Fatos Divertidos sobre Shrek 2



Baixar 14,31 Kb.
Encontro11.07.2018
Tamanho14,31 Kb.

Fatos Divertidos sobre Shrek 2

Data: 16/6/2004 23:39:00

 

Uma equipe de aproximadamente 300 pessoas trabalhou durante três anos para levar para a tela grande a seqüência tão aguardada do filme de sucesso de 2001 e vencedor do Oscar Shrek. Shrek 2 reúne as vozes de Mike Myers, como Shrek, Eddie Murphy, como o Burro, e Cameron Diaz, como a Princesa Fiona. No elenco estrelado de vozes estão ainda a atriz vencedora do Oscar Julie Andrews e o ator indicado ao Oscar John Cleese, respectivamente nos papéis dos pais de Fiona, a Rainha Lillian e o Rei Harold; Antonio Banderas faz o Gato de Botas; Rupert Everett, o Príncipe Encantado; e Jennifer Saunders, a Fada Madrinha.



Sobre os Personagens
Além dos nossos personagens favoritos do primeiro filme - o Homem Biscoito, Pinóquio, os 3 Porquinhos, o Lobo Mau, o Espelho Mágico e os 3 Ratinhos Cegos -, Shrek 2 apresenta outros personagens dos contos de fadas, como o Gato de Botas, a Bela Adormecida, o Pequeno Polegar e Tumbelina, o Capitão Gancho, a Irmã Feia, o Padeiro, o Cavaleiro Sem Cabeça, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria.
O personagem do Gato de Botas foi desenhado originalmente para se parecer com Warren, o gato cinza do diretor Andrew Adamson. Quando ficou decidido que o Gato seria alaranjado, o outro gato de Andrew, Joshua, roubou o papel.
Tanto Larry King como Joan Rivers participam do elenco de vozes. Na versão em inglês, Larry King faz a Irmã Feia que trabalha no Bar Maçã Envenenada (na versão dublada, este trabalho ficou a cargo do jornalista Pedro Bial) e Joan faz a voz dela mesma.

Referências e Homenagens:


Como o grande momento Matrix no original Shrek, há também referências engraçadas que prestam homenagens a vários filmes e programas de TV em Shrek 2, como: O Homem Aranha, O Senhor dos Anéis, Missão: Impossível, A Primeira Noite de Um Homem, A Um Passo da Eternidade, O Mágico de Oz, A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, Cinderela, Spirit - O Corcel Indomável, Peter Pan, Annie, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Adivinhe Quem Vem para Jantar, Entrando numa Fria, A Máscara do Zorro, Frankenstein, O Corcunda de Notre Dame, Banzé no Oeste, Os Caça-Fantasmas, Sanford and Sons, Cops, Rawhide, Uma Linda Mulher, Caçadores da Arca Perdida, Flashdance, As Panteras - O Filme e O Senhor dos Anéis.
A Terra de Tão, Tão Distante resultou de uma mistura de Hollywood com Rodeo Drive, em Beverly Hills.
Várias lojas conhecidas de Beverly Hills foram alvo de brincadeiras no filme tendo os seus nomes alterados como: Abercrombie & Witch, Saxxon Fifth Avenue, Fe-Fi-Fo Schwarz, Versarchery, Pewtery Barn, Armani Armoury, Baskin Robbinhood, Tower of London Records, Gap Queen, Barney's Old York, National Inquisitor, Farbucks, Banana Kingdom, Old Knavery, Joust Ralph Lancer, Cinderella Shoes.

Observações sobre a História e a Edição:


Mais de 43 mil painéis (desenhos individuais de storyboard) foram filmados e enviados para edição no AVID. Juntos, eles têm uma extensão 47 vezes maior que a Ponte Golden Gate.
Muitos artistas e membros da equipe técnica fazem as vozes dos personagens no filme, como o Head of Story Chris Miller, que faz a voz do Espelho Mágico; Cody Cameron, que faz a voz do Pinóquio e dos 3 Porquinhos; o diretor Conrad Vernon faz a voz do Homem Biscoito; o produtor Aron Warner faz a voz do Lobo Mau; e a diretora Kelly Asbury faz a voz do pajem que convida Shrek e Fiona à Terra de Tão, Tão Distante.
Para conciliar o trabalho do elenco internacional, a equipe precisou voar para cidades como Londres, Toronto e Nova York para gravar as vozes dos atores principais.
Quando ouvimos o Burro cantar o tema de Rawhide enquanto a trupe parte rumo à Terra de Tão, Tão Distante, na verdade é um segmento retirado da atração Shrek 4D.

Observações sobre o Departamento Artístico e o Departamento de Desenho de Personagens:


Os personagens principais em Shrek e Shrek 2 foram todos desenhados, inicialmente, em pequenas esculturas, chamadas maquetes. Entre os dois filmes, cerca de 100 esculturas ainda menores, chamadas clay sketches de "barro" foram feitas antes de as maquetes finais serem escolhidas.
Os desenhistas de personagens usaram 136 quilos de "barro clássico" para criar 50 esculturas clay sketches antes da escalação final de sete personagens principais de Shrek 2.
As portas do celeiro onde Shrek e o Burro sofrem a transformação podem mover-se para dentro e para fora, coisa que uma porta com dobradiça não pode fazer.
As árvores em volta da Taverna Maçã Envenenada foram construídas originalmente para a atração Shrek 4D, nos Universal Studios.

Observações sobre a Animação:


Um animador pode criar de três a cinco segundos de animação por semana.
Se houvesse apenas um personagem de cada vez na tela, a animação levaria mais de quatro horas (sem incluir as multidões).
Houve mais de 1.100 ciclos de animação separados, criados para as multidões ao fundo.
Embora a maioria dos personagens humanos compartilhe do mesmo controle de corpo e rosto, cada um tem controles separados para cabelo e vários elementos especiais, como armadura, espadas, etc para os tornarem diferentes.

Estatísticas do Controle de Animação


Controle de animação é um controle preparado dentro do computador para cada parte diferente de um personagem, por exemplo: rosto, corpo, cabelo, etc. Esses controles permitem ao animador criar os movimentos. Exemplo: animação dos personagens. Abaixo, as estatísticas do número de controles de animação para os personagens principais apresentados em Shrek 2.
Shrek:
Rosto 180
Corpo 330

Fiona:
Rosto 180


Corpo 330

Burro:
Rosto 180


Corpo 330

Gato de Botas:


Rosto 201
Corpo 540
Chapéu 129
Rabo 207
Cinto 66
Bigodes 53
Botas 126

Príncipe Encantado:


Rosto 200
Corpo 395
Armadura 134
Cabelo 80
Espada 27

Rainha Lillian:


Rosto 200
Corpo 395
Cabelo 55

Rei Harold:


Rosto 200
Corpo 395
Cabelo 24

Fada Madrinha:


Rosto 200
Corpo 395
Cabelo 24

"Mulher Genérica A":


Rosto 200
Corpo 395
Cabelo 24

Se um animador tivesse que criar toda a animação, levaria aproximadamente 47 anos e meio para concluir o trabalho.


A média de duração de uma tomada é de aproximadamente cinco segundos. Apesar de o tempo exato depender da complexidade da ação, digamos que um animador pode criar cinco segundos de animação para um único personagem em dois dias. Assim, seriam necessários dois mil dias ou cerca de cinco anos e meio para animar uma tomada de cinco segundos contendo uma multidão de mil personagens. E se um filme tivesse um minuto de animação desse tipo, uma equipe de dez animadores necessitaria de seis anos e meio, trabalhando sete dias na semana para criá-la!
O departamento de animação gastou 9,5 homem-anos numa sala escura revendo as tomadas.
Há 5.884 personagens, incluindo multidões e personagens genéricos.
A média do número de personagens visto por tomada é de 4,3.
Há aproximadamente 163 tipos exclusivos de personagens; desses, 18 são considerados principais e 19 secundários.
Um personagem genérico como a "Mulher A" tem seis tipos de cabelos diferentes. Cada um desses estilos tem aproximadamente dez vezes mais "guias de cabelos" do que de um personagem do filme original.
Há aproximadamente mil personagens exclusivos na multidão.
Shrek e Fiona não tinham pés nem dedos dos pés. Só em Shrek 2 é que eles aparecem descalços em algumas seqüências. Antes disso, eles calçavam sapatos.
Mais de 70 chapéus foram criados para as pessoas genéricas. Eles foram usados para acrescentar variedade às multidões e também para mudanças genéricas de personagens, como o Padeiro.

Estatísticas de Efeitos


Cerca de 100 mil partículas foram usadas para propiciar o brilho do cabelo da Fada Madrinha.
35 gigabytes de dados foram necessários para criar e armazenar as bolhas do lodo.
A onda do oceano que quebra em cima de Shrek e Fiona durante a montagem de Lua-de-Mel requisitou que dois animadores trabalhassem cinco semanas seguidas para criar 159 níveis separados e ajustar 1.937 parâmetros para poderem produzi-la.
A maior imagem de multidão aparece quando Shrek e Fiona chegam no castelo de Tão, Tão Distante. Os animadores simularam 5.819 personagens, dos quais pelo menos 3.383 são visíveis em todos os quadros.
A seqüência do saco de dinheiro "Daddy's Evil Plot" contém 71 moedas de ouro.
O "P" que o Gato de Botas desenha numa árvore, bem ao estilo do Zorro, lança 13.208 estilhaços de poeira e serragem.
Shrek 2 testemunhou a expansão da simulação da dinâmica dos fluidos para incluir efeitos atmosféricos como nevoeiro e vapor. A fumaça que sai das xícaras de chá e da comida, bem como o nevoeiro, foram criados a partir da resolução de equações matemáticas que descrevem como os fluidos fluem.
A fumaça do caldeirão representa volume graças às técnicas desenvolvidas para os pêlos. Grande parte das tomadas de vapor apresenta partículas e a de uma xícara de chá fumegando foi obtida a partir de 6.421.800 partículas por quadro.
Mais de 80% de Shrek 2 utiliza uma forma de iluminação global, chamada bounce shader. Desenvolvido na PDI/DreamWorks, o bounce shader baseia-se na forma como a luz se move naturalmente de uma superfície para outra até o infinito. Esse processo não foi utilizado no primeiro Shrek.

Estatísticas de Iluminação:


Nas duas últimas seqüências do filme, há de 500 a 800 luzes por tomada. As fontes de luz nessas tomadas incluíram candelabros, lanternas de papel, velas votivas, focos, luzes de palco e luzes para personagens e multidões.
A média de quantidade de luz utilizada em uma tomada de Shrek 2 foi de 887, em oposição às 217 do filme original. São quatro vezes o número de luzes!

Informações Técnicas:


Na média, cada iluminador, animador de efeitos, surfacer, matte painter e completion artist calibrou seu monitor de computador a cada dois dias e meio, resultando em 12 vezes por mês ou 144 vezes num ano!
Em Shrek 2, 1.200 ciclos pediram um terabyte de espaço de disco. Isto é 400 vezes a quantidade de informação disponível na maioria das enciclopédias multimídia!

Trivialidades de Produção:


Se esticado, o filme teria 2,5 quilômetros de comprimento.
Durante o curso da produção de Shrek 2, nasceram mais de 45 bebês, filhos de funcionários da PDI/DreamWorks.
Há 996 falas no roteiro de Shrek 2, contra as 817 do filme original.
Aproximadamente 13 mil galões de água, suco, café, chá e refrigerantes foram consumidos pelos animadores enquanto trabalharam no filme.
A equipe de Shrek 2 bebeu 100 mil xícaras de café expresso durante a sua produção.
Mais de 22 modelos foram desenhados e criados para o interior da loja "Versarchery", depois cortada do filme.

 

Divulgação



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal