IndicaçÃo nº 3068, de 2011



Baixar 8,02 Kb.
Encontro11.09.2017
Tamanho8,02 Kb.



INDICAÇÃO Nº 3068 , DE 2011

INDICO, nos termos do artigo 159 da XIV Consolidação do Regimento Interno, ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin que determine aos órgãos competentes do Poder Executivo para que seja analisada a possibilidade de implantação do Programa Fábrica de Cultura, no conjunto do CDHU Guarulhos C, no município de Guarulhos.




JUSTIFICATIVA


Programa inovador do Estado na área cultural, se torna imprescindível a expansão para outros municípios além da Capital, visando com competência a inclusão social da juventude paulista, indicado para regiões da periferia, com baixo poder aquisitivo e portanto com pouca oportunidade de entretenimento, lazer e contato com a arte, em suas mais diversas manifestações. Guarulhos apesar de ser considerada uma metrópole, apresentando uma população de mais de hum milhão de pessoas, segundo o IBGE 2010, carece de pontos culturais, como a Fábrica de Cultura se propõe. O CDHU, conhecido como Guarulhos C, nas proximidades da Rua jardim Repouso de São Francisco, é um exemplo das poucas possibilidades que a periferia oferece.

O desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, um grande atrativo ainda para a garotada, complementa o ensino na escola e melhora a autoestima, além de demonstrar a promoção do despertar para o interesse cultural, aliando também a literatura com a tecnologia.

O modelo arquitetônico próprio seguido pela Fábrica de Cultura possui diversos espaços multiuso, refeitório, área administrativa e pedagógica, ambulatório e oficinas para várias modalidades da arte, audiovisual e artes plásticas, além de biblioteca e teatro. O acervo de cada biblioteca conta com até dois mil exemplares e é equipada com equipamentos de informática. Existem Ateliês de Produção para cursos de formação e atividades de teatro, capoeira, dança, circo, música em geral, artes plásticas, vídeo e fotografia, freqüentado por mais de mil freqüentadores em média. Aberta nos finais de semana, com exibição de vários espetáculos, oportuniza equipamentos para pesquisa, ensaio, produção e difusão cultural local, estabelecendo a oportunidade do desenvolvimento local- DL, como também a organização de encontros e seminários de profissionais da área da cultura.

Essa política pública demonstra com uma iniciativa dessa dimensão o quanto a cultura tem sido priorizada na gestão estadual, tornando a Fábrica de Cultura um espaço adequado de convívio e integração, e a periferia de Guarulhos deve ser contemplada com este programa de sucesso, mostrando uma perspectiva principalmente aos jovens da cidade.





Sala das Sessões, em
Deputada Heroilma Soares Tavares


SPL - Código de Originalidade: 1041854 141011 1937




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal