Instituto histórico e geográfico de santa catarina minicurso



Baixar 21,92 Kb.
Encontro08.12.2017
Tamanho21,92 Kb.

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SANTA CATARINA

MINICURSO




Tema

Os Rastros e os Paradigmas do Novo Romance Histórico no Brasil.






Ministrante

Cristiano Mello de Oliveira, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina): professor especialista em Literatura Brasileira e História Nacional, mestre e doutorando em Literatura.






Público-alvo

Alunos de graduação em Letras, Filosofia, Artes, História, alunos do Ensino Médio que desejam prestar o exame do ENEM e os principais vestibulares do país. Professores da rede Estadual e Municipal de Florianópolis. Interessados em geral.






Objetivos

Capacitar o corpo de alunos a conhecer panoramicamente o contexto dos principais romances clássicos da Literatura Brasileira; instigar o interesse pela dualidade literária e histórica no campo das pesquisas interdisciplinares; compreender as principais articulações da obra dos autores com outras obras da historiografia literária; dialogar a obra desses escritores com o pano de fundo histórico, sociológico, artístico brasileiro e europeu, tomando a temática mais instigante e atraente aos alunos; relatar a experiência de leitura de romances históricos produzidos no Brasil e no mundo; examinar o conteúdo desses novos romances históricos, visando possíveis desdobramentos de pesquisas e investigações na academia.






Justificativa

O minicurso vai abordar de forma panorâmica os principais pressupostos da matriz do romance histórico contemporâneo escrito no Brasil após a publicação do livro Mad Maria (1976), do escritor Márcio Souza. Como base inicial iremos também abordar alguns romances do escritor José de Alencar, especificamente aqueles que possuem pano de fundo histórico. Abordagem das novas estruturas romanescas dos principais romances publicados após esse período. Outrossim, o minicurso irá esmiuçar os principais conceitos e formulações de alguns teóricos (Brasil, Argentina, Estados Unidos e Canadá) sobre a estrutura do romance histórico e contemporâneo. O minicurso visa deixar algumas contribuições para formação de público leitor e ao mesmo tempo ser fator instigante para a confecção de novas pesquisas e investigações na área de Literatura.




Conteúdo

- Pressupostos do Romance Histórico;

- A matriz de Walter Scott e seus discípulos;

- O Romance Histórico de Gyorgy Lukács – Edição da Boitempo;

- Vídeos sobre Romance Histórico;

- José de Alencar como primeiro romancista de cunhagem histórica no Brasil;

- Teóricos do Romance Histórico no Brasil e no mundo;

- Articulações de pesquisa na dualidade da Literatura e da História;

- Comentários sobre autores que possuem um estilo voltado à natureza do Romance Histórico;

- Abordagem de pesquisa sobre obras – fontes, referências, instituições, livros correlatos, entre outros;

- Crítica do Romance Histórico – pesquisadores e grupos de pesquisas no Brasil.


Metodologia

Aula expositiva com abertura para possíveis diálogos. Eslaides formulados em Power Point. Leitura coletiva e interpretação com os alunos. Trechos de vídeos e reportagens sobre os autores escolhidos. Estímulo para aprofundar os textos. Leituras e sugestões das pesquisas apresentadas pelos graduandos em geral. Pesquisa e distribuição do material impresso selecionado pelo professor.





Material didático

Artigos científicos, miniapostilas, resenhas da obra, ensaios confeccionados pelo palestrante.





Cronograma

Dia 12/09/2013 – 1ª etapa, das 18h às 22h

Dia 19/09/2013 – 2ª etapa, das 18h às 22h



Local

Auditório do IHGSC – Avenida Hercílio Luz, 523





Investimento

R$ 100,00






Certificação

Pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – IHGSC. Carga horária no total de 8 horas. Inscritos que participarem de todas as palestras (75 % de presença)





Informações


Fone (48) 3222-5111 e ihgsc@ihgsc.org.br

Cristiano Mello de Oliveira: literariocris@hotmail.com

Link Plataforma Lattes:

http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=0995398868290862




Observação

É requerido um número mínimo de 5 (cinco) inscrições para que o curso seja realizado. Caso não haja esse número, será devolvido o valor pago.






APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE
Cristiano Mello de Oliveira é natural do Rio de Janeiro, tem 36 anos e é especialista em Literatura Brasileira e História Nacional. É mestre em Literatura pela Utfpr (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Na UFSC, é pesquisador da Capes, doutorando em Literatura, orientado pela prof. dra. Rosana Cássia Kamita. É membro do Grupo de Pesquisa em História e Tradução, coordenado pela prof. dra. Patrícia Peterle, e desenvolve projeto sobre Romance Histórico



Ministrou várias palestras sobre literatura no Brasil e no exterior. É autor do livro Ficção e Documento: debates e entrevistas imaginárias sobre temas polêmicos com Mário de Andrade e de vários artigos científicos em revistas acadêmicas e especializadas, além da dissertação Considerações sobre a construção intelectual de Mário de Andrade – o turista aprendiz.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal