História da ciência



Baixar 10,54 Kb.
Encontro18.08.2017
Tamanho10,54 Kb.






UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DE JOINVILLE - CCT



DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQMC


ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM HCI

DOCUMENTÁRIO “QUÍMICA VOLÁTIL: 2ª parte A ordem dos elementos


  1. Os antigos gregos –Demócrito e Leucipo – haviam esbarrado na idéia do átomo há 2 mil anos, mas a abandonaram. Agora Dalton assumia a idéia com sua própria teoria da matéria. O que Dalton descrevia era revolucionário. Por que era revolucionário?

  2. Qual a importância para a Química do químico sueco Jons Jakob Berzelius?

  3. Com Stanislao Cannizzaro( 1826/1910) parecia que a ordem dos elementos estava dentro do alcance da Ciência. Qual a colaboração desse importante cientista para colocar ordem nos elementos?

  4. John Newlands (1837/1898) em 1863 fez uma descoberta incomum. Qual essa descoberta e como foi recebida pela Sociedade Química?

  5. Mendellev fez uma descoberta extraordinária. Revelou uma verdade profunda da natureza do nosso mundo, que há um padrão numérico oculto na estrutura da matéria. De que maneira ele chegou a essa conclusão?

  6. Mas antes que Mendellev pudesse reivindicar a glória, algumas lacunas precisavam ser explicadas. Uma nova forma de detectar elementos foi criada em 1859. Graças a Gustav Kirchhoff e seu colega, o homem que criou o bico de Bunsen. Robert Bunsen. Qual a importância desses personagens para completar lacunas no entendimento da ordem dos elementos?

  7. Mas embora Mendellev tivesse deixado espaços para o gálio e outros elementos, sua tabela não estava completa. Houve um grupo que o enganou completamente, toda uma nova família de elementos. Qual a participação de Pierre Janssen, , Norman Lockyer e William Ramsay para descobeta desse grupo?

  8. Por que a tabela periódica é um exemplo clássico do método cientifico em ação?

  9. A tabela periódica finalmente criou ordem no caos. Mendellev conseguiu revelar um padrão universal sem entender por que ele devia ser assim. Para achar eesa resposta, os físicos tiveram que mergulhar no mundo sub-atômico que Mendellev desconhecia. Qual a importância de Ernest Rutherford, Niels Bohr e Henry Moseley para o entendimento mais completo para desvendar o segredo?




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal