Falecimento do Professor Doutor Arlindo Garcia Moreno



Baixar 25,22 Kb.
Encontro04.07.2018
Tamanho25,22 Kb.

Falecimento do

Professor Doutor Arlindo Garcia Moreno



A APAMVET, constrangida comunica à classe Veterinária Paulista a infausta noticia do falecimento do bom amigo, dedicado colega e ilustre Professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo.

Prof. Dr. Arlindo Garcia Moreno faleceu na manhã do dia 5 de abril na cidade de Pirassununga, onde residia, a APAMVET não poderia deixar de se manifestar neste momento de luto da Classe Veterinária de São Paulo.

A lembrança do querido e saudoso mestre da Medicina Veterinária Arlindo Garcia Moreno continuará viva na memória das diversas gerações de Veterinários e Zootecnistas Brasileiros, principalmente dos Paulistas, para cuja comunidade acadêmica, cientifica, profissional e social contribuíram com extrema dedicação e grande competência, assim como, com certeza, continuará inspirando todos os que conviveram com ele, confirmando a verdade profunda da consoladora afirmação de Guimarães Rosa: “As pessoas não morrem, ficam encantadas”.

A seguir apresentamos a noticia apresentada pela Diretoria da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo e assinada por seu Digno Diretor Professor Doutor Enrico Lippi Ortolani, praticamente, na integra com apenas alguns detalhes de formatação.

"Professor Arlindo Cumpriu Sua Missão Por Aqui

Homenagem póstuma ao

Professor Doutor Arlindo Garcia Moreno
Faleceu na manhã do dia 5 de abril na cidade de Pirassununga, onde residia, o Prof. Dr. Arlindo Garcia Moreno, com 88 anos bem vividos. Seu corpo foi velado no Cemitério Municipal de Pirassununga e foi enterrado no jazigo da família no Parque do Bom Jesus, na mesma cidade. Ele ajudou a fazer parte de nossa história, principalmente no Campus de Pirassununga, onde atuou como professor por mais de 34 anos na disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Animal (TPOA)

Arlindinho”, como era popularmente chamado, devido a sua baixa estatura, nasceu na cidade de São Carlos-SP em 1926. Mudou-se para a cidade de São José do Rio Preto onde concluiu seu curso secundário. Interessou-se pela Medicina Veterinária ainda garoto, fazendo o vestibular na então FMV/USP, no ano de 1953 se formando na 19ª turma, em 1956. Na Faculdade, se apaixonou por TPOA-Tecnologia de Produtos de Origem Animal, disciplina na época, ministrada pelos saudosos Professores Dr. Paschoal Mucciolo, Dr. Omar Jaques Marzagão Barbuto e Dr. Elhiel Schwartz. Schneider. No ano seguinte a sua formatura ingressou na FMV - tradicional Faculdade da USP em seu berço de criação na Rua Pires da Motta 159, inicialmente, como Tecnologista, sendo promovido um ano e meio após a Assistente junto a Cátedra de Indústria, Inspeção e Conservação dos Produtos Alimentícios de Origem Animal.



No decorrer de alguns anos ministrou a disciplina de sua paixão nas dependências da Rua Pires da Motta, na Aclimação, em São Paulo, se mudando alguns anos após para a Cidade Universitária [CUASO-Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira]- Campus Universitário da USP no Butantan e depois para o CIZIP- Centro Intraunidade de Zootecnia e Indústrias Pecuárias Fernando Costa, em Pirassununga/SP. Em grande parte de sua carreira ficou lotado no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal - VPS, se transferindo ao final da mesma no que é hoje o Departamento de Nutrição e Produção Animal - VNP.

Lá em Pirassununga, Arlindo encontrou boa infraestrutura para desenvolver suas atividades práticas, pois o CIZIP tinha como um dos seus dois Cursos Técnicos, um especializado em Laticínio e Produtos de Origem Animal, contando com Usina de Beneficiamento de Leite e Matadouro, além de inúmeras criações de animais de produção, bem implantadas e estabelecidas. O Prof. Arlindo Garcia Moreno, conjuntamente, com seu guru científico, Prof. Omar Barbuto, contribuiu para a melhoria e aperfeiçoamento dessas benfeitorias.

É de se destacar que o Colega Arlindo foi Vice-Diretor do CIZIP no período de 1981 a 1982, tendo participado na Administração de todas as atividades lá desenvolvidas pela FMVZ-USP. Essas atividades passaram para USP, no ano de 1990, quando o CIZIP foi transformado em Campus de Pirassununga da Universidade de São Paulo. Desta maneira considera-se que a atuação do Colega Arlindo na administração do CIZIP corresponderia atualmente às funções do Prefeito do Campus de Pirassununga.

Como a maioria dos Assistentes da FMV-USP da década de 60 do século passado, o Veterinário Arlindo realizou seu mestrado na área de reprodução animal, concluindo-o em 1968. Embora, o curso de Pós-graduação em nível de Mestrado fosse da área de Reprodução Animal, aproveitou-se um dispositivo da antiga legislação, defendendo dissertação de mestrado dentro de sua especialidade profissional, sempre sob orientação do Professor Barbuto: “Observações sobre a conservação da ostra, Ostrea rafinesque, 1815, Linnaeus, pelo sal de cozinha”.

Em novembro de 1971, defendeu sua tese de doutoramento na FMVZ com a apresentação do trabalho intitulado: “Contribuição para o estudo de alguns métodos descontaminantes da pimenta-do-reino, variedade preta e branca, utilizadas como condimento na indústria de carnes”. Além de seu orientador, Prof. Omar Marzagão Barbuto, elencou a banca o famoso catedrático da UFF-Universidade Federal Fluminense Prof. Dr. Miguel Cioni Pardi. Sua tese de livre-docência foi defendida no ano de 1980, com o tema: “Emprego de nitrito de sódio em diferentes dosagens na preparação de mortadelas”.

Arlindo Garcia Moreno formou muitos discípulos, entre eles alguns que se transformaram em futuros professores da área de Tecnologia de Produtos de Origem Animal - TPOA de nossa Faculdade e de outras paragens. Como professor era brincalhão e descontraído e gostava mais de ministrar aulas práticas que teóricas. Muitos estudantes ainda se lembram como se deve fazer manteiga, queijo e embutidos graças às suas preleções práticas.

Com a criação do Curso de Zootecnia, anexo à FMVZ da USP, no ano de 1978, o Prof. Dr. Arlindo Garcia Moreno também passou a ministrar aulas para os alunos deste curso. Algumas turmas de ambos os cursos o indicaram como Professor Homenageado, recebendo a distinção máxima de Patrono da 48ª Turma da FMVZ, no ano de 1978, e de Paraninfo na 7ª turma de Zootecnia, no ano de 1988.

Após muitos anos de bons serviços nosso querido amigo Arlindinho decidiu se aposentar em junho de 1991. Quando estava achando que iria descansar foi chamado às pressas para ministrar sua disciplina predileta na graduação da FMVZ no ano de 1994, visto a súbita saída do Professor que o substituiu e que ingressou numa outra Universidade de renome. Estudantes daquela turma me relataram a paixão do velho mestre em ensiná-los como temperar uma linguiça e cortar o coalho para a formação do futuro queijo.

A partir da época que a prática de corridas se tornou febre nacional, Arlindo a ela se engajou como dedicado adepto do pedestrianismo, percorrendo regularmente grandes distâncias a baixas velocidades no Campus de Pirassununga, sempre trajando vistoso agasalho vermelho. Sua persistência e entusiasmo pelo pedestrianismo levaram muito colegas a seguirem seus passos lentos, mas constantes e seguros.

Arlindo casou-se com a Sra. Teresa Franchini Garcia Moreno e teve cinco filhos, oito netos e um bisneto. Suas convicções profissionais fizeram escola dentro de casa, pois seu filho José Franchini Garcia Moreno se tornou importante especialista em sua área, sendo hoje responsável pelo Laboratório de Pesquisa na Qualidade do Leite (QUALILEITE), capitaneado pelo Prof. Marcos Veiga dos Santos, no Departamento de Nutrição Animal e Produção Animal – VNP da FMVZ-USP.

Em nome da Comunidade e da Diretoria da FMVZ-USP enviamos condolências aos familiares e amigos e agradecemos a importante contribuição e amizade proporcionada pelo Prof. Arlindo G. Moreno a todos nós.

Texto de Enrico Lippi Ortolani

Diretor da FMVZ-USP"

Transmitido pela AEXA-FMVZ/USP

E referendado pela APAMVET com formatação do Acadêmico Eduardo Harry Birgel, para inserção na pagina virtual www.apamvet.com.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal