Igreja metodista renovada anatote



Baixar 12,96 Kb.
Encontro13.07.2018
Tamanho12,96 Kb.

IGREJA METODISTA RENOVADA ANATOTE
Estudo para Células Nº 88
O Discípulo e o Cuidado com o Orgulho!
Texto base: Daniel 5.1-30
Introdução
A história que quero compartilhar é de um rei chamado Belsazar. Filho de Nabucodonosor, rei da Babilônia que tomado pelo orgulho quis ser aclamado como deus pelos seus súditos e sentenciava de morte aqueles que não o adoravam. Belsazar quis seguir o caminho de seu pai, sendo orgulhoso e insensato, pois pensou que poderia brincar com a fé dos judeus. Afrontando o Deus Todo Poderoso profanando os elementos do templo que havia sido consagrado ao Senhor. Faz uma festa para os mais ilustres do seu reino e nesta festa decide utilizar os utensílios do templo e beber vinho junto com suas mulheres. Ou seja, havia uma mistura nesta festa de culto a deuses estranhos, prostituição e exibicionismo. E está atitude redundou em juízo sobre a sua vida e seu destino é sentenciado com morte. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.”
As escolhas e as consequências do Orgulho do rei Belsazar:


  • Faz uma grande festa para mostrar o seu Poder – Com a morte de seu pai Nabucodonosor, Belsazar ascende ao trono e um dos seus primeiros feitos foi organizar uma grande festa. O problema não estava na festa e sim na maneira como ela foi conduzida. Deus se importa com as escolhas que fazemos, pois seu desejo jamais será que caíamos em ciladas do inimigo, para tanto nos chama a atentarmos para a sua vontade. Dn. 5.1-4.

  • Deixa de fora quem deveria ser o Primeiro na lista de convidados – O orgulho de seu pai Nabucodonosor fez com que ficasse desequilibrado mentalmente, vivendo como louco por um bom tempo comendo com os animais e a sua sorte só foi mudada quando reconheceu o seu pecado e deu glórias ao Deus do céu. Pelo jeito nada Belsazar aprendeu com o ocorrido com seu pai. Assim existem pessoas. Já cansaram de saber quais são os propósitos de Deus para a sua vida, porém insistem em permanecer no erro. Para ele foi tarde demais. E para você? Dn. 4.31-37; Tg. 4.14.

  • O seu pecado traz consequências – Uma mensagem é escrita na parede e aquele mistério deixa-o apavorado. Existem pessoas que só se rendem quando o juízo vem até elas. É o famoso vir pela dor. Mas, nem sempre conseguimos uma nova oportunidade. Deus usa um jovem comprometido para esclarecer-lhe a mensagem. Dn. 5. 5-12.

  • Ele reconhece a Presença de Deus na vida de Daniel – Como Belsazar, existem pessoas que reconhecem Deus em nossas vidas, mas elas também precisam reconhecer Deus em suas vidas. Existem pessoas que adoram: Uma oração, uma célula, um culto de fogo e até uma profecia. Do que vale gostar de tudo isso se o que Deus deseja é que você viva na presença dele em comunhão com Ele não apenas por um momento e sim constantemente. Dn. 5.13-15.

  • Tenta pagar pela interpretação – Existem pessoas tão orgulhosas que por nada elas se dobram, nem mesmo na hora da dor. Isso não é somente algo inerente a personalidade da pessoa e sim uma influência maligna para tornar aquele coração endurecido para o Espírito Santo, mas Daniel era um homem posicionado e não se vendeu. Cuidado, sua fidelidade a Deus jamais poderá ser vendida ou trocada por uma amizade e até presentes. Seu compromisso maior é com a Palavra de Deus. Dn. 5.16-17.

  • Daniel explica para Belsazar a mensagem – Existem pessoas que estão sempre a questionar o porquê de certas situações em sua vida. E dizem: Eu não mereço o que está acontecendo. Nada acontece sem antes um aviso. O aviso foi à história de vida de seu pai. Não percebemos mais quantas vezes cometemos os mesmos erros que afirmávamos jamais cometer. Pense nisso! Dn.5.18-22.

  • O Juízo de Deus – Sabemos que Ele é Amor, mas também fogo Consumidor. As oportunidades sempre estarão diante de nós. Mas, é preciso saber que existe um basta. Ainda que eu não aceite, ele acontecerá a qualquer momento. Então nos arrependamos enquanto é tempo e façamos o bem. Dn. 5.23-30; Hb. 12.29.


Conclusão
O orgulhoso jamais obterá total êxito em sua vida, pois a glória é sempre de Deus e com ninguém divide. O orgulhoso não ouve e está sempre a questionar. Existem questionamentos saudáveis que irão trazer crescimento e esclarecimentos, porém existem questionamentos que é produto de um coração endurecido que não quer agradar a Deus e sim a si mesmo. Repense sua postura e comece a levar mais a sério o que é Sagrado. A sua vida, sua família, seu corpo, sua congregação, seus líderes etc. Belsazar jamais imaginaria que aquela festa seria a última de sua vida. Tudo por que decidiu resistir a Deus. Pare de resistir às orientações bíblicas, pare de fazer o que você quer. Faça a vontade de Deus enquanto tem tempo. “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Pv. 16.18.

Escrito por Pr. Carlos Henrique







©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal