J herculano Pires Evolução Espiritual do Homem



Baixar 198,98 Kb.
Página1/2
Encontro15.07.2018
Tamanho198,98 Kb.
  1   2



J. Herculano Pires


Evolução Espiritual do Homem
Na perspectiva da Doutrina Espírita



William Blake

A escada de Jacó
Conteúdo resumido

Herculano Pires demonstra, neste livro, como a Doutrina Espírita entende a evolução espiritual do homem, analisando: o ser na existência; tentativa de fuga para o espaço sideral; importância das manifestações mediúnicas; pureza e impureza e outros aspectos.

Faz um estudo da evolução espiritual do ser humano, desde a antigüidade, passando pelo Cristianismo primitivo até os tempos modernos, com o advento da Doutrina Espírita.

Por fim, Herculano dirige um alerta aos adeptos da doutrina sobre o comportamento moral dos espíritas, diante da grande responsabilidade destes em relação às atividades nos centros espíritas e à divulgação do Espiritismo.



Sobre o autor
José Herculano Pires foi o que podemos chamar homem múltiplo. Em todas as áreas do conhecimento em que desenvolveu atividades – dentro e fora do movimento doutrinário – sua inteligência superior iluminada pela doutrina espírita e pela cultura humanística brilhava com grande magnitude, fazendo o povo crescer espiritualmente. Herculano Pires foi mestre em Filosofia da Educação na Faculdade de Filosofia de Araraquara e membro da Sociedade Brasileira de Filosofia. Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e fundador do Clube dos Jornalistas Espíritas de São Paulo, que presidiu por longos anos. Diretor da União Brasileira de Escritores e vice-presidente do Sindicato dos Escritores de São Paulo. Presidente do Instituto Paulista de Parapsicologia (...). E, o que é mais importante: espírita desde os vinte e dois anos de idade, ninguém no Brasil e no estrangeiro mergulhou tão fundo nas águas cristalinas da Codificação Kardeciana e ninguém defendeu mais e com mais competência do que ele a pureza doutrinária (...)

(Do livro


J. Herculano Pires, o Apóstolo de Kardec,
de Jorge Rizzini)


Sumário


O homem no mundo como ser na existência 5

As tentativas de fuga para o espaço sideral 12

Pureza e impureza, na concepção espiritual da vida 20

O Panpsiquismo e a unidade espiritual do homem 27

A fase intermediária da moralidade subjetiva 33

Importância das manifestações mediúnicas 41







  1   2


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal