Hebreus, epístola de Paulo. Bíblia em tradução Literal do Texto Tradicional. Ltt



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LTT – Bíblia Literal do Texto Tradicional. Hebreus.

Epístola de Paulo aos HEBREUS



NOTA PREAMBULAR:
Hebreus é a primeira das denominadas “epístolas universais” (He-Ap). Estas epístolas, embora, por um lado, tenham muito ensino para os crentes da dispensação das assembléias locais, por outro lado (assim como toda a Escritura Sagrada) nem sempre se referem e aplicam primariamente a eles, pois
Paulo foi o apóstolo para os gentios (Rm 11:13; 1Tm 2:7; 2Tm 1:11), Pedro e os demais apóstolos o foram para os judeus (Gl 2:7,8). E, a palavra de Paulo aos hebreus só se harmoniza com isto porque Pedro, como apóstolo dos hebreus, a quem fora dada a chave do reino dos céus (Mt 16), é que lhe deu o necessário aval, subscrevendo o seu ensino (2Pe 3:15-16). Por essa razão, ainda, é que Paulo, quando, aqui, escreve aos hebreus, não se assume como apóstolo, porque, de fato, ele não era apóstolo dos hebreus, mas dos gentios.
Portanto:

A) Tudo que foi escrito por Paulo E explicitamente endereçado a uma assembléia local ou a um seu membro (isto inclui Rm-Fm e exclui He, mesmo que escrito por Paulo) aplica-se sempre primária e direta e total e forçosamente, a nós, os salvos pertencentes à dispensação das assembléias locais. E


B) Todo o restante do Novo Testamento (Mt-At, He-Ap) (embora 100% inspirado verbal e plenária e inerrável e infalivelmente 2Tm 3:16; embora, mesmo que por exemplos e comparações indiretas, tendo sido escrito para nosso ensino Rm 15:4; sendo proveitoso para doutrinar, redargüir, corrigir, e instruir 2Tm 3:16; e contendo muitas e maravilhosas aplicações para a atual dispensação das assembléias) na realidade é primariamente (ou pelo menos em algumas passagens) intencionado e direcionado para:

B.A) O judeu ainda do Velho Testamento (e.g., a mensagem de João, o submersor); ou


B.B) O grupo misto, de antes da diáspora do ano 70, de judeus já salvos e judeus ainda no vestíbulo da salvação (sendo atraídos por Cristos mas ainda ligados ao Velho Testamento e ainda não estando realmente nEle) (e.g. He 6, particularmente o v. 6). Note que, se Hebreus sempre se aplicasse 100% a nós, então estaria ensinando que nenhum crente é participante de Cristo e que somente se tornará isto no fim desta vida e se esteve firme até então (3:14); que, se ele perdesse sua salvação, jamais poderia recebê-la de volta (6:1-6); e que, se ele pecar de propósito depois que foi salvo, então não há sacrifício que o livre de queimar eternamente no inferno (10:26-31)! ; ou
B.C) Aqueles judeus que serão salvos durante os 7 anos da Tribulação (e.g. Mt 24-26), ou seus descendentes que serão salvos durante o Milênio,

e só se aplica DIRETAMENTE a nós, da dispensação das assembléias, NA MEDIDA EM QUE NÃO CONFLITE com Rm-Fm.

Em particular, o livro de Hebreus algumas vezes se aplica:

B) A uma situação temporária e de TRANSIÇÃO, a um grupo de JUDEUS , de cerca do ano 68 (portanto antes da Diáspora do ano 70), grupo este que parece ser MISTO (contraste 5:12-13 vs. 6:9-11), tendo alguns membros já salvos e pertencentes a esta dispensação, e tendo outros membros ainda no vestíbulo da salvação, isto é, ainda (pelo menos parcialmente) crendo à maneira do Velho Testamento [isto é, já sendo atraídos para Cristo, mas ainda NÃO realmente estando nEle!]); e/ou


C) Àqueles judeus que serão salvos durante os 7 anos da Tribulação ou no Milênio.
D) William Booth, fundador do Exército da Salvação, dizia “Hebreus é uma epístola de um hebreu escrevendo para hebreus, para que eles deixem de pensar e agir como hebreus.”

Ver nota de rodapé 1

Maiores detalhes sobre DISPENSACIONALISMO no site da Igreja de Quinta do Conde (http://www.iqc.pt.vu/):

Ser Dispensacionalista
As Dispensações
Dividindo bem a Palavra da Verdade
Os Princípios e as Dispensações de Deus
A Divisão Mais Importante da Bíblia
Distinções Bíblicas
Embaixadores de Cristo
Dons Sinais - Milagres
O Sábado
Os Ensinos de Jesus

(Muito da redação dessa nota preambular resultou de frutuoso diálogo com o irmão Victor Paço, mesmo que eventualmente não concordemos totalmente em alguns detalhes mais finos)




Hebreus 1
1 ¶ Deus, havendo antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, nos profetas, nestes últimos dias {*} nos falou no Seu Filho, {* Nota At 2:17}
2 A Quem constituiu herdeiro de tudo, através de Quem também fez os mundos.
3 O Qual (Filho), sendo o resplendor da glória dEle (de Deus) e sendo a exata expressão da substância dEle 2 (de Deus), e sustentando todas as coisas pela palavra do Seu (do Filho) poder, através de Si mesmo havendo feito a purificação dos nossos pecados 3, assentou-Se à destra da Majestade, nas alturas; Sl 110:1
4 Havendo-Se tornado tanto mais excelente do que os anjos quanto Ele (o Filho) tem herdado mais excelente nome do que eles.
5 Porque, a qual dos anjos Ele (Deus) jamais disse: "Tu és o Meu filho; Eu, hoje, Te tenho gerado 4."? E, outra vez: "Eu Lhe serei por Pai, e Ele Me será por Filho."? Sl 2:7
6 E outra vez, ao trazer o primeiro- nascido 5 (dEle)para dentro do mundo, diz: "E todos os anjos de Deus O adorem."
7 E, na verdade, para com os anjos, diz: "Aquele que está fazendo, dos Seus anjos, ventos {*}; e, dos Seus prestadores de culto (os anjos), está fazendo uma labareda de fogo." Sl 104:4 {* Ou "espíritos"}
8 Mas, para com o Filho, diz:

"Ó Deus, o Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de eqüidade é o cetro do Teu reinar.


9 Amaste a justiça e odiaste o desprezo- às- leis; por isso Deus, o Teu Deus, Te ungiu (com o óleo da exultação), acima dos Teus companheiros 6." Sl 45:6,7

10 E:


"Tu, ó Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras das Tuas mãos.
11 Eles far-se-ão perecer, mas Tu permaneces; e todos eles serão envelhecidos como uma roupa (é envelhecida),
12 E, como um manto, Tu os enrolarás, e serão trocados. Mas Tu és o mesmo, e os Teus anos não terão fim." Sl 102:25-27

13 E a qual dos anjos tem Ele (Deus) jamais dito: "Assenta-Te à Minha destra, até que Eu ponha os Teus inimigos por estrado dos Teus pés"? Sl 110:1


14 Porventura não são todos eles (os anjos) espíritos prestadores de culto, sendo enviados para uma ação- de- servir em favor daqueles estando para herdar a salvação? 7

Hebreus 2
1 ¶ Por causa disto, convém-nos atentar mais diligentemente para as coisas já havendo sido ouvidas, para que não, em tempo algum, escorreguemos delas.
2 Porque, uma vez que {*} a palavra falada através dos anjos {**} foi firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa remuneração do galardão, {* Nota Jo 1:25} {** "Aggelos" pode ser traduzido por "anjo" ou por "mensageiro". Comp. De 33:2; Ac 7:53; He 2:2,5 }
3 Como escaparemos nós se havendo negligenciado uma tão grande salvação 8, a qual, havendo recebido um começo (ao ser anunciada através do Senhor), foi-nos depois confirmada 9 por aqueles a havendo ouvido;
4 Deus testificando 10 juntamente com eles, tanto com sinais como por milagres e várias maravilhas e distribuições do Espírito Santo, segundo a vontade dEle (de Deus) mesmo?
5 Porque Ele (Deus) não sujeitou aos anjos (dos quais estamos falando) o mundo que está vindo,
6 Mas em certo lugar alguém plenamente testificou, dizendo:

"Que é o homem, para que Te lembres dele? Ou o Filho do homem, para que olhes- cuides por Ele (o Filho)?


7 Por algum pouco (de tempo) Tu O fizeste menor {*} do que os anjos; (mas, agora,) O coroaste de glória e de honra, e O constituíste sobre as obras das Tuas mãos 11; {* Menor em reputação. Ver nota Fp 2:7}
8 Todas as coisas sujeitaste debaixo dos pés dEle (do Filho)." Sal 8:4-6

Porque, no sujeitar-Lhe todas as coisas, Ele (Deus) nada deixou que seja não sujeito a Ele (ao Filho). Todavia, agora, ainda não vemos todas as coisas Lhe tendo sido sujeitadas, Sl 8:4-6


9 Mas vemos, havendo sido coroado de glória e de honra, Aquele Jesus tendo sido feito um pouco (de tempo) menor {*} do que os anjos, através da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte para- benefício- e- em- lugar- de todos. {* Menor em reputação. Ver nota Fp 2:7}
10 Porque convinha a Ele (a Deus) {*} (por causa {**} de Quem são todas as coisas, e através de Quem todas as coisas existem), havendo trazido muitos filhos para a glória, completar, através das aflições, a obra do Autor {***} da salvação deles. {* "Ele", no contexto, parece se referir a Deus (ver Rm 11:36; Ef 1:22; He 3:4), mas também pode se referir ao Filho (ver Jo 1:3; 3:35; 1Co 15:27-28; Ef 1:11; Fp 3:21; Cl 1:16-17,20; He 1:3; 2:8)} {** Origem e finalidade} {*** Ou Príncipe, ou Capitão- chefe, ou Líder}
11 Porque tanto Aquele que está santificando como aqueles que estão sendo santificados, todos são provenientes- de- dentro- de Um ; por cuja causa Ele (o Filho) não Se envergonha de lhes chamar irmãos,
12 Dizendo: "Anunciarei o Teu (de Deus) nome aos meus irmãos, cantarei louvores a Ti no meio da assembléia." Sl 22:22
13 E outra vez: "Estarei tendo- confiado (apoiado) sobre Ele." Is 8:17 E outra vez: "Vede a Mim e aos filhos que Deus Me deu." Is 8:18
14 Portanto, uma vez que os filhos têm participado da carne e do sangue, Ele mesmo também, semelhantemente, participou das mesmas coisas, para que, através da morte, aniquilasse aquele que está tendo o poder da morte, isto é, o Diabo;
15 E livrasse todos aqueles que, através do medo da morte, estavam sujeitos à servidão durante todo o viver deles.
16 Porque, na verdade, Ele (o Filho) não toma (sobre Si) a natureza dos anjos, mas toma (sobre Si corpo) da semente de Abraão. Is 41:8,9
17 Por isso Lhe era necessário em tudo ser tornado semelhante aos Seus irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo relativo a Deus, para fazer propiciação {*} pelos pecados do povo. {* Ver nota 1Jo 2:2, diferenciando expiação, propiciação, propiciatório}
18 Porque, naquilo que Ele mesmo, havendo sido provado, tem sofrido, pode socorrer aqueles que estão sendo provados.

Hebreus 3
1 ¶ Por isso, ó irmãos santos {*}, participantes do chamamento celestial, considerai Jesus Cristo 12, o apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, {* Israel fiel ?}
2 Sendo fiel Àquele (Deus) havendo-O constituído, como também o foi Moisés em toda a sua casa. Nu 12:7
3 Porque Ele (Cristo) tem sido estimado por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele havendo-a edificado,
4 Porque toda a casa é edificada sob (desenho e ação de) alguém, mas Aquele havendo edificado todas as coisas é Deus.
5 E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como um servo, para testemunho daquelas coisas havendo de ser anunciadas; Nu 12:7
6 Mas Cristo, como Filho, foi fiel sobre a Sua- própria casa {*} 13; a qual casa somos nós {*}, se na verdade conservarmos firme, até ao fim {**} 14, o (nossa) confiar e a base- de- gloriar-nos (que é) da (nossa) esperança, {* Israel fiel ?} {** "Fim" = "completação do caminho para conversão de Israel"? }
7 Portanto (como diz o Espírito Santo:

"Hoje, se ouvirdes a voz dEle (de Deus),


8 Vós não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da experimentação no deserto,
9 Onde os vossos pais Me puseram a prova, Me comprovaram, e viram as Minhas obras por quarenta anos.
10 Por isso Me indignei- contra esta geração, e disse: 'Estes sempre estão sendo enganados- feitos- extraviar no coração deles, e eles não conheceram os Meus caminhos.'
11 Assim jurei na Minha ira que não entrarão para o Meu repouso."), Sl 95:7-11

12 15 Vede, ó irmãos {*}, para que, em tempo algum, não haverá em qualquer de vós um coração mau de incredulidade, no se apartar para longe do Deus que está vivendo. {* Israel fiel ?}


13 Mas exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que é chamado Hoje, para que ninguém proveniente- de- entre vós seja endurecido pelo engano do pecado;
14 Porque temo-nos tornado participantes do Cristo, se na verdade retivermos- firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim 16,
15 Durante o ser dito: "Hoje, se ouvirdes a voz dEle (de Deus), vós não endureçais os vossos corações, como na provocação." Sl 95:7,8
16 Porque alguns, havendo-a ouvido, O provocaram, mas não (o fizeram) todos aqueles havendo saído proveniente- de- dentro- do Egito por meio de Moisés.
17 Mas com quem Ele Se indignou por quarenta anos? Porventura não foi com aqueles havendo pecado, cujos cadáveres caíram no deserto?
18 E a quem Ele jurou que não estavam indo entrar para o Seu repouso, exceto àqueles havendo descrido- desobedecido {*}? Sl 95:11 {* “543 apeitheia” significa “descrer” e, também, “obstinada, rebeldemente desobedecer”}
19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade deles.

Hebreus 4
1 ¶ Portanto, temamos para que, sendo-nos deixada a promessa de entrar para o repouso dEle (de Deus), não pareça algum proveniente- de- entre vós ficar para trás {*}. {* Nota He 3:11-19 e 6:1-20, sobre segurança da salvação.}
2 Porque também a nós estão tendo sido pregadas- as- boas- novas (o Evangelho), como a eles, mas a palavra da pregação não lhes deu proveito, não tendo sido mesclada- conjuntamente com a fé naqueles havendo-a ouvido.
3 Porque nós, aqueles havendo crido, estamos entrando para o repouso, (repouso) tal como Ele tem dito: "Assim jurei na Minha ira que não entrarão para o Meu repouso;" embora as obras dEle havendo sido acabadas desde a fundação do mundo. Sl 95:11
4 Porque em certo lugar (nas Escrituras) Ele tem dito assim, a respeito do dia sétimo: "E, no sétimo dia, Deus cessou proveniente- de- junto- de todas as Suas obras." Gn 2:2
5 E outra vez neste (mesmo) lugar (as Escrituras): "Que não entrarão para o Meu repouso." Sl 95:11
6 Portanto, uma vez que resta alguns entrarem nele (no repouso), e que aqueles a quem primeiramente havendo sido pregadas- as- boas- novas (o Evangelho) não entraram por causa de descrença {*} {**}, {* “543 apeitheia” significa “desobediência” e, também, “obstinada, rebelde descrença”} {** Nota He 3:11-19 e 6:1-20, sobre segurança da salvação.}
7 Determina outra vez um certo dia, "Hoje" (dizendo em Davi, muito tempo depois), como tem sido dito: "Hoje, se ouvirdes a voz dEle (de Deus), vós não endureçais os vossos corações {*}." Sl 95:7,8 {* Nota He 3:11-19 e 6:1-20, sobre segurança da salvação.}
8 Porque, se Josué lhes deu repouso, Deus não falava posteriormente a respeito de outro dia (de repouso).
9 Portanto, é deixado faltando ainda um repousar para o povo de Deus.
10 Porque aquele que entrou para o seu repouso, ele também cessou proveniente- de- junto- das suas próprias obras, como Deus cessou proveniente- de- junto- das obras dEle próprio.
11 Portanto, sejamos diligentes para entrar para aquele repouso, a fim de que ninguém caia no mesmo exemplo de descrença {*}. {* “543 apeitheia” significa “desobediência” e, também, “obstinada, rebelde descrença”}
12 Porque a Palavra de Deus está vivendo e é eficaz- poderosa, e mais afiada do que toda espada de dois gumes, e penetrando até à divisão tanto da alma como do espírito, tanto das juntas como das medulas, e é juiz dos pensamentos e intenções do coração.
13 E não há criatura alguma encoberta diante dEle (de Deus); mas todas as coisas estão nuas e tendo sido expostas aos olhos dAquele a Quem nós temos que prestar relatório.
14 Portando, tendo um grande sumo sacerdote (Jesus, o Filho de Deus) tendo passado através dos céus, nós retenhamos firmemente a nossa confissão.
15 Porque não temos um sumo sacerdote que não está podendo Se compadecer {*} das nossas fraquezas; porém Um em tudo tendo sido posto a prova conforme a nossa semelhança, ainda que sem pecado. {* "Simpatizar" = pensar e sentir igualmente à outra pessoa, particularmente as suas dores}
16 Portanto, cheguemos com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, para ajuda em- tempo- oportuno.

Hebreus 5
1 ¶ Porque todo o sumo sacerdote, sendo tomado proveniente- de- entre os homens, é constituído em benefício dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça tanto dádivas como vítimas sacrificiais em- lugar- dos {*} pecados; {* Ver nota 1Co 15:3}
2 Podendo compadecer-se ternamente daqueles sendo ignorantes e sendo enganados- feitos- extraviar; pois também ele mesmo está rodeado com fraqueza.
3 E por causa desta fraqueza ele deve fazer oferta em- lugar- dos {*} pecados, tanto concernente ao povo como também concernente a si mesmo. {* Ver nota 1Co 15:3}
4 E alguém não toma esta honra (o sacerdócio) para si, exceto aquele que está sendo chamado proveniente- de- dentro- de Deus, como também Arão foi chamado.
5 Assim, também, o Cristo não glorificou a Si mesmo, para Se fazer sumo sacerdote, mas glorificou Àquele havendo-Lhe dito: "Tu és o Meu Filho; Eu, hoje, Te tenho gerado {*}." Sl 2:7 {* Nota 1:5}
6 Como também Ele (Deus) diz, em outro lugar: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque." Sl 110:4
7 O Qual (Cristo), nos dias da Sua carne, quando havendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, tanto orações como súplicas Àquele que está podendo livrá-Lo para fora da morte, e havendo sido ouvido proveniente- de- junto- da 17 Sua temente- devoção,
8 Embora sendo Filho, aprendeu a obediência, proveniente- de- junto- daquilo que padeceu;
9 E, havendo Ele sido completado {*}, veio a ser o autor da eterna salvação para todos aqueles que O estão obedecendo; {* quanto às Suas obras}
10 Havendo sido chamado por Deus de sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque.
11 A respeito de Quem (de Cristo) a nossa palavra é muita para dizer e difícil de explicar; porquanto vos fizestes negligentes no ouvir.
12 Porque verdadeiramente, devendo serdes professores- mestres por causa do tempo, novamente tendes necessidade de alguém vos ensinar quais são os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito aqueles tendo necessidade de leite, e não de sólido mantimento.
13 Porque qualquer que está participando do leite é inexperiente na Palavra da justiça, porque é bebê.
14 Mas o mantimento sólido é para os completos em desenvolvimento, os quais, em razão do costume, estão tendo os sentidos tendo sido exercitados para discernimento tanto do bem como do mal.

Hebreus 6
1 ¶ Por isso, havendo deixado os princípios elementares da Palavra do Cristo, sejamos carregados até o completo desenvolvimento, não lançando de novo o fundamento do arrependimento para longe de obras mortas e (não lançando de novo o fundamento) de fé (apoiada) sobre Deus,
2 E da doutrina das submersõeS, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
3 E isto faremos, caso, tão somente, Deus o permita.
4 Porque é impossível 18 àqueles de uma vez por todas havendo sido iluminados, e havendo provado do dom- gratuito celestial, e havendo sido tornados participantes do Espírito Santo,
5 E havendo provado da boa Palavra de Deus e dos poderes do mundo que está vindo 19,
6 20 E havendo caído- para- um- lado, outra vez renová-los para arrependimento, assim novamente- crucificando o Filho de Deus para (salvação de) si mesmos, e O expondo à vergonha pública 21.

7 (Porque a terra, havendo embebido a chuva (aquela freqüentemente caindo sobre ela) e produzindo erva proveitosa para aqueles através de quem também é lavrada, recebe a bênção proveniente- de- junto- de Deus;


8 Mas aquela (terra) produzindo espinhos e abrolhos {*}, é reprovada, e perto está da maldição; da qual o fim é para a queima.) Gn 3:17,18 {* "Espinheiro" é árvore; "abrolho" é rama, trepadeira, ou baixo arbusto; ambos têm espinhos}

9 Mas quanto a vós, ó amados, temos sido feitos confiantes de coisas melhores, e coisas acompanhando a salvação, ainda que assim estamos falando.


10 Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que mostrastes para dentro do nome dEle, vós havendo servido aos santos e ainda estando servindo.
11 Mas estamos desejando cada um de vós mostrar a mesma diligência, para completa confiança da esperança que alcança até ao fim;
12 Para que não vos façais negligentes, mas sejais imitadores daqueles que, através da fé e da paciência, estão herdando as promessas.
13 Porque Deus, havendo feito a promessa a Abraão, então, uma vez que ninguém maior tinha segundo quem jurar, jurou segundo Si mesmo,
14 Dizendo: "Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei". Gn 22:16,17
15 E assim, depois de havendo esperado com paciência, ele (Abraão) alcançou a promessa.
16 Porque os homens na verdade juram segundo o superior a eles; e, para eles, o juramento para confirmação é o fim de toda a contenda.
17 Por isso, querendo Deus mais abundantemente mostrar aos herdeiros da promessa a imutabilidade do conselho dEle, Se interpôs (medianeiramente) com juramento;
18 Para que, através de duas coisas imutáveis nas quais é impossível Deus mentir, tenhamos a firme consolação (nós, aqueles havendo- corrido- para- refúgio) para lançar mão da esperança colocada diante de nós;
19 A qual (esperança) temos como âncora da alma, tanto segura como firme, e indo para- dentro do mais interior do véu, Lv 16:12
20 Onde Jesus, nosso precursor, entrou para nosso benefício, para sempre havendo Ele sido feito sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.



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