Instituto Politécnico de Tomar



Baixar 188,64 Kb.
Encontro26.10.2017
Tamanho188,64 Kb.

Instituto Politécnico de Tomar

Escola Superior de Gestão de Tomar

Curso

Licenciatura em Gestão Turística e Cultural

Ano Lectivo

2008/2009




Ficha da Unidade Curricular




Unidade Curricular

HISTÓRIA DA ARTE I

Área Científica

HISTÓRIA

Classificação curricular

OBRIGATÓRIA

Semestre Curricular






Créditos ECTS

Horas de trabalho do aluno


Carga horária das sessões de ensino

Natureza Colectiva (NC)

Orientação Tutorial (OT)

6

75

35 T + 25 TP

15




Docentes

Categoria

Responsável

Carlos José Rodarte de Almeida Veloso

Professor Coordenador

Teóricas

Carlos José Rodarte de Almeida Veloso

Professor Coordenador

Teórico-Práticas

Carlos José Rodarte de Almeida Veloso

Professor Coordenador

Prático-Laboratorial

-------------------------------------------------

------------------------------------




Objectivos

Esta Disciplina aponta como principais objectivos:

  • Sensibilizar os alunos para o papel da Arte no processo civilizacional e na formação do Gosto, como forma de marca cultural e como factor de enriquecimento pessoal.

  • Proporcionar aos alunos uma visão abrangente das diversas formas de expressão artística ensaiadas pela Humanidade desde a Pré-História até ao final da época renascentista, especialmente no espaço geográfico europeu ou naqueles cujas criações motivaram, conviveram ou foram resultado da obra civilizacional do Ocidente. Esse olhar eurocêntrico não pretende marginalizar e, muito menos, depreciar a Arte de outras civilizações porventura exteriores a essas premissas, cujas criações serão tidas em conta dentro das possibilidades temporais da disciplina.

  • Fornecer aos alunos a informação necessária à identificação dos diversos estilos artísticos e à sua inclusão nos fenómenos cíclicos que marcaram o gosto das diversas culturas.

  • Treinar o aluno nos diversos níveis de identificação, compreensão e aplicação dos conceitos de terminologia artística, bem como dos temas iconográficos mais significativos, munindo-os com as ferramentas essenciais às diversas leituras do objecto artístico, ultrapassando o tradicional divórcio entre Belas-Artes e as (ditas) Artes Decorativas.

  • Valorizar a capacidade crítica e a criatividade do aluno na problematização de factos e contextos histórico-artísticos.

  • Proporcionar ao aluno as bases práticas para uma análise e investigação dos diversos temas propostos na sala de aula e/ou nas tutorias.




Programa Previsto

1. Introdução à História da Arte

1.1. Objecto e metodologia da História da Arte

1.2. Papel da Arte como testemunho histórico-cultural

1.3. Interacção da História da Arte com as restantes Ciências Humanas

1.4. Responsabilidade para com a Arte como bem patrimonial: sua conservação, estudo e divulgação

1.5. Noções básicas de terminologia artística


2. Artes Pré-Históricas

2.1. Arte Paleolítica

2.1.1. O despertar da consciência estética. O nascimento da Arte

2.1.2. Arte rupestre e arte móvel nos primórdios da Arte

2.1.3. Arte paleolítica em território português

2.2. Da Arte Neolítica à da Idade dos Metais

2.2.1 Manifestações artísticas do Neolítico

2.2.2. Manifestações artísticas da Idade dos Metais

2.2.3. Exemplos encontrados em território português
3. Artes da Antiguidade

3.1. Artes da AntiguidadeOriental

3.1.1. Arte Mesopotâmica

3.1.2. Arte Egípcia

3.1.3. Arte Persa

3.1.4. Outras Artes do Próximo e Médio Oriente

3.2. Arte Clássica

3.2.2. Arte Minóica e Arte Micénica

3.2.3. Arte Grega

3.2.3.1. Apontamento sobre a Mitologia e a Iconografia Clássicas

3.2.3.2. Arquitectura: origens, integração na polis, tipologia e ordens arquitectónicas

3.2.3.3. Escultura: sua evolução e cânone

3.2.3.4. Pintura: evolução da cerâmica pintada

3.2.4. Arte Helenística

3.2.5. Arte Etrusca

3.2.6. Arte Romana



3.2.6.1. Urbanismo romano e seus antecedentes

3.2.6.2. Arquitectura

3.2.6.3. Escultura

3.2.6.4. Pintura

3.2.6.5. A Arte romana em território português

3.3. Artes Paleo-Cristã e Bizantina


4. Artes Pré-Românicas e Islâmica

4.1. Arte pré-românica de raiz germânica

4.2. Vestígios pré-românicos em território ibérico e português

4.3. Arte islâmica

4.4. Vestígios islâmicos em território ibérico e português
5. Arte Românica

5.1. Arquitectura

5.2Apontamentos sobre a iconografia cristã medieval

5.3. Escultura

5.4. Pintura e artes decorativas

5.5. O Românico em Portugal


6. Arte Gótica

6.1. Arquitectura

6.1.1. Reformas religiosas e novas atitudes artísticas

6.1.2. Arquitectura religiosa

6.1.3. Arquitectura civil e militar

6.2. Escultura

6.3. Artes decorativas
7. Arte Tardo-Gótica

6.4.1. Suas origens germânicas e flamengas

6.4.2. Na Península Ibérica, do Hispano-Flamengo ao “Manuelino”

6.4.2.1. Mitologias em torno do "Manuelino"

6.4.2.2. Aspectos ornamentais

6.4.2.3. Aspectos estruturais


8. Renascimento

8.1. Humanismo e Renascimento

8.2. Simbolismo e iconografia do Renascimento

8.3. Arquitectura e urbanismo

8.3.1. A descoberta de Vitrúvio e os primeiros Tratados de Arquitectura

8.3.2. Arquitectura religiosa

8.3.3. Arquitectura civil

8.3.4. Urbanismo

8.4. Escultura

8.5. Pintura

8.6. Artes decorativas

8.7. A Arte da época renascentista em Portugal




Bibliografia e Webgrafia

BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE


  • ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio — Guia de História da Arte, Estampa, Lisboa, 1992

  • BAYER, Raymond — História da Estética, Estampa, Lisboa, 1979

  • BAZIN, Germain — História da História da Arte, Martins Fontes, S. Paulo, 1989

  • CALABRESE, Omar - Como se lê uma Obra de Arte, Edições 70, Lisboa, 1998.

  • CHALUMEAU, Jean Luc - As Teorias da Arte, Instituto Piaget, Lisboa, 1997

  • CHECA CREMADAS, F. e outros — Guia para el Estudio de la Historia del Arte, Cátedra, Madrid, 1987

  • ECO, Umberto - A Definição da Arte, Edições 70, Lisboa, 2006

  • FOCILLON, Henri – A Vida das Formas, Edições 70, Lisboa, 1988

  • HAUSER, ARNOLD - A Arte e a Sociedade, Presença, Lisboa, 1984

  • HUYGHE, René - O Poder da Imagem, Ed.70, Lisboa, 1986

  • HUYGHE, René - Sentido e Destino da Arte, 2 vols. Ed.70, Lisboa, 1986

  • READ, Herbert - O Significado da Arte, Ulisseia, Lisboa, s/d


OBRAS DE CARÁCTER GERAL


  • Alcorão, revisto e anotado por Suleiman Valy MAMEDE, 2 volumes, Livros de Bolso Europa-América, Lisboa, 1978

  • Bíblia, qualquer edição, em Língua Portuguesa

  • CHUECA GOITIA, Fernando - Breve História do Urbanismo, Presença, Lisboa, 1982

  • D'ALFONSO, Ernesto; SAMSA, Danilo – Guia de História da Arquitectura, Presença, Lisboa, 2006

  • GOMBRICH, E. H. – A História da Arte, Público, Lisboa, 2005

  • KOCH, Wilfried - Estilos de Arquitectura, I e II, Presença, Lisboa, 1982

  • JANSON. H.W. - História da Arte, Gulbenkian, Lisboa, 1979

  • JORDAN, R. Fourneaux - História da Arquitectura no Ocidente, Verbo, Lisboa, 1985

  • LUCIE-SMITH, Edward - Dicionário de Termos de Arte, D.Quixote/ Círculo dos Leitores, Lisboa, 1990

  • RODRIGUES, Maria João; SOUSA, Pedro Fialho de; BONIFÁCIO, Horácio Manuel Pereira - Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura, Quimera, Coimbra, 1990

  • SERRÃO, Vítor – A Cripto-História da Arte. Análise de Obras de Arte Inexistentes, Livros Horizonte, Lisboa, 2001

  • SPROCCATI, Sandro (Direcção) - Guia de História da Arte, Presença, Lisboa, 1994


DICIONÁRIOS


  • CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain - Dicionário dos Símbolos: Mitos, Sonhos, Costumes, Gestos, Formas, Figuras, Cores, Números, Teorema, Lisboa, 1994

  • CLARKE, Michael – The Concise Oxford Dictionary of Art Terms, Oxford University Press, Oxford, 2001

  • FLEMING, John; HONOUR, Hugh; PEVSNER, Nikolaus – Dictionary of Architecture, Penguin Books, London, 1991

  • GRIMAL, Pierre - Dicionário da Mitologia Grega e Romana, Lisboa, Difel, Lisboa, 1992

  • KOCH, Wilfried – Dicionário dos Estilos Arquitectónicos, Martins Fontes, S. Paulo, 2004

  • LUCIE-SMITH, Edward - Dicionário de Termos de Arte, Dom Quixote, Lisboa, 1995

  • MURRAY, Peter and Linda – A Dictionary of Christian Art, Oxford University Press, Oxford, 2004

  • REVILLA, Federico - Diccionario de Iconografía, Cátedra, Madrid, 1990

  • SILVA, Jorge H. Pais da; CALADO, Margarida - Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, Presença Lisboa, 2005

  • TAVARES, Jorge Campos – Dicionário de Santos, Lello & Irmão, Porto, 1990.


ARTES PRÉ-HISTÓRICAS


  • CARVALHO, A.F.; ZILHÃO, J.; AUBRY, T. - Vale do Côa. Arte Rupestre e Pré-História, Parque Arqueológico do Vale do Côa, Lisboa, 1996

  • CLARK, Grahame - Os Caçadores da Idade da Pedra, Verbo, Lisboa, 1968

  • FERREIRA, O. da Veiga; LEITÃO, Manuel - Portugal Pré-Histórico. Seu enquadramento Atlântico, Europa-América, s/d

  • LEROI-GOURHAN, André - Los Primeros Artistas de Europa, Encuentro Ediciones, Madrid, 1983

  • LEROI-GOURHAN, André - As Religiões da Pré-História, Ed.70, Lisboa, 1983

  • SANTOS, M. Farinha dos - Pré-História de Portugal, Verbo, Lisboa, 1972

  • SAVORY, H.N. - Espanha e Portugal, Verbo, Lisboa, 1974

  • SONNEVILLE-BORDES, Denise de - A Pré-História, Presença, Lisboa, 1981

  • SOVERAL, Augusto (Direcção) - História da Arte, Vol.1, Editorial Planeta De Agostini, Barcelona, 1996


ARTES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL


  • LISE, Giorgio - Como reconhecer a Arte Egípcia, Ed.70, Lisboa,1985

  • MACAULAY, David -A Pirâmide, D. Quixote, Lisboa, 1978

  • MOSCATi, Sabatino - Como reconhecer a Arte Mesopotâmica, Ed.70, Lisboa, 1985

  • PIJOAN, J. - História da Arte, Vol.1, Alfa, Lisboa, 1972

  • SOVERAL, Augusto (Direcção) - História da Arte, Vol.1, Editorial Planeta De Agostini, Barcelona, 1996

  • WIESNER, Joseph - Oriente Antigo, Verbo, Lisboa, 1968


ARTE DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA


  • ALARCÃO, Jorge de - O Domínio Romano em Portugal, Europa-América, Lisboa, 1988

  • ALARCÃO, Jorge de - História da Arte em Portugal (HAP), Vol.1, Do Paleolítico à Arte Visigótica, Alfa, Lisboa, 1986

  • ALARCÃO, Jorge de - Portugal Romano, Verbo, Lisboa, 1974

  • CONTI, Flavio - Como reconhecer a Arte Grega, Ed.70, Lisboa, 1984

  • HAUSER, Arnold - História Social da Arte e da Cultura, Vol.1, Vega/ Estante, Lisboa, 1989

  • MACAULAY, David – A Cidade. Planificação e Construção de uma Cidade Romana, D. Quixote, Lisboa, 1978

  • PEREIRA, Maria Helena da Rocha - Estudos de História da Cultura Clássica. I Volume - Cultura Grega, Gulbenkian, Lisboa, 1988

  • PEREIRA, Maria Helena da Rocha - Estudos de História da Cultura Clássica. II Volume - Cultura Romana, Fundação Gulbenkian, Lisboa,1984

  • PIJOAN, J. - História da Arte, Vol. 2, Alfa, Lisboa, 1972

  • SCHEFOLD, Karl - Grécia Clássica, Verbo, Lisboa, 1986

  • SOVERAL, Augusto (Direcção) - História da Arte, Vol.2, Editorial Planeta De Agostini, Barcelona, 1996

  • STACCIOLI, Romolo A. - Como reconhecer a Arte Etrusca, Ed.70, Lisboa, 1986

  • TARELLA, Alda - Como reconhecer a Arte Romana, Ed.70, Lisboa, 1985

  • TOYNBEE, J.M.C. - A Arte dos Romanos, Verbo, Lisboa, 1972

  • ZACHIRTZSCHMANN, Willy - Etruscos e Roma, Verbo, Lisboa, 1970


ARTES PRÉ-ROMÂNICAS E ISLÂMICA


  • ALMEIDA, C. Alberto Ferreira de - História da Arte em Portugal, Vol. 2, Arte da Alta Idade Média, Alfa, Lisboa, 1986

  • COELHO, António Borges - Portugal na Espanha Árabe, 4 volumes, Seara Nova, Lisboa, 1972-1975

  • DIEZ, ERNST - Islão, Verbo, Lisboa, 1971

  • GOUGH, Michael - Os Primitivos Cristãos, Verbo, Lisboa, 1972

  • MANDEL, Gabriele - Como reconhecer a Arte Islâmica, Ed.70, Lisboa, 1978

  • PÉREZ HIGUERA - O melhor da Arte Islâmica, G & Z Editorial, Lisboa, 1997

  • PIJOAN, J. - História da Arte, Vols.3 e 4, Alfa, Lisboa, 1972

  • SOVERAL, Augusto (Direcção) - História da Arte, Vol.2-3, Editorial Planeta De Agostini, Barcelona, 1996

  • UPJOHN, Everard M. e outros - História Mundial da Arte, Vol.2, Bertrand, Lisboa, 1983


ROMÂNICO


  • ADAM, Ernst - Arquitectura medieval, Vols.I e II, Verbo, Lisboa, 1970

  • ALMEIDA, C. Alberto Ferreira de - História da Arte em Portugal (HAP), Vol. 2, Arte da Alta Idade Média, Alfa, Lisboa, 1986

  • ALMEIDA, C. Alberto Ferreira de – O Românico, História da Arte em Portugal I, Presença, Lisboa, 2001

  • BARRAL I ALTET, Xavier - A Arte Medieval, Europa-América, Colecção.Saber, Nº 226, Lisboa, 1993

  • CONTI, Flavio - Como reconhecer a Arte Românica, Ed.70, Lisboa, 1984

  • DUBY, Georges - O tempo das Catedrais. A Arte e a Sociedade, 980-1420, Estampa, Lisboa, 1979

  • DUBY, Georges - Saint Bernard, l'art cistercien, Flammarion, Paris, 1979

  • FOCILLON, Henri - Arte do Ocidente. A Idade Média Românica e Gótica, Estampa, 1979

  • HAUSER, Arnold - História Social da Arte e da Cultura, Vol.2, Vega/ Estante, Lisboa, 1989

  • MACAULAY, David – O Castelo, D. Quixote, Lisboa, 1979

  • PEREIRA, Paulo (direcção de) - História da Arte Portuguesa, 1º e 2º Vol., Círculo dos Leitores, Lisboa, 1995

  • PIJOAN, J. - História da Arte, Vols.1 e 4, Alfa, Lisboa, 1972

  • SAUERLÄNDER, Willibald - Escultura Medieval, Verbo, Lisboa, 1970

  • SOVERAL, Augusto (Direcção) - História da Arte, Vol.3-4, Editorial Planeta De Agostini, Barcelona, 1996

  • UPJOHN, Everard M. e outros - História Mundial da Arte, Vol.2, Bertrand, Lisboa, 1983


GÓTICO


  • BARRAL I ALTET, Xavier - A Arte Medieval, Europa-América, Colecção.Saber, Nº 226, Lisboa, 1993

  • CHICÓ, Mário T. - A Arquitectura Gótica em Portugal, Horizonte, Lisboa, 1981

  • DIAS, Pedro - A Arquitectura Gótica Portuguesa, Estampa, Lisboa, 1994

  • DIAS, Pedro - História da Arte em Portugal (HAP), Vol. 4, O Gótico, Alfa, Lisboa, 1986

  • DIAS, Pedro - A Viagem das Formas, Estampa, Lisboa, 1995

  • DUBY, Georges - O tempo das Catedrais. A Arte e a Sociedade, 980-1420, Estampa, Lisboa, 1979

  • DUBY, Georges - Saint Bernard, l'art cistercien, Flammarion, Paris, 1979

  • FOCILLON, Henri - Arte do Ocidente. A Idade Média Românica e Gótica, Estampa, 1979

  • GOZZOLI, Maria Cristina - Como reconhecer a Arte Gótica, Ed.70, Lisboa, 1984

  • HAUSER, Arnold - História Social da Arte e da Cultura, Vol.2, Vega/ Estante, Lisboa, 1989

  • MACAULAY, David -A Catedral. História da sua construção, D. Quixote, Lisboa, 1979

  • PEREIRA, Paulo (direcção de) - História da Arte Portuguesa, 1º e 2º Vol., Círculo dos Leitores, Lisboa, 1995

  • PIJOAN, J. - História da Arte, Vols.1 e 4, Alfa, Lisboa, 1972

  • SAUERLÄNDER, Willibald - Escultura Medieval, Verbo, Lisboa, 1970

  • SOVERAL, Augusto (Direcção) - História da Arte, Vol.3-4, Editorial Planeta De Agostini, Barcelona, 1996


TARDO-GÓTICO


  • ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de; BARROCA, Mário Jorge – O Gótico - História da Arte em Portugal II, Presença, Lisboa, 2002

  • (O) Brilho do Norte. Escultura e Escultores do Norte da Europa em Portugal - Época Manuelina, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa, 1997

  • DIAS, Pedro - A Arquitectura de Coimbra na transição do Gótico para a Renascença.1490-1540, Epartur, Coimbra, 1982

  • DIAS, Pedro - A Arquitectura Manuelina, Livraria Civilização, Porto, 1988

  • DIAS, Pedro - Estudos sobre Escultura e Escultores do Norte da Europa em Portugal - Época Manuelina, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa, 1997

  • Dias, Pedro - História da Arte em Portugal (HAP), Vol. 5, O Manuelino, Alfa, Lisboa, 1986

  • DIAS, Pedro (Coord.) - Manuelino. À descoberta da Arte do tempo de D Manuel I, Civilização Portugal, 2002

  • PEREIRA, Paulo (Dir.) - História da Arte Portuguesa, 3 volumes, Círculo dos Leitores, Lisboa, 1995


RENASCIMENTO


  • BATTISTI, Eugenio - Renascimento e Maneirismo , Verbo, Lisboa, 1984

  • CONTI, Flávio — Como reconhecer a Arte do Renascimento, Edições 70, Lisboa, 1984

  • HALE, John R. - Dicionário do Renascimento Italiano, Zahar, Rio de Janeiro, 1988

  • HAUSER, Arnold - História Social da Arte e da Cultura, Vol.3, Vega/ Estante, Lisboa, 1989

  • MADRUGA REAL, Ángela - Historia del Arte del Renacimiento, Ed. Planeta, Barcelona, 1994

  • MARKL, Dagoberto - História da Arte em Portugal (HAP), Vol. 6, O Renascimento, Alfa, Lisboa, 1986

  • PEREIRA, Paulo (direcção de) - História da Arte Portuguesa, 2º Vol., Círculo dos Leitores, Lisboa, 1995

  • PIJOAN, J. - História da Arte, Vols.5 e 6, Alfa, Lisboa, 1972

  • SERRÃO, Vítor – O Renascimento e o Maneirismo - História da Arte em Portugal III, Presença, Lisboa, 2002

  • SOVERAL, Augusto (Direcção) - História da Arte, Vol.5-6, Editorial Planeta De Agostini, Barcelona, 1996

  • STEMP, Richard – A Linguagem Secreta do Renascimento. Descodificar o simbolismo oculto na Arte italiana, Círculo de Leitores, Lisboa, 2007

  • VASARI, Giorgio – Lives of the artists, Penguin Classics, 2 Vol.London, 1987



LITERATURA DE FICÇÃO HISTÓRICA COM CONTEÚDOS ARTÍSTICOS


  • FALCONES, Ildefonso – A Catedral do Mar, Bertrand, Lisboa, 2006

  • FOLLETT, Ken – Os Pilares da Terra, 2 volumes, Presença, Lisboa, 2007

  • FOLLETT, Ken – Um Mundo sem Fim, 2 volumes, Presença, Lisboa, 2008



WEBGRAFIA
http://www.monumentos.ptbase de dados sobre património arquitectónico português

http://www.wga.hubase de dados sobre pintura e escultura europeias desde o gótico até ao romantismo

http://www.artcyclopedia.com/portal sobre Arte, com acesso a imagens e museus, notícias, etc.

http://www.greatbuildings.com/guia para a arquitectura mundial

http://www.essential-architecture.com“100 locais para ver antes de morrer”

http://www.vitruvio.ch/guia de história da arquitectura, por épocas e protagonistas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Arteportal de arte da Wikipedia

http://www.arteplastica.com/museu.htmmuseus do mundo



Avaliação Contínua
Para os alunos que optarem pela avaliação contínua, esta consistirá numa frequência que, associada à sua participação, os dispensará do exame final se for obtida uma classificação mínima média de 10 valores. Os resultados da frequência corresponderão a 70% da classificação final, sendo avaliada tanto ao nível da aplicação dos conhecimentos específicos da disciplina, como do correcto emprego da Língua Portuguesa. A participação dos alunos nas aulas e tutorias, quer através de intervenções orais, quer por meio de trabalhos escritos ou projectos de pesquisa, corresponderá a 30% da classificação final.

Os trabalhos escritos atrás mencionados deverão ser impressos a espaço e meio, em folhas A4, utilizando como fonte a letra Times New Roman, Arial Narrow, ou semelhante, tamanho 12, não devendo ultrapassar as dez páginas, incluindo a Bibliografia, que é obrigatória. O recurso à Internet é permitido, mas não pode ser exclusivo e deve ser correctamente anotado, sendo rigorosamente interdita qualquer forma de copy paste que não esteja devidamente identificada em nota de rodapé. Qualquer forma de plágio acarretará a automática anulação do trabalho e, assim, a sua classificação com a nota de 0 (zero) valores, sem prejuízo dos procedimentos legais adequados.

Será eliminado da avaliação contínua qualquer aluno que não tenha atingido 50% de presenças nas aulas, tendo, assim, que fazer o exame final.


Avaliação Periódica

Avaliação Final

Os alunos que faltarem à prova de frequência ou os que não obtiverem a nota mínima de 10 valores, ou ainda os que não obtiverem avaliação no desempenho extra-frequência, realizarão exame final de toda a matéria. O mesmo acontecerá com os estudantes-trabalhadores que não tiverem optado pela avaliação contínua.






Horário de Orientação Tutorial

Dia


Horário


Local

Gabinete B 180









©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal