Funções Orgânicas – Professor Rondinelle Gomes Pereira



Baixar 249,14 Kb.
Página1/5
Encontro26.03.2020
Tamanho249,14 Kb.
  1   2   3   4   5

Funções Orgânicas – Professor Rondinelle Gomes Pereira


Funções Orgânicas

A diversidade química dos compostos é ilimitada, visto as várias formas pelos quais os átomos se ligam e se organizam. Assim, para facilitar o estudo da química as substâncias são agrupadas de acordo com suas semelhanças. Esses agrupamentos recebem o nome de função. Portanto, função orgânica é um conjunto de substâncias orgânicas que possuem determinadas características em comum.

1 – Hidrocarbonetos

São compostos orgânicos constituídos apenas por carbono e hidrogênio. São divididos em:



    1. Alcanos

São hidrocarbonetos saturados, ou seja, que só possuem ligações simples. A fórmula geral de um alcano é CnH(n+2). Dá-se o nome para os alcanos colocando o prefixo relativo ao número e à posição dos carbonos acrescido da terminação ano.

Exemplos:





    1. Alcenos

São hidrocarbonetos que possuem ao menos uma ligação dupla em sua estrutura. Possuem fórmula geral CnHn – caso tenha apenas uma ligação dupla. Dá-se o nome para os alcenos acrescentando o prefixo relativo ao número e à posição dos carbonos acrescidos da terminação eno.

Exemplos:





    1. Alcinos

São hidrocarbonetos que possuem ao menos uma ligação tripla em sua estrutura. Dá-se o nome para utilizando o prefixo relativo ao número e à posição dos carbonos acrescidos da terminação ino.

Exemplos:





    1. – Hidrocarbonetos cíclicos

A cadeia carbônica pode ser cíclica. Nestes casos dá-se o nome de ciclo, acrescido do prefixo relativo ao número e à posição dos carbonos e a terminação relativa ao hidrocarboneto.

Exemplos:





  1. – Álcoois

São compostos que possuem um ou mais radicais hidroxilas (-OH) ligados diretamente a um carbono saturado. A terminação para nomeclatura é


  1   2   3   4   5


©livred.info 2019
enviar mensagem

    Página principal