Gio equipe de visconde do rio branco revisional de geografia quarto bimestre professor edgar carvalho



Baixar 1,49 Mb.
Página1/5
Encontro27.10.2017
Tamanho1,49 Mb.
  1   2   3   4   5


Grupo 28


COLÉGIO EQUIPE DE VISCONDE DO RIO BRANCO

REVISIONAL DE GEOGRAFIA – QUARTO BIMESTRE - PROFESSOR EDGAR CARVALHO

ENSINO MÉDIO – SEGUNDA SÉRIE


  1. Autoridades governamentais e de organismos financeiros internacionais, agentes financeiros, representantes de agronegócio, acadêmicos, jornalistas e militantes de movimentos sociais e de organizações não governamentais têm atribuído o aumento dos preços dos alimentos a diversas causas.

Sobre o aumento dos preços dos alimentos no mundo entre 2007 e 2008, uma das causas levantadas pelo autor do texto acima relaciona-se a acordos de livre-comércio e políticas que desmantelaram a capacidade de alguns países produzirem seu próprio alimento, enquanto promoviam a agricultura de exportação e o crescimento das transnacionais.


No contexto apontado, essa seria uma causa de ordem econômica, especialmente relacionada
a) à oferta, devido ao aumento de preço dos fertilizantes.

b) à demanda, devido ao declínio do número de consumidores.

c) aos elementos conjunturais, devido ao aumento da inflação.

d) aos elementos estruturais, devido à opção pela política neoliberal.

e) aos elementos socioespaciais, devido à intensificação do processo de urbanização.


  1. A partir do fim do século XIX e, especialmente, no início do século XX, o capital financeiro passou a ter predominância no controle das atividades industriais e comerciais. Rudolf Hilferding, dentre outros, destacou-se pela análise deste fenômeno. Sobre o capital financeiro pode-se afirmar que:

I. O capital financeiro significa a unificação do capital. Os setores antigamente distintos, do capital industrial, comercial e bancário estão sob o controle da alta finança.

II. A política do capital financeiro perseguiu uma tríplice finalidade: em primeiro lugar a criação de um território tão vasto quanto possível; em segundo, a defesa deste território contra a concorrência estrangeira; em terceiro lugar, sua transformação em campo de exploração para os monopólios do país.

III. A história do capital financeiro significou o aumento da desconcentração da produção tendo como consequência o aumento da concorrência impessoal entre os bancos e a concorrência impessoal na indústria.

IV. A descolonização era a política do capital financeiro.

V. Normalmente um grande banco era o núcleo financeiro de um conjunto de empresas. Exemplo: National City Bank – Rockfeller; Standart Oil; Tobacco, Ice trust; Estradas de Ferro Gould.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
a) I, II e III.

b) I, II e V.

c) II, III e IV.

d) III, IV e V.



e) II, III e V.


  1. Observe o mapa:



  1   2   3   4   5


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal