Ivonei e Carla



Baixar 23,44 Kb.
Encontro06.03.2018
Tamanho23,44 Kb.







Jovens de São José e Florianópolis buscam o ouro na Olimpíada do Conhecimento


Alunos do SENAI aprimoram o que aprenderam para chegar ao nível dos melhores do Brasil



Florianópolis, 25.7.2011 – Há doze meses, a estudante do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores do SENAI em Florianópolis Clarisse de Farias Nesi tem um objetivo: aprimorar conhecimentos e habilidades na área de instalação e manutenção de redes para chegar ao pódim da Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional das Américas. Em outubro, a jovem e outros 121 futuros profissionais, de 13 cidades, vão participar da etapa estadual, que será realizada em 13 cidades catarinenses. Eles disputarão vagas na etapa nacional em 30 ocupações.
A preparação serve de incentivo para complementar e aprofundar as aulas da estudante de 18 anos, que desde o início do curso vem treinando para a competição. “Sei que a unidade de Florianópolis tem um histórico de bom desempenho na Olimpíada, inclusive com medalha no WordSkills [torneio mundial de profissões]. E acredito que, se continuar treinando, posso sair bem na prova”, garante Clarisse, que saiu de Criciúma para estudar no SENAI.
A cidade de São José será representada por três alunos nas modalidades de Mecânica de Automóveis, Eletricidade Predial e Eletrônica Industrial. Os quatro florianopolitanos disputam o ouro em Web Design, Instalação e Manutenção de Redes PC e Mecatrônica, modalidade realizada em duplas. Além de ajudar no treinamento de seus alunos, a unidade do SENAI em Florianópolis também vai sediar a competição das ocupações de Mecatrônica e Instalação e Manutenção de Redes PC, reunindo jovens de todo o estado. Já a unidade de São José sedia a ocupação de Mecânica de Automóveis e a Mostra Inova SENAI, com projetos inovadores desenvolvidos por alunos ou docentes.
Além do apoio dos docentes e demais colaboradores do SENAI, o jovem Ivan Júnior Ferrari, que compete em Mecânica de Automóveis, conta com um apoio especial no trabalho, já que seu chefe Elismar da Silveira também já competiu na Olimpíada do Conhecimento pelo Rio Grande do Sul, em 2002, tendo chegado à fase nacional. “Na preparação, você agrega muito mais conhecimento técnico e desenvolve a habilidade de suportar pressão e saber se portar diante das provas”, ressalta Silveira. “E essas coisas a gente traz para o dia-a-dia, pois a pressão é a mesma nos casos em que um cliente tem que pegar o carro logo e precisamos administrar a situação”, completa.
Em provas contextualizadas, os estudantes mobilizam conhecimentos, habilidade e atitudes necessários ao desempenho de atividades existentes no meio industrial. Para isso eles precisam seguir padrões de qualidade e produtividade. Na etapa estadual da edição de 2009 da Olimpíada do Conhecimento, os alunos do SENAI em São José foram ouro na ocupação de Mecânica de Automóveis e prata em Segurança do Trabalho.
Para o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, eventos como a Olimpíada do conhecimento incentivam a evolução contínua de alunos e docentes, além de promover o intercâmbio de experiência entre os profissionais que compõe o SENAI. Também é uma forma da instituição melhorar continuamente a educação profissional oferecida.

Conheça os representantes de Florianópolis


Mecatrônica - Irving Fernandes Corrêa e Vinícius Ulbricht Vignes
Web Design - Kim Otávio
Instalação e Manutenção de Redes PC - Clarisse de Farias Nesi
Conheça os representantes de São José
Eletrônica Industrial Thiago Becker Henriques Silveira

Eletricidade Predial Leandro Mafra Bittencourt

Mecânica de Automóveis Ivan Junior Ferrari

Sobre o SENAI Santa Catarina
O SENAI/SC apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância.
Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias captassem recursos de inovação.

Assessoria de Imprensa
Sistema FIESC


Elmar Meurer
Sistema FIESC
48 3231-4672
48 8421-4070
elmarm@fiescnet.com.br

Dâmi Cristina Radin


FIESC, CIESC
48 3231-4670
48 8421-4080
damicr@fiescnet.com.br

Ivonei Fazzioni


SENAI
48 3231-4673
48 8421-3600
ivonei@fiescnet.com.br

Diogo Honorato


SENAI
48 3231-4674

48 9981 4642

diogo.honorato@fiescnet.com.br

Miriane Moreira Campos


SESI
48 3231-4671
48 8421-4224
mirianemc@fiescnet.com.br

Maiara Raupp da Silva


IEL
48 3231-4122 maiara.r.silva@fiescnet.com.br





©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal