Exercícios revisão enem 2014 3º ano prof.: Gabriel augustus – geografia 1



Baixar 393,2 Kb.
Página1/3
Encontro19.10.2017
Tamanho393,2 Kb.
  1   2   3

EXERCÍCIOS REVISÃO ENEM 2014 - 3º ANO

Prof.: GABRIEL AUGUSTUS – GEOGRAFIA
1. Leia o texto seguinte:

"O PIB per capita da Coréia do Sul, em 1970, era de U$ 275, cerca de 75% do PIB per capita brasileiro. Em 1975, a renda per capita da Coréia do Sul era de U$ 250, cerca de metade da brasileira, enquanto que o PIB brasileiro era quatro vezes maior que o PIB sul coreano. Entre 1980 e 1999, o crescimento médio do PIB sul coreano foi de 7,6% ao ano, contra o crescimento médio do PIB brasileiro de 2,9% ao ano, no mesmo período. Em 2001, o PIB per capita sul coreano é de 2,5 vezes maior do que o brasileiro".

Adaptado de: CAVALCANTI, M. Conhecimento e desigualdade. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ/CRIE. 2003.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas.

I. Em 1980 a Coréia do Sul registrou oito patentes nos EUA, enquanto o Brasil registrou 24 patentes. Em 1999, a Coréia do Sul tinha registrado 3.314 patentes contra apenas 98 patentes brasileiras. Isso se deu em consequência do investimento sul coreano de 3% do PIB ao ano em Ciência e Tecnologia, com percentuais crescentes, enquanto o Brasil chegou lentamente no ano 2000, com apenas 1% investido em Ciência e Tecnologia.

II. O governo sul coreano herdou o programa de reforma agrária, realizada nos anos de 1950 sob inspiração norte americana. Também foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo geral (pessoas com mais de 15 nos de idade) caiu de 15% a população para menos de 2,5% da população em 1999. No Brasil, a taxa de analfabetismo é de 11,1% de pessoas acima e 15 anos. Este índice equivale a 14 milhões de brasileiros analfabetos.

III. "O Brasil tem concentrado sua economia nos fatores tradicionais de produção", de acordo com economista francês Jean Baptist Say (1767-1832), o primeiro estudioso a definir terra, capital e trabalho como os três principais fatores de produção. A Coréia do Sul, por sua vez, adotou a "economia do conhecimento", que deslocou o eixo da riqueza e do desenvolvimento de setores industriais tradicionais, para setores cujos produtos, processos e serviços são intensivos em tecnologia e conhecimento.

IV. A Comissão Trilateral, criada em 1973, foi composta naquela época pelos Estados Unidos, Europa Ocidental e o bloco comunista Coréia do Sul-Japão. Sua carta de princípios,"a partir de uma análise dos principais interesses que envolvem os países da Tríade, para o desenvolvimento neoliberal", passou a difundir um ideal platônico de ordem e supervisão, sustentada por uma classe privilegiada de tecnocratas que coloca sua perícia e sua experiência acima das reivindicações profanas de simples cidadãos: "Um local protegido, a Cidade Trilateral, onde o tecno é a lei".

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.



Resposta: [D]

2. Observe o mapa.

O país representado no mapa é a China. A área em destaque corresponde:

a) ao Tibete que apresenta movimentos separatistas, os quais preocupam as autoridades chinesas.

b) à China de Noroeste que possui uma população majoritariamente islâmica e que não se identifica etnicamente com a população da China, de maioria Han.

c) às Planícies orientais, regiões prejudicadas pela política demográfica de controle de natalidade, que se diferenciam pelo menor nível de industrialização do país.

d) à Mongólia Interior, área de climas muito úmidos e quentes, que favorecem o cultivo de gêneros como o trigo e a soja.

e) à Manchúria, região de climas temperados, solos férteis, produção de trigo e importantes jazidas de carvão.



Resposta: [E]
3. A foto abaixo registra uma das frequentes enchentes que ocorrem em Bangladesh.

Os temporais que atingem anualmente a população de vários países asiáticos são resultado

a) do aquecimento global, que provoca alterações climáticas e atinge indistintamente todos os continentes.

b) das chuvas de Monções, provenientes do Oceânico Índico, que ocorrem no verão e são muito intensas no sudeste deste continente.

c) do El Niño, que provoca chuvas intensas na costa pacífica da América do Sul e seca em outros locais.

d) da falta de estrutura das cidades asiáticas, que submete a população pobre a morar em áreas de riscos.



e) dos ventos alísios provenientes dos trópicos que provocam chuvas nas regiões equatoriais.



  1   2   3


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal