Festival de Inverno de Paranapiacaba



Baixar 8,42 Kb.
Encontro19.08.2017
Tamanho8,42 Kb.



PROJETO DE LEI Nº 974 , DE 2011
Inclui no calendário turístico do Estado o "Festival de Inverno de Paranapiacaba", no Município de Santo André.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:
Artigo 1º- Fica incluído no calendário turístico do Estado o "Festival de Inverno de Paranapiacaba", que se realiza anualmente no mês de julho, no Município de Santo André.

Artigo 2º- Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICATIVA
Santo André preserva no alto da Serra do Mar um importante patrimônio histórico: a Vila de Paranapiacaba. Localizada a cerca de 50 km da capital, nasceu a partir de 1860 durante a construção da ferrovia São Paulo Railway e manteve características inglesas como a arquitetura. O clima também colabora com a charmosa neblina que envolve o local no inverno. 

Tendo como um de seus objetivos fomentar o turismo no destino, a Prefeitura de Santo André realiza o Festival de Inverno de Paranapiacaba, que neste ano chega à décima primeira com o apoio do SESC SP.

No evento, já tradicional no calendário da cidade, o público poderá conferir alguns dos melhores nomes da música popular brasileira em apresentações em diversos pontos da vila. Neste ano estão programados shows com nomes como Pato Fu, Milton Nascimento, Lenine, Baile do Simonal, Teatro Mágico e Jorge Vercillo.

Além das apresentações, outras atrações são a alimentação, o artesanato local e o patrimônio histórico tombado pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).

O Festival de Inverno de Paranapiacaba surgiu em 2001, com pequena programação. Desde então, a cada ano as atrações são incrementadas. Já se apresentaram durante o evento artistas como Luis Melodia, Seu Jorge, João Bosco, Lenine, Tom Zé, Zeca Balero, Toquinho, Lô Borges, Oswaldo Montenegro, Luiza Possi, Mariana Aydar, Toquinho, Luciana Mello e Ná Ozzeti. A música instrumental é outra marca do Fip, o qual já contou com a participação de Egberto Gismonti, Leo Gandelman, Uakti, Duofel e Hermeto Pascoal, entre outros. Os músicos da região também têm espaço garantido para mostrar seu trabalho.

Em 2010 o festival teve recorde de público com cerca de 120 mil visitantes durante os três fins de semana e curtiram a música, a comida, o artesanato e o clima londrino do local.

Diante do exposto, reconhecendo no incremento ao turismo importante instrumento para o engrandecimento social e econômico de nosso Estado, conto com o apoio de meus nobres pares para a aprovação do presente projeto de lei.


Sala das Sessões, em 5-10-2011

a) José Bittencourt - PDT



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal