Interbits – SuperPro ® Web 1



Baixar 0,63 Mb.
Página1/5
Encontro26.05.2017
Tamanho0,63 Mb.
  1   2   3   4   5

Interbits – SuperPro ® Web


1. (Ufmg 2013) Aeritropoetina (Epo) é um hormônio sintetizado principalmente pelos rins, com função de estimular a produção de hemácias e de hemoglobina. A administração endovenosa de Epo é uma das formas conhecidas de doping em competições esportivas em que há exigência de elevado aporte de oxigênio aos tecidos.



Observe a figura abaixo:

Com base nessa figura e em seus conhecimentos sobre o tema,

a) CITE o nome do órgão que é alvo primário da eritropoetina. JUSTIFIQUE sua resposta.

b) EXPLIQUE como o aporte elevado de O2 aos tecidos pode melhorar o desempenho físico.

c) O uso frequente da Epo artificial pode trazer diversos efeitos colaterais indesejáveis. CITE um desses efeitos.


Na figura abaixo estão representadas hemácias de mamíferos e de outros vertebrados.

Com base nessa figura e em seus conhecimentos sobre o tema,

d) JUSTIFIQUE a seguinte afirmativa: “Hemácias de mamíferos possuem maior capacidade de transporte de O2 quando comparadas às hemácias de outros vertebrados.

e) Tendo em vista a estrutura das hemácias de mamíferos, EXPLIQUE a importância da Epo para a homeostase desse grupo de vertebrados.

2. (Fuvest 2013) Logo após a realização de provas esportivas, parte da rotina dos atletas inclui a ingestão de água e de bebidas isotônicas; também é feita a coleta de urina para exames antidoping, em que são detectados medicamentos e drogas, eventualmente ingeridos, que o corpo descarta. As bebidas isotônicas contêm água, glicose e sais minerais, apresentando concentração iônica semelhante à encontrada no sangue humano.



No esquema abaixo, os números de 1 a 4 indicam processos, que ocorrem em um néfron do rim humano.

a) Qual(is) número(s) indica(m) processo(s) pelo(s) qual(is) passa a água?

b) Qual(is) número(s) indica(m) processo(s) pelo(s) qual(is) passam as substâncias dissolvidas, detectáveis no exame antidoping?

c) Após uma corrida, um atleta, em boas condições de saúde, eliminou muito suor e muita urina e, depois, ingeriu bebida isotônica. Entre os componentes da bebida isotônica, qual(is) não será(ão) utilizado(s) para repor perdas de substâncias eliminadas pela urina e pelo suor? Justifique sua resposta.

3. (Fuvest 2012) Ao longo da evolução dos vertebrados, a

a) digestão tornou-se cada vez mais complexa. A tomada do alimento pela boca e sua passagem pelo estômago e intestino são características apenas do grupo mais recente.

b) circulação apresentou poucas mudanças. O número de câmaras cardíacas aumentou, o que não influenciou a circulação pulmonar e a sistêmica, que são completamente separadas em todos os grupos.

c) respiração, no nível celular, manteve-se semelhante em todos os grupos. Houve mudança, porém, nos órgãos responsáveis pelas trocas gasosas, que diferem entre grupos.

d) excreção sofreu muitas alterações, devido a mudanças no sistema excretor. Porém, independentemente do ambiente em que vivem, os animais excretam ureia, amônia e ácido úrico.

e) reprodução sofreu algumas mudanças relacionadas com a conquista do ambiente terrestre. Assim, todos os vertebrados, com exceção dos peixes, independem da água para se reproduzir.

4. (Ufpr 2012) Considere a figura abaixo, que apresenta as principais porções do sistema digestório. A tabela mostra o gradiente de pH e a biomassa bacteriana em algumas destas porções, listadas em ordem aleatória





Local

Gradiente de pH

Biomassa

bacteriana

(células/mL)

jejuno

7,0 - 9,0



cólon

5,0 - 7,0



íleo

7,0 - 8,0



estômago

1,5 - 5,0



duodeno

5,0 - 7,0




  1   2   3   4   5


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal