Homens de Deus ou Homens de Belial



Baixar 20,56 Kb.
Encontro30.07.2018
Tamanho20,56 Kb.

Culto Matutino

Homens de Deus ou Homens de Belial ?

(Pv 6:16-19)
Esta seis coisas aborrece (odeia*) ao Senhor, e a sétima a sua alma abomina (detesta*): olhos altivos (olhos que demonstram orgulho no coração*), língua mentirosa, e sangue que derramam sangue inocente (violência e assassinatos*); coração que maquina pensamentos viciosos uma mente que só pensa em fazer maldade*), pés que apressam a correr para o mal (mentira planejada para prejudicar alguém*), e; testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos (espalhar o ódio entre os irmãos e amigos*)” (Bíblia Edição Revista e Corrigida e *Edição Viva).

Bem sabemos que o pecado além de nos separar de Deus, deixa-O triste também. Mas há coisas que o Senhor ODEIA e outras que Ele DETESTA. Elas estão descritas em negrito acima. São de fácil compreensão. É impossível alguém que leia isso e não consiga entender. Talvez não queira guardar em seu coração, por uma questão de opção.

Detive-me em querer saber por que estas sete ações são tão odiadas e detestadas por Deus. Ao pesquisar fui diretamente ao número “sete”. Porque sete? De acordo com o povo hebreu, de uma maneira poética assim como foi colocado no texto, pode-se dizer que sete tem um significado de “extrema importância, de importantíssimo valor e significado, impossível de ser ignorado ou descartado”. Fica claro, que seis coisas ele odeia, mas a sétima, Ele detesta, Ele tem horror, enfim, é incabível e, portanto, inaceitável no meio do seu povo.

Ainda, não contente, perguntei-me: porque estas sete coisas o Senhor odeia e detesta? A resposta se encontra no verso 12. Elas se anelam, se associam e/ou até se comparam com o Homem de Belial. Conforme I Sm 30:22, BELI no hebraico significa “sem”; e YA’AL, “proveito”, isto é, “homem mal e sem proveito algum” que em II Co 6:15 é traduzido como “o maligno”.

Perguntei-me ainda: o que um homem mal, perverso, sem proveito e valor algum poderia fazer? Bem, sendo este um homem “mal e perverso”, com certeza está alienado, a favor e/ou de acordo com uma pessoa que seria capaz de fazer muito bem as seis coisas que o Senhor odeia e a sétima que Ele detesta que é semear contendas. Este homem está alienado, de acordo e/ou ainda a favor do diabo.

O nome diabo significa “semeador de contendas”. No grego “DIABOLOS” significa “lançar um contra o outro, mentiroso”. No hebraico “SATAN” significa “acusador, adversário”. No latim “SATANS”, significa “o que arma ciladas, inimigo”. Blasfêmia quer dizer “maledicência” que na língua portuguesa significa “falar mal contra as coisas de Deus”. Isto nos basta para sabermos que a obra do falso testemunho, da calúnia e da mentira é do inferno! Mentiroso, no hebraico é SEQER, que significa “ser infiel, enganador”. É a mesma palavra que se usa para traduzir “enganosa” em Provérbios 31:30, quando o sábio Salomão disse sobre a mulher virtuosa: “Enganosa é a formosura e a graça exterior que de nada valem...”.

A mentira, não surge do nada ou do acaso. A mentira é na realidadeo engano mediante a palavra falada. Que tipo de “comportamento traiçoeiro” se inclui dentro da definição desta palavra? Em II Sm 18:9-15 Joabe (pessoa de confiança de Davi - sobrinho) e seu exército prometeu fidelidade a Davi, que nada aconteceria a Absalão, isto é, que ninguém poria as mão em seu filho. Joabe, o enganador, traiçoeiro, mentiroso, infiel, mal, perverso, inimigo, maligno, semeador de contendas, homem sem valor e proveito algum, MATOU Absalão enquanto, seu servo, um recruta (homem de caráter) do exército, manteve-se fiel ao seu senhor, mesmo recebendo proposta de propina em oculto para executá-lo. Joabe, que andava maquinando o mal, levantando contendas de tanta perversidade em seu coração (v14) – porque tinha interesse político e de poder – foi morto a mando de Davi quando estava no leito de morte.

Será que esse tipo de gente existe dentro de nossas igrejas (família, trabalho, escola, ciclos de amizades, etc)? Como será que isso consegue penetrar dentro da igreja? Bem, a estratégia diabólica é esta: todo o pecado é tramado no desejo íntimo e depois praticado através dos membros do nosso corpo, especialmente da língua (Tg 1:3, 10 e 14). Nota-se que nos versos 17 e 18, quantas vezes se mencionam as partes do corpo humano. Isso porque a língua e os pensamentos dos hebreus, portadores da Revelação de Deus registrada no Antigo Testamento, se formam com palavras, atos e objetos que são familiares até nos lares mais humildes, entre as pessoas de mesmos recursos. Não há para eles palavras técnicas vedadas da vivência divina; a Palavra de Deus é a sabedoria eterna, revelada em palavras fáceis, como é o caso das parábolas de Jesus, acessíveis a quem quer entender.

Portanto, você hoje sabe quais são as obras do Homem de Belial. Pergunto: você tem sido um Homem de Deus ou de Belial? Bem, se você tem sido um Homem de Deus, eu digo amém; agora, se você tem sido um Homem de Belial, quero te dizer uma coisa: seu fim será o mesmo que o de satanás e seus anjos (II Ts 2:7-12), pois levantar contenda entre irmãos, o Senhor abomina e com severidade.



Que Deus nos abençoe.

Charles



I.B.S




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal