Joaquin rodrigo



Baixar 0,69 Mb.
Página1/3
Encontro10.09.2017
Tamanho0,69 Mb.
  1   2   3



JOAQUIN RODRIGO

Compositor Espanhol

Muitos de nós já ouvimos o famoso Concerto de Aranjuez, para Violão e Orquestra, de Rodrigo. O mundo todo, aliás, ouviu um pequeno trecho desse concerto quando Neil Armstrong descia na lua! No entanto, a maioria de nós nem chegou a imaginar tratar-se de um compositor cego.

Pois bem, o que dele precisamos saber é que nasceu em 1901, em Sagunto (Valência), na Espanha, no dia de Santa Cecília, patrona dos músicos e que aos três anos de idade, devido a uma epidemia de difteria ficou cego. Ele mesmo afirmou que o fato de ter nascido no dia de Santa Cecília e de ter ficado cego já o predispôs à música. E com 8 anos de idade começou a estudar piano e música com afinco.

No ano de 1927, seguindo o exemplo de outros famosos músicos e compositores, como Albéniz, Falla e Granados, mudou-se para Paris e inscreveu-se como aluno da École Normale de Musique, onde estudou por cinco anos com Paul Dukas.

Casou-se em 1933 com a pianista turca Victória Kahmi que, a partir de então, até a sua morte em 1997, tornou-se sua companheira inseparável e a maior colaboradora em seus trabalhos de composição. Em 1939, já com o Concerto de Aranjuez pronto e na bagagem, mudou-se para Madri. Nesse mesmo ano foi contratado como Chefe da Seção Artística da ONCE – Organização Nacional de Ciegos de España.

No ano de 1940 ocorreu a première de seu Concerto de Aranjuez, na cidade de Barcelona, que trouxe a ele imediata fama internacional. Sobre a música desse concerto, muito mais tarde Rodrigo escreveu que o nome Concerto de Aranjuez está relacionado aos jardins do famoso palácio real nas margens do Rio Tagus, perto de Madri. E que “sua música repousa sonhadora sob a folhagem do parque que rodeia o palácio Barroco, e apenas deseja ser ágil como uma borboleta e precisa como o passe da capa de um toureiro”.

A música de Rodrigo é uma verdadeira homenagem às ricas e muito variadas culturas da Espanha. É uma música refinada, iluminada, otimista, melodiosa e com harmonias bastante originais.

O acervo musical de Rodrigo inclui 11 concertos para diversos instrumentos, mais de 60 canções, composições para instrumentos e corais, além de música para teatro e para cinema.

Foi convidado a fazer tours como professor e pianista por muitas cidades da Espanha e pelo resto da Europa, América Latina, Estados Unidos, Japão e Israel.

Foi muitas vezes homenageado por governos, universidades, organizações civis e musicais em muitos países. Em 1991, para celebrar seu 90º aniversário, concertos com sua música foram realizados em muitas partes do mundo. Nesse ano foi elevado à nobreza espanhola por Juan Carlos I, Rei da Espanha, com o título de Marquez dos Jardins de Aranjuez. Além disso, em 1996 foi honrado com a maior das condecorações espanholas, o Prêmio Príncipe das Astúrias.



Em homenagem ao casal Rodrigo, sua única filha Cecília organizou a Fundação Vitória e Joaquim Rodrigo e criou a Casa de Edições Joaquim Rodrigo.




  1   2   3


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal