo seu misticismo. Adeptos da Celta em nosso país celebram com cultos, sendo eles de grande maioria “WICCA” - uma bruxaria moderna, muito praticada em nosso país e no mundo-, tendo eles formação em curso superior. A data é comemorada também por neopagãos e ocultistas em geral, no Brasil, como macabro, religioso, místico e divertido.



O Halloween hoje faz parte da nossa cultura e a Sociedade recreativa beneficente cultural Apito de Ouro o traz a passarela do samba, este enredo de forma alegre e contagiante como nosso carnaval e vocês são nossos convidados!


Maiores informações: juliaocl@hotmail.com



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal