Incentivo escola usa a dramaturgia para estimular a leitura e melhorar a desenvoltura dos alunos



Baixar 16,18 Kb.
Encontro25.08.2018
Tamanho16,18 Kb.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM

Secretaria de Governo

Departamento de Comunicação Social

jornalismo@itanhaem.sp.gov.br / www.itanhaem.sp.gov.br

07.07.11


INCENTIVO - Escola usa a dramaturgia para estimular a leitura e melhorar a desenvoltura dos alunos


E.M Bernardino de Souza Pereira aplica projeto de leitura e teatro com os alunos
A dramaturgia é a composição de histórias com a interpretação. E a E.M. Bernardino de Souza Pereira pegou carona na encenação para desenvolver junto aos alunos de 5ª a 8ª série o projeto de leitura e teatro. Como forma de priorizar a leitura, as professoras de Língua Portuguesa e História realizam junto aos estudantes atividades que envolvam literatura e técnicas teatrais.
De um jeito bem descontraído, as aulas se tornam prazerosas entre os alunos. Isso porque o projeto preocupa-se em mesclar a leitura com as atividades de interpretação. Para a professora de Língua Portuguesa, Márcia Aparecida de Carvalho, o teatro desinibe a timidez e cria nos estudantes o hábito de ler. “Na realidade esse projeto aumentou a sensibilidade deles, porque eles percebem melhor o corpo e o espaço. Começam a ouvir e prestar mais atenção no que está ao seu redor. O projeto os deixou mais concentrados, confiantes e criativos”.
A iniciativa está sendo desenvolvida há pouco mais de um ano, e ensina alunos a terem o gosto pela leitura, criando assim, um olhar mais crítico sobre o mundo. Já a interpretação ajuda a criar uma melhor desenvoltura para apresentação em público.
Desde quando iniciou no projeto, Bruna Dias da Cruz da 6ª série se sente mais segura em falar em público. “Faço teatro desde o ano passado, e antes tinha muito medo de fazer apresentação. E hoje, graças ao projeto o medo foi passando”.
Durante as aulas, os alunos recebem sugestões de livros e assuntos que poderão ser adaptados. Além disso, eles passam por técnicas teatrais, envolvendo a consciência corporal (relaxamento), integração do grupo e criação de cena.
Para o final do ano, os alunos elaborarão uma peça teatral com direito a cenário e figurino que será apresentado na escola para a comunidade em geral.
Administração: João Carlos Forssell

Av. Washington Luiz, 75 – Centro – Itanhaém/SP – CEP 11740-000

Telefone: (13) 3421-1616 / 1603



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal