Festa Maior de Santo Expedito: o santo das causas justas e urgentes



Baixar 11,5 Kb.
Encontro07.08.2017
Tamanho11,5 Kb.



PROJETO DE LEI Nº 453 , DE 2008
Inclui no Calendário Turístico do Estado a "Festa Maior de Santo Expedito: o santo das causas justas e urgentes" no município de Santo Expedito.



A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

Artigo 1º - Fica incluído no Calendário Turístico do Estado a “Festa Maior de Santo Expedito: o santo das causas justas e urgentes” que se realiza anualmente no dia 19 de abril no município de Santo Expedito.
Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


JUSTIFICATIVA

O município de Santo Expedito, na região da Alta Sorocabana, desde abril de 1997, com a vinda de romeiros de São Paulo que chegaram a cavalo ao município, liderados pelo Cel. da PM o Sr. Pedro Pereira Matheus, devoto de Santo Expedito, que lá chegou para agradecer graça recebida por ocasião da cura de grave enfermidade de sua mãe, passou a ser visitado por um número crescente de fiéis.


O templo dedicado a Samto Expedito sempre foi objeto de veneração. Mas, após esta primeira iniciativa e ampla divulgação da imprensa, o município com cerca de 2.700 habitantes passou a receber número crescente de romeiros que atingem hoje 100 mil romeiros e visitantes.
A Prefeitura e a Câmara Municipal assumiram a responsabilidade pela organização e operacionalização do evento, desenvolvendo programas de treinamento para o comércio formal e informal, bem como desenvolvendo programa de treinamento para turismo receptivo. Transformou-se o município de Santo Expedito em um centro importante do Turismo Religioso em todo o Estado de São Paulo.

Providências administrativas têm sido tomadas com a construção de coreto da praça central para a celebração de missas ao ar livre todo dia 19 de cada mês e, especialmente, no dia 19 de abril, dia da Festa Maior de Santo Expedito, com grande estruturas para celebração de missas.


A Prefeitura desenvolve projetos para construção de um novo Santuário, numa área de seis alqueires, em local aprazível e investindo, ao mesmo tempo, na preservação do meio ambiente, para aparelhar a cidade para receber a imensa população de visitantes que se desloca para o município. A Festa Maior de Santo Expedito transformou-se, assim, em estância do Turismo Religioso Regional.

Trabalhos já foram realizados, neste ano de 2008, com participação dos cidadãos da comunidade, ajudados pelo Tiro de Guerra de Presidente Prudente, quando foram plantadas 50 palmeiras imperiais e 20 oitis. No dia do meio ambiente, foram plantadas 1.000 mudas de árvores nativas, trabalho que se estenderá até atingir 16 mil mudas de árvores nativas e 1.770 árvores exóticas, com a implantação de trilha de pergrinação e de reflexão, além do fortalecimento das questões relativas à preservação da vida através da água, flora e fauna, com o apoio e paerticipação do SOS Mata Atlântica.


Pelas razões acima expostas, pedimos o apoio e o voto favorável de nossos pares para aprovação do presente Projeto de lei nesta casa parlamentar.


Sala das Sessões, em 24-6-2008
a) Mauro Bragato - PSDB


SPL - Código de Originalidade: 809045 230608 1756




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal