Filhos da candinha – “nem melhor nem pior apenas uma escola diferente”



Baixar 41,24 Kb.
Encontro17.07.2017
Tamanho41,24 Kb.

IMPERADORES DO SAMBA

NÓS SOMOS A RESISTÊNCIA DO SAMBA
FESTIVAL DE SAMBA-ENREDO

R E G U L A M E N T O

EDIÇÃO 2011/2012

CAPÍTULO I

“DAS INSCRIÇÕES”

Artigo 1º - As inscrições serão feitas pelos próprios compositores, vinculados ou não as Escolas de Samba, gratuitamente, recebendo a sinopse do Tema-Enredo, Ficha de Inscrição e na aceitação dos termos deste Regulamento, que rege o Festival.
Local (1): Sede da IMPERADORES DO SAMBA

Av. Padre Cacique, 1567 – Menino Deus

Aos sábados a partir das 17hs

Local (2): festival2012@imperadoresdosamba.com.br

Observação a sinopse e ficha de inscrição estarão disponíveis no site da escola (www.imperadoresdosamba.com.br) e no blog exclusivo do festival (http://festival2012.wordpress.com), blog este que sempre trará a notícia em primeira mão.
Período das inscrições: 21 de maio/2011 a 25 de junho

(até às 22:00hs)
Artigo 2º - Para a efetivação da inscrição ao Festival :

a) Ficha de Inscrição devidamente preenchida em

formulário próprio, fornecido pela Entidade;

b) Letra do Samba-Enredo digitada e



gravação do audio;

c) Tratando-se de música composta em co-autoria, o

compositor deverá designar, na Ficha de Inscrição,

aquele que será o representante dos demais junto à Entidade;

d) Deverá constar os dados dos co-autores e seus

respectivos apelidos, se tiverem;

e) A não apresentação de qualquer dos quesitos (a, b, c, d),

do presente artigo, dentro do prazo estipulado no



artigo 1º, implicará a não homologação da inscrição

ficando o compositor fora do presente festival.




CAPÍTULO II

“DO SAMBA - ENREDO”

Artigo 3º - Os critérios a serem analisados :

I - O Samba-Enredo é a ilustração poética e melódica do Enredo. Sua letra se refere ao Enredo apresentado pela Escola de Samba, devendo por conseguinte, haver compatibilidade entre o tema e a letra.

II - Os Sambas-Enredo possuem estilos característicos e versejar próprios, a mesma medida que não deverá ser julgado como peça erudita, mas como expressão de línguagem popular, não lhes devem ser exigidos esquemas fixos de métrica e rima.

III - O Samba-Enredo poderá ainda ser descritivo e/ou interpretativo. Descritivo é aquele que relata minuciosamente o enredo. Interpretativo é aquele que conta o Enredo sem fixar-se em detalhes, mas contendo implicitamente, a idéia e o espírito das principais passagens do Enredo.

IV - O Samba-Enredo inscrito no presente Festival, obrigatóriamente, deverá ser inédito.
CAPÍTULO III

“DO CONCURSO”

Artigo 4º - O Festival de Samba-Enredo será efetuado em três (03) etapas a saber:

1ª Etapa: Todos os sambas-enredo cujas inscrições estiverem homologadas (artigo 2º) serão analisados internamente pelo Depto. de Carnaval e Direção Administrativa da Entidade, a quem caberá, de acordo com as necessidades da Entidade e do artigo 3º, escolher os sambas-enredo que passarão para a etapa seguinte.

OBS.: Será divulgado no dia 27 de junho pelo site da Entidade (www.imperadoresdosamba.com.br) e pelo blog do festival (http://festival2012.wordpress.com) os classificados para a 2ª Etapa. No caso de nenhum samba-enredo inscrito preencherem os pré-requisitos supramencionados, o Departamento de Carnaval fará uso do Art. 15º e das Disposições Gerais deste Regulamento.

2ª Etapa: Deverão participar todos os concorrentes que ultrapassarem a 1ª Etapa.

OBS.: Nesta etapa serão realizados cortes de sambas periódicos no período do dia 27/junho à 25/julho (sem a necessidade de apresentação ao vivo do mesmo, os quais serão realizados pela gravação) com a divulgação dos sambas classificados e eliminados através do site da entidade (local 2) supramencionado (nas segundas-feiras no período retro dos cortes).
Passarão à terceira () Etapa (e final) os sambas que chegarem ao final desta Etapa ().
3ª Etapa: Deverão participar todos os concorrentes que ultrapassarem a 2ª Etapa. Nesta Etapa os Sambas classificados deverão apresentar-se na Quadra de Ensaios da Escola (local 1), sendo que terá uma eliminatória no dia 30 de julho e a grande final no dia 06 de Agosto, utilizando o Intérprete Oficial da IMPERADORES DO SAMBA e seu grupo de apoio, tanto na eliminatória quanto na final.

OBS.: Caso o compositor preferir poderá apresentar-se com o seu próprio grupo (intérprete, sustentação, cavaco, violão etc.), porém, o samba vencedor deste Festival será cantado (anunciado) pelo Intérprete Ofícial da IMPERADORES DO SAMBA.
Artigo 5º - Serão atribuídas notas segundo as disposições abaixo específicadas :

Os quesitos serão :



LETRA - MELODIA - HARMONIA

I - Cada um dos quesitos terá quatro (04) sub-itens, passando pelo meio (0,5) ponto, até o máximo de três (3,0) pontos (LETRA e MELODIA), sendo que a HARMONIA passa pelo meio (0,5) ponto, até o máximo de um e meio (1,5) pontos. A adição destes sub-itens não deverá ultrapassar a doze (12) pontos (LETRA E MELODIA) e seis (6) pontos (HARMONIA), sendo que a nota geral será obtida pela simples adição dos três (03) campos, que não deverá ultrapassar a trinta (30) pontos cada um.

II - Quanto ao desempate, se houver necessidade, serão levados em consideração as notas específicadas nos sub-itens, na seguinte ordem: LETRA – MELODIA – HARMONIA, caso ainda persista o empate, o vencedor será decidido pelo Departamento de Carnaval dentro dos critérios do artigo 4º, 1ª Etapa.

III - Na LETRA, deverão ser observados :

SUB-QUESITOS Valores

a) Objetividade ..................................................................... três (3,0)

a) Clareza ............................................................................. três (3,0)

a) Precisão (letra dentro da temática do Enredo) ................. três (3,0)

a) Encadeamento (letra dentro da cronologia do Enredo) .... três (3,0)

IV - Na MELODIA, deverão ser observados :

SUB-QUESITOS Valores

a) Se a divisão é perfeita ...................................................... três (3,0)

a) Se a harmonia prima para que todos cantem ................... três (3,0)

a) Criatividade .................................................................. três (3,0)

a) Originalidade (melodia inédita) ..................................... três (3,0)

V - Na HARMONIA, deverão ser observados :

SUB-QUESITOS Valores

a) Do canto: a constatação da perfeita igualdade do canto,

da letra e melodia do samba,

pela totalidade do conjunto .............................. um e meio (1,5)

b) Harmonia do samba: o entrosamento, é a permanência do andamento

com o ritmo sem haver alteração ..................... um e meio (1,5)

c) A manutenção da tonalidade ............................................ um e meio (1,5)

d) A continuidade e inalterabilidade do canto ...................... um e meio (1,5)



CAPÍTULO IV

“DA PREMIAÇÃO”

Artigo 6º - O primeiro colocado terá direito a uma premiação de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), além de um troféu.
CAPÍTULO V

“DAS APRESENTAÇÕES E OBRIGAÇÕES”

Artigo 7º - A ordem de apresentação dos Sambas-Enredo será estabelecida através de sorteio em reunião do Departamento de Carnaval e os concorrentes, 15 minutos antes do começo das apresentações (eliminatória e final).

Parágrafo Único - Não caberá, por parte dos concorrentes, qualquer discordância quanto à ordem de apresentação de suas músicas, após o sorteio. Sua ausência ou atraso, na ordem e horário marcados, implicará em desclassificação sumária.

Artigo 8º - A IMPERADORES DO SAMBA disponibilizará o Intérprete Oficial e seu apoio para a defesa/apresentação dos Sambas na final (cf. art. 4º - 3ª Etapa). OBS.: Caso o compositor preferir poderá apresentar-se com o seu próprio grupo (intérprete, sustentação, cavaco, violão etc.), porém, o samba vencedor deste Festival será cantado (anunciado) pelo Intérprete Ofícial da IMPERADORES DO SAMBA.

Artigo 9º - A IMPERADORES DO SAMBA reserva-se o direito de divulgação e gravação dos samba enrêdo que ficar na primeira colocação no presente Festival.

Artigo 10º - Cada Samba-Enredo concorrente será apresentado quatro (04) vezes, sendo que duas (02) vezes somente com a Harmonia e a 3ª e 4ª vez, Harmonia com a mini-bateria, não podendo ultrapassar este limite.

Artigo 11º - Haverá cinco (05) minutos de intervalo, entre uma apresentação e outra. O horário de início e fim deverá ser observado pelos participantes, sendo que a Coordenação de palco designada pelo Departamento de Carnaval ficará incumbida de sinalizar o início e o término de cada apresentação.

Artigo 12º - O samba-enredo que for o primeiro colocado (1º) no Festival de Samba-Enredo da IMPERADORES DO SAMBA, após escolha dos jurados, será de plena e total propriedade da Entidade, cujo(s) autor(es) assinará(ão) o(s) termo(s) respectivo(s), estando sujeitos a qualquer alteração, se houver necessidade, de acordo com os objetivos da Entidade e do Tema-Enredo.

Artigo 13º - Os casos omissos neste Regulamento serão apreciados e solucionados pelo Departamento de Carnaval e Direção Administrativa da Entidade.

Porto Alegre, maio de 2011.



_______________________________

Braulio Pontes Neto – Diretor de Carnaval.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal