Icm sugestões de mensagens 13/11/2011



Baixar 11,68 Kb.
Encontro11.07.2018
Tamanho11,68 Kb.

ICM Aula Cias – 5º Aula – Jesus , O Filho de Deus


Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes

DATA : 03.02.2013

ASSUNTO: O Conhecimento de Jesus

JESUS , O FILHO DE DEUS

João apresenta o Senhor Jesus aos cristãos, aqueles que estavam se convertendo e que precisavam saber que o Senhor Jesus é Deus, O Filho.

A figura, em Apocalipse, é “águia voando”. Águia fala de autoridade, porque voa alto, faz seus ninhos onde há segurança, no alto dos penhascos, é diferente das aves migratórias (os patos), os pardais, que voam baixo, ou as andorinhas.

A cor que se aplica ao evangelho de João é a cor azul, que fala da profecia, da eternidade. “Vejo que és profeta.” (Jo 4:19).

Ap 19:10 – “… o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.”

Os cristãos daquela época eram servos de Deus que sofriam muito pelo nome do Senhor Jesus e eles precisavam de segurança, de saber que Jesus é Deus. Aleluia!

Então João não registra a genealogia de Jesus, porque ele, como Deus, é eterno. Não tem pai terreno e mãe só de Jesus homem (Lucas). Portanto, João começa seu evangelho: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez …” (João 1:1-3)

Isto vem nos ligar ao primeiro livro da Bíblia: Gênesis, que significa origem, princípio e no primeiro capítulo diz assim: “No princípio criou Deus os céus e a terra.” (Gn 1:1).

Então o evangelho de João mostra aos crentes fiéis que este Verbo é Jesus (Você pode fazer a leitura do texto de João 1:1, substituindo o nome Verbo por Jesus).

João é quem teve a preocupação de escrever: João 1:11-12 – “Veio para o que era seu (os judeus a quem Mateus apresentou Jesus e eles rejeitaram) e os seus (os irmãos de raça, judeus) não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (irmãos de Jesus segundo a fé); aos que creem no seu nome.”

Então concluímos mostrando que nós estamos incluídos no convite para conhecermos o Senhor, crermos nele e nos tornarmos crentes, fiéis, firmes na fé. Convite maravilhoso! Pertencermos ao Deus poderoso que nos salva e nos mantém salvos até a sua segunda vinda para buscar o seu povo, aqueles que entenderam quem é o Senhor Jesus.

Resumo:


- Mateus escreveu aos judeus – apresentou Jesus como Rei, na figura do leão. A cor: púrpura;

- Marcos escreveu aos romanos – apresentou Jesus como servo, na figura do bezerro, animal de carga. A cor: carmesim;

- Lucas escreveu aos gregos – apresentou Jesus como homem perfeito, na figura do rosto de homem. A cor: branca;

- João apresentou Jesus ao mundo, para que todo aquele que nele crer seja salvo. (cristãos). Apresentou Jesus como águia voando. A cor: azul.


ESTUDO BIBLICO CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS - 5ª Aula 03.02

ASSUNTO : O CONHECIMENTO DE JESUS

TEXTO FUNDAMENTAL : JOÃO 1:1

A quem se refere o apóstolo João, quando fala sobre o verbo no inicio do seu evangelho?

RESPOSTA : João se refere ao Senhor Jesus.”No princípio , era o verbo, e o verbo estava com Deus , e o verbo era Deus.” João 1:1
ESTUDO BIBLICO ADOLESCENTES - 5ª Aula 03.02

ASSUNTO : O CONHECIMENTO DE JESUS

TEXTO FUNDAMENTAL : JOÃO 4:19

Entre as quatro cores das cobertas do tabernáculo ( Êxodo 27:16 ) a cor azul aponta profeticamente para o Senhor Jesus como profeta. Onde encontramos uma citação no evangelho de João que se refere a Jesus como profeta?



RESPOSTA : João 4:19






©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal