Exercício sobre a Índia e a China



Baixar 0,52 Mb.
Encontro12.09.2017
Tamanho0,52 Mb.

Exercício sobre a Índia e a China- GABARITO

Profª Mônica Nunes Sampaio


  1. A respeito da civilização indiana, julgue as alternativas utilizando V (verdadeiro) ou F (falso) nas seguintes alternativas:

a) Na Índia, a sociedade é dividida em castas e não admite mudanças, o nascimento determina a casta que o indivíduo pertencerá por toda sua existência. (V )

b) A religião, na Índia, apoiava-se no cristianismo e era chamada de Vedismo (F )

c) A casta superior, na Índia, eram os Vaixás, comerciantes. (F )

d) Na Índia, os indivíduos que não pertenciam a nenhuma casta, eram chamados de “intocáveis” ou Dalits.(V )



  1. O sistema de castas foi abolido na Constituição Indiana de 1949, escrita dois anos após a independência. No entanto, a abolição formal, ou seja, decretada por uma lei, obviamente não significou o fim do sistema de castas na Índia. Como sabemos, uma lei não modifica costumes, ela é seu reflexo. Em dezembro de 2006, o Primeiro Ministro Manmohan Singh reconheceu que ainda há discriminação contra os intocáveis (párias), mesmo após 60 anos de proteção constitucional contra essa atitude.

De acordo o texto, julgue as alternativas:

  1. O sistema de castas foi abolido na Constituição Indiana de 1949, contudo ainda persiste na Índia.

( X ) Certo ( ) Errado

  1. O governo indiano não quer reconhecer que ainda existe sistema de castas na Índia.

( ) Certo ( X ) Errado

  1. Mesmo existindo uma lei que proíbe o sistema da castas, ele persiste por se tratar de um costume muito antigo.

( X ) Certo ( ) Errado

  1. Mesmo existindo ainda o sistema de castas, os intocáveis não são mais discriminados.

( ) Certo ( X ) Errado



Ruinas de Mohenjo-daro





Reconstituição de Harappa

Essas duas cidades indianas são muito antigas, têm cerca de 4500 anos e chamaram a atenção de diversos arqueólogos e historiadores. O que tinha de especial nelas?



Essas cidades possuíam uma sofisticada organização de ruas, muralhas de defesa, sistema sanitário e canalização subterrânea e imponentes habitações além disso, contava com agricultura de irrigação e comércio.

  1. Responda:

  1. A religião budista foi criada no século VI a.C., e tem como seu personagem fundamental Siddhartha Gautama, o Buda, nascido no Norte da Índia. O que é para os budistas, a causa de todo o sofrimento humano? Explique.

  2. Como ocorreu a unificação da Índia Antiga?

  3. Quais as principais características que o mapa físico da Índia expõe?




  1. Para os budistas, a causa de todo sofrimento humano é o medo da perder as coisas que fazem bem e dão prazer e a única forma de superar esse sofrimento é atingindo o Nirvana, que é o estado de desapego total.

  2. A unificação da Índia ocorreu no século IV quando, liderado pelo guerreiro indiano Chandragupta Maurya, o exército indiano conseguiu retomar o Norte da Índia que estava sob o poder ariano desde 1500 a.C.

  3. O mapa físico da Índia expõe duas características evidentes: ao Norte uma vasta cadeia de montanhas, a Cordilheira do Himalaia, que praticamente isola a Índia do contato com outros povos e ao Sul há um extenso litoral que predispõe os habitantes ao contato marítimo com outros povos.




  1. Uma observação atenta do mapa físico da Índia expõe duas características de seu território. São elas:



  1. Ao norte: vasta cadeia de montanhas, a Cordilheira do Himalaia

  2. Ao Sul: extenso litoral que predispõe os habitantes ao contato marítimo com outros povos.



  1. A respeito da civilização indiana, julgue as alternativas que seguem usando V para as verdadeiras e F para as falsas:

  1. ( V ) A ocupação humana na índia começou do contato comercial pelo litoral.

  2. ( V ) A ocupação humana na índia começou no vale do rio Indo, onde as primeiras cidades indianas surgiram.

  3. ( V ) Muitas características culturais e religiosas dos indianos provêm dos povos arianos que invadiram a Índia.

  4. ( V ) Nas escrituras sagradas dos arianos (Vedas) estão contidos os fundamentos da tradição cultural indiana. Os vedas representam um conjunto de escrituras sagradas que reproduzem mitos, narrações históricas, poemas, ritos etc.

  5. ( V ) A unificação do poder político na Índia ocorreu quando os indianos passaram a ser ameaçados pelas tropas de Alexandre Magno e o líder indiano Chandragupta Maurya liderou as tropas indianas fundando o primeiro império indiano.



  1. Os hindus acreditavam que das partes do corpo de Brahma foram criadas as diferentes castas. Identifique na imagem que segue as castas e sua função na sociedade.

A sociedade indiana era baseada no sistema de castas.



  1. Por que a religião hindu valorizava a divisão da sociedade em castas?

Porque condiciona as pessoas a se conformarem com sua condição social, sem revoltas, devendo obediência ao sacerdotes e acreditando em uma vida melhor nas próximas encarnações.

  1. Diferencie a atual sociedade brasileira da sociedade de castas.

Embora haja no Brasil muita desigualdade social, as classes sociais não são imóveis, existe a possibilidade de mistura entre elas e não há nenhuma lei que impeça a mistura. No Brasil, o indivíduo pode ascender socialmente.

  1. Qual a semelhança entre o budismo, criado na Índia, e o confucionismo, que teve suas origens na China? (MARQUE APENAS UMA OPÇÃO)



  1. Os dois são regidos pelo sistema de castas.

  2. Nos dois exemplos, budismo e confucionismo, a melhor forma de elevação espiritual é através da guerra.

  3. Os dois colocam o equilíbrio interior como núcleo de suas doutrinas. Além disso, pregam uma religião voltada ao indivíduo e dispensam religiosos e templos.

  4. Ambos defendem o apego as coisas materiais como dinheiro e propriedades.



  1. O taoísmo é uma corrente filosófica que surgiu na China e foi criada por Lao-tsé por volta do século VI. O que o símbolo do Tao representa?



Um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada; uma metade é negra (yin) e a outra é branca(yang). Representa as duas energias que regem o mundo, yin e yang; o feminino e o masculino; o bem e o mal; preto e branco; o escuro e o claro; a noite e o dia; a ordem e o caos; – energias opostas que se complementam e são o fundamento da “totalidade” e para o equilíbrio. É o limiar entre os opostos, como se um estivesse contido no outro, em eterno movimento, pois as forças opostas são parte da mesma perspectiva divina.

  1. Sobre a China Antiga, julgue as alternativas usando V para as verdadeiras e F para as falsas.

  1. ( F ) Na Antiga China, independente do período histórico, os imperadores possuíam poderes políticos totais, sem qualquer tipo de restrição.

  2. ( V ) Chi Huang Di é considerado o primeiro imperador da China, líder da dinastia Qin, ou Chin, mandou construir a Muralha da China para proteger o território chinês contra os seus inimigos, por exemplo,os mongóis.

  3. ( V ) A rota da seda era uma rota comercial entre os chineses e o Ocidente. Levou esse nome porque a seda era a mercadoria mais buscada pelo mundo dentre os produtos chineses.

  4. ( V ) O desenvolvimento da escrita em ideogramas, o uso do bronze e a criação do carro com rodas puxado por cavalos são alguns exemplos da criatividade dos chineses.

Confúcio disse: Aprender sem pensar



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal