Evangelho segundo são mateus



Baixar 3,38 Mb.
Página1/24
Encontro15.07.2018
Tamanho3,38 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   24



Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo

COMO FAZER O DIÁRIO ESPÍRITUAL
1º- ESCOLHA UM BOM LUGAR, SE PUDER REUNA COM OS AMIGOS MARQUE A DURAÇÃO DA MEDITAÇÃO (PELO MENOS 30MIN.). Se possível, reze o Terço antes, ou, pelo menos, faça o sinal da cruz, reze um Pai Nosso e 3 Ave Marias.

2º- LEIA O TEXTO EM NEGRITO, SUBLINHADO DUPLO, como está na carta e não se preocupe em riscar. Em seguida LEIA DE NOVO O TEXTO, sublinhando e riscando as frases que mais tocaram em seu coração e mexeram com você.

- PEGUE SEU CADERNO ESPÍRITUAL, ponha no alto da página de esquerda, a data do dia e a citação do trecho, que você está lendo. Em seguida, ESCREVA TODAS AS FRASES QUE VOCÊ SUBLINHOU. Enfim, escreva de novo a frase que mais a atingiu entre todas.

- Pergunte-se, agora, COMO POSSO COLOCAR EM PRÁTICA, HOJE, ESSA FRASE? Deve ser algo de muito concreto: o que VOU FAZER, hoje para realizar essa palavra? Tire, portanto, UM PRÓPOSITO (pequeno, concreto, preciso, algo que a Palavra me convida a melhorar, uma pequena coisa por dia.

5º- Escreva agora o seu propósito NA PALMA DA MÃO e no seu Diário. Esse propósito esteja, o dia todo, em seu coração e em sua mente, para vivenciá-lo o mais possível.

- À NOITE, dedique pelo menos 20 minutos para refletir sobre o dia. Na página de direita do seu caderno, faça o “Diário do dia” respondendo a essas perguntas:

*O QUE JESUS FEZ PARA MIM, HOJE?(Quais graças recebi dele, nesse dia).

*O QUE EU FIZ PARA JESUS, HOJE?(CONTE COMO VOCÊ VIVEU O PROPOSITO, escreva, pelo menos 10 linhas contando as experiências que você viveu quando se lembrou do propósito).

*SENHOR, PEÇO-TE PERDÃO POR... (Escreva com sinceridade os pecados cometidos no dia. Dessa forma vai ser simples confessar e não se esquecer de nada).


7º- LEMBRE-SE SEMPRE DAS 5 PEDRINHAS: CONFISSÃO MENSAL, MEDITAÇÃO DIÁRIA DA BÍBLIA, S. MISSA (Todo dias ou quanto mais possível), SANTO ROSÁRIO COTIDIANO, JEJUM de Pão e Água 4ª e 6ª feira).



E
Mateus CAPITOLO 1
VANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS

MATEUS CAPITOLO 1
PRÓLOGO: A NOVA HISTÓRIA
JESUS, O MESSIAS, REALIZA AS PROMESSAS DE DEUS 1. Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2. Abraão foi o pai de Isaac; Isaac foi o pai de Jacó; 3. Jacó foi o pai de Judá e de seus irmãos. Judá, com Tamar, foi o pai de Farés e Zara; Farés foi o pai de Esrom; Esrom foi o pai de Aram. 4. Aram foi o pai de Aminadab; Aminadab foi o pai de Naasson; Naasson foi o pai de Salmon. 5. Salmon, com Raab, foi o pai de Booz; Booz, com Rute, foi o pai de Jobed; Jobed foi o pai de Jessé; 6. Jessé foi o pai de Davi. Davi, com aquela que foi mulher de Urias, foi o pai de Salomão. 7. Salomão foi o pai de Roboão; Roboão foi o pai de Abias; Abias foi o pai de Asa. 8. Asa foi o pai de Josafá; Josafá foi o pai de Jorão; Jorão foi o pai de Ozias. 9. Ozias foi o pai de Joatão; Joatão foi o pai de Acaz; Acaz foi o pai de Ezequias. 10. Ezequias foi o pai de Manassés; Manassés foi o pai de Amon; Amon foi o pai de Josias. 11. Josias foi o pai de Jeconias e de seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias foi o pai de Salatiel; Salatiel foi o pai de Zorobabel. 13. Zorobabel foi o pai de Abiud; Abiud foi o pai de Eliaquim; Eliaquim foi o pai de Azor. 14. Azor foi o pai de Sadoc; Sadoc foi o pai de Aquim; Aquim foi o pai de Eliud. 15. Eliud foi o pai de Eleazar; Eleazar foi o pai de Matã; Matã foi o pai de Jacó. 16. Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias. 17. Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia, catorze gerações; e do exílio na Babilônia até o Messias, catorze gerações.

O COMEÇO DE UMA NOVA HISTÓRIA

1
Mateus CAPITOLO 1
8.
A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. 20. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: "José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados." 22. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23. "Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco." 24. Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa, 25. e, sem ter relações com ela, Maria deu à luz um filho. E José deu a ele o nome de Jesus.

MATEUS CAPITOLO 2



JESUS, PERIGO OU SALVAÇÃO?

1. Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2. e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para prestar-lhe homenagem." 3. Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4. Herodes reuniu todos os chefes dos sacerdotes e os doutores da Lei, e lhes perguntou onde o Messias deveria nascer. 5. Eles responderam: "Em Belém, na Judéia, porque assim está escrito por meio do profeta: 6. 'E você, Belém, terra de Judá, não é de modo algum a menor entre as principais cidades de Judá, porque de você sairá um Chefe, que vai apascentar Israel, meu povo.' " 7. Então Herodes chamou secretamente os magos, e investigou junto a eles sobre o tempo exato em que a estrela havia aparecido. 8. Depois, mandou-os a Belém, dizendo: "Vão, e procurem obter informações exatas sobre o menino. E me avisem quando o encontrarem, para que também eu vá prestar-lhe homenagem." 9. Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que parou sobre o lugar onde estava o menino. 10. Ao verem de novo a estrela, os magos ficaram radiantes de alegria. 11. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e lhe prestaram homenagem. Depois, abriram seus cofres, e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra. 12. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, partiram para a região deles, seguindo por outro caminho.

A NOVA HISTÓRIA É UM NOVO ÊXODO

1
Mateus CAPITOLO 2
3.
Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e lhe disse: "Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo." 14. José levantou-se de noite, pegou o menino e a mãe dele, e partiu para o Egito.15. Aí ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito por meio do profeta: "Do Egito chamei o meu filho." 16. Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território ao redor, de dois anos para baixo, calculando a idade pelo que tinha averiguado dos magos. 17. Então se cumpriu o que fora dito pelo profeta Jeremias: 18. "Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais." 19. Quando Herodes morreu, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20. e lhe disse: "Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e volte para a terra de Israel, pois já estão mortos aqueles que procuravam matar o menino." 21. José levantou-se, pegou o menino e a mãe dele, e voltou para a terra de Israel. 22. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judéia, como sucessor do seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber aviso em sonho, José partiu para a região da Galiléia, 23. e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: "Ele será chamado Nazareno."

PRIMEIRO LIVRINHO: A JUSTIÇA DO REINO
PARTE NARRATIVA: A CHEGADA DO REINO
MATEUS CAPITOLO 3
CHEGOU O TEMPO DO JULGAMENTO 1. Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia: 2. "Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo." 3. João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: "Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!" 4. João usava roupa feita de pêlos de camelo, e cinto de couro na cintura; comia gafanhotos e mel silvestre. 5. Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia, e de todos os lugares e
Mateus CAPITOLO 3
m volta do rio Jordão, iam ao encontro de João. 6. Confessavam os próprios pecados, e João os batizava no rio Jordão. 7. Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: "Raça de cobras venenosas, quem lhes ensinou a fugir da ira que vai chegar? 8. Façam coisas que provem que vocês se converteram. 9. Não pensem que basta dizer: 'Abraão é nosso pai'. Porque eu lhes digo: até destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. 10. O machado já está posto na raiz das árvores. E toda árvore que não der bom fruto, será cortada e jogada no fogo. 11. Eu batizo vocês com água para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. E eu não sou digno nem de tirar-lhe as sandálias. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo. 12. Ele terá na mão uma pá: vai limpar sua eira, e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga."

A JUSTIÇA VAI SER REALIZADA 13. Jesus foi da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João, e ser batizado por ele. 14. Mas João procurava impedi-lo, dizendo: "Sou eu que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?" 15. Jesus, porém, lhe respondeu: "Por enquanto deixe como está! Porque devemos cumprir toda a justiça." E João concordou. 16. Depois de ser batizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele. 17. E do céu veio uma voz, dizendo: "Este é o meu Filho amado, que muito me agrada."

MATEUS CAPITOLO 4


JESUS SUPERA AS TENTAÇÕES

1
Mateus CAPITOLO 4
.
Então o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, sentiu fome. 3. Então, o tentador se aproximou e disse a Jesus: "Se tu és Filho de Deus, manda que e
Mateus CAPITOLO 4
ssas pedras se tornem pães!" 4. Mas Jesus respondeu: "A Escritura diz: 'Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.' " 5. Então o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o na parte mais alta do Templo. 6. E lhe disse: "Se tu és Filho de Deus, joga-te para baixo! Porque a Escritura diz: 'Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra.' " 7. Jesus respondeu-lhe: "A Escritura também diz: 'Não tente o Senhor seu Deus.' " 8. O diabo tornou a levar Jesus, agora para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e suas riquezas. 9. E lhe disse: "Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar." 10. Jesus disse-lhe: "Vá embora, Satanás, porque a Escritura diz: 'Você adorará ao Senhor seu Deus e somente a ele servirá.' " 11. Então o diabo o deixou. E os anjos de Deus se aproximaram e serviram a Jesus.

A ESPERANÇA COMEÇA NA GALILÉIA 12. Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia. 13. Deixou Nazaré, e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galiléia, nos confins de Zabulon e Neftali, 14. para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15. "Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos que não são judeus! 16. O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e uma luz brilhou para os que viviam na região escura da morte." 17. Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: "Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo."

SEGUIR A JESUS É COMPROMETER-SE 18. Jesus andava à beira do mar da Galiléia, quando viu dois irmãos: Simão, também chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando a rede no mar, pois eram pescadores. 19. Jesus disse para eles: "Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens." 20. Eles deixaram imediatamente as redes, e seguiram a Jesus. 21. Indo mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. E Jesus os chamou. 22. Eles deixaram imediatamente a barca e o pai, e seguiram a Jesus.

A ATIVIDADE DE JESUS 23. Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando a Boa Notícia do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24. E a fama de Jesus espalhou-se por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes atingidos por diversos males e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos. E Jesus os curou. 25. Numerosas multidões da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e do outro lado do rio Jordão começaram a seguir Jesus.

DISCURSO: O SERMÃO DA MONTANHA
MATEUS CAPITOLO 5
BEM-AVENTURANÇAS:

A
Mateus CAPITOLO 4

Mateus CAPITOLO 5
NSEIO POR UM MUNDO NOVO
1. Jesus viu as multidões, subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos se aproximaram, 2. e Jesus começou a ensiná-los: 3. "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. 4. Felizes os aflitos, porque serão consolados. 5. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. 6. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7. Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. 8. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. 11. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. 12. Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês."

A FORÇA DO TESTEMUNHO

1
Mateus CAPITOLO 5

Mateus CAPITOLO 5
3.
"Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto, com que poderemos salgá-lo? Não serve para mais nada; serve só para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14. Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16. Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu."

A LEI E A JUSTIÇA

17. "Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. 18. Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. 19. Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu. 20. Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu."

OFENSA E RECONCILIAÇÃO

2
Mateus CAPITOLO 5

Mateus CAPITOLO 5
1.
"Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: 'Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal'. 22. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: 'imbecil', se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de 'idiota', merece o fogo do inferno. 23. Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, 24. deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão; depois, volte para apresentar a oferta. 25. Se alguém fez alguma acusação contra você, procure logo entrar em acordo com ele, enquanto estão a caminho do tribunal; senão o acusador entregará você ao juiz, o juiz o entregará ao guarda, e você irá para a prisão. 26. Eu garanto: daí você não sairá, enquanto não pagar até o último centavo."

ADULTÉRIO E FIDELIDADE 27. "Vocês ouviram o que foi dito: 'Não cometa adultério'. 28. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração. 29. Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e jogue-o fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo todo ser jogado no inferno. 30. Se a mão direita leva você a pecar, corte-a e jogue-a fora! É melhor perder um membro do que o seu corpo todo ir para o inferno. 31. Também foi dito: 'Quem se divorciar de sua mulher, lhe dê uma certidão de divórcio'. 32. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela s
Mateus CAPITOLO 5
e torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério."

JURAMENTO E VERDADE 33. "Vocês ouviram também o que foi dito aos antigos: 'Não jure falso', mas 'cumpra os seus juramentos para com o Senhor'. 34. Eu, porém, lhes digo: não jurem de modo algum: nem pelo Céu, porque é o trono de Deus; 35. nem pela terra, porque é o suporte onde ele apóia os pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. 36. Não jure nem mesmo pela sua própria cabeça, porque você não pode fazer um só fio de cabelo ficar branco ou preto. 37. Diga apenas 'sim', quando é 'sim'; e 'não', quando é 'não'. O que você disser além disso, vem do Maligno."

VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA 38. "Vocês ouviram o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' 39. Eu, porém, lhes digo: não se vinguem de quem fez o mal a vocês. Pelo contrário: se alguém lhe dá um tapa na face direita, ofereça também a esquerda! 40. Se alguém faz um processo para tomar de você a túnica, deixe também o manto! 41. Se alguém obriga você a andar um quilômetro, caminhe dois quilômetros com ele! 42. Dê a quem lhe pedir, e não vire as costas a quem lhe pedir emprestado."

AMAR COMO O PAI AMA 43. "Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo!' 44. Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! 45. Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos. 46. Pois, se vocês amam somente aqueles que os amam, que recompensa vocês terão? Os cobradores de i
Mateus CAPITOLO 6
mpostos não fazem a mesma coisa? 47. E se vocês cumprimentam somente seus irmãos, o que é que vocês fazem de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48. Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu."

MATEUS CAPITULO 6


SUPERAR A JUSTIÇA DOS HIPÓCRITAS 1. "Prestem atenção! Não pratiquem a justiça de vocês diante dos homens, só para serem elogiados por eles. Fazendo assim, vocês não terão a recompensa do Pai de vocês que está no céu."

RELAÇÃO COM O PRÓXIMO 2. "Por isso, quando você der esmola, não mande tocar trombeta na frente, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. 3. Ao contrário, quando você der esmola, que a sua esquerda não saiba o que a sua direita faz, 4. para que a sua esmola fique escondida; e seu Pai, que vê o escondido, recompensará você."

RELAÇÃO COM DEUS 5. "Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. 6. Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você."

O "PAI NOSSO" 7. "Quando vocês rezarem, não usem muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão o
Mateus CAPITOLO 6
uvidos por causa do seu palavreado. 8. Não sejam como eles, pois o Pai de vocês sabe do que é que vocês precisam, ainda antes que vocês façam o pedido. 9. Vocês devem rezar assim: Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome; 10. venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. 11. Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia. 12. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. 13. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14. De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês. 15. Mas, se vocês não perdoarem aos homens, o Pai de vocês também não perdoará os males que vocês tiverem feito."

RELAÇÃO CONSIGO MESMO 16. "Quando vocês jejuarem, não fiquem de rosto triste, como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. 17. Quando você jejuar, perfume a cabeça e lave o rosto, 18. para que os homens não vejam que você está jejuando, mas somente seu Pai, que vê o escondido; e seu Pai, que vê o escondido, recompensará você."

A ESCOLHA FUNDAMENTAL 19. "Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões assaltam e roubam. 20. Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam. 21. De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração. 22. A lâmpada do corpo é o olho. Se o olho é sadio, o corpo inteiro fica iluminado. 23. Se o olho está doente, o corpo inteiro fica na escuridão. Assim, se a luz que existe em você é escuridão, como será grande a escuridão! 24. N
Mateus CAPITOLO 7
inguém pode servir a dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas."

A BUSCA FUNDAMENTAL 25. "Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir. Afinal, a vida não vale mais do que a comida? E o corpo não vale mais do que a roupa? 26. Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros? 27. Quem de vocês pode crescer um só centímetro, à custa de se preocupar com isso? 28. E por que vocês ficam preocupados com a roupa? Olhem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29. Eu, porém, lhes digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30. Ora, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, muito mais ele fará por vocês, gente de pouca fé! 31. Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? 32. Os pagãos é que ficam procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. 33. Pelo contrário, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas. 34. Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade."

MATEUS CAPITULO 7


NINGUÉM PODE JULGAR 1. "Não julguem, e vocês não serão j
Mateus CAPITOLO 7
ulgados. 2. De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem. 3. Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho? 4. Ou, como você se atreve a dizer ao irmão: 'deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando você mesmo tem uma trave no seu? 5. Hipócrita, tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão."

SABER DISCERNIR 6. "Não dêem aos cães o que é santo, nem atirem pérolas aos porcos; eles poderiam pisá-las com os pés e, virando-se, despedaçar vocês."

CONFIANÇA NO PAI 7. "Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! 8. Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. 9. Quem de vocês dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10. Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11. Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas a seus filhos, quanto mais o Pai de vocês que está no céu dará coisas boas aos que lhe pedirem."

A REGRA DE OURO 12. "Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas."

O REINO EXIGE ESFORÇO 13. "Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! 14. Como é estreita a
Mateus CAPITOLO 7
porta e apertado o caminho que levam para a vida, e são poucos os que a encontram!"

CUIDADO COM AS FALSAS PROMESSAS 15. "Cuidado com os falsos profetas: eles vêm a vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16. Vocês os conhecerão pelos frutos deles: por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17. Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz maus frutos. 18. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, e uma árvore má não pode dar bons frutos. 19. Toda árvore que não der bons frutos, será cortada e jogada no fogo. 20. Pelos frutos deles é que vocês os conhecerão."

A FÉ É UMA PRÁTICA 21. "Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor', entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. 22. Naquele dia muitos me dirão: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos tantos milagres?' 23. Então, eu vou declarar a eles: Jamais conheci vocês. Afastem-se de mim, malfeitores!"

PASSAR PARA A AÇÃO 24. "Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. 25. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha. 26. Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, e a casa caiu, e a sua ruína foi completa!"

A AUTORIDADE DE JESUS 28. Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com o seu ensinamento, 29. porque Jesus ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os doutores da Lei.

SEGUNDO LIVRINHO: A DINÂMICA DO REINO


  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   24


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal