Estudo Sistematizado



Baixar 58,39 Kb.
Encontro11.07.2018
Tamanho58,39 Kb.

Estudo Espírita
Promovida pelo IRC-Espiritismo

http://www.irc-espiritismo.org.br

Centro Espírita Léon Denis

http://www.celd.org.br
Tema: Livro: Segue-me - Lição: Sem Ruídos .
Expositora: Andréia Azevedo
Osasco – São Paulo

14/12/2002

Dirigente do Estudo: Andréia Azevedo
Oração Inicial:
Caros irmãos........elevemos agora os nossos coracoes até Deus nosso Pai
imaginemos o Cristo Jesus.....iluminado........

sorrindo para nós.......

Senhor neste momento pedimos a tua permissão para os estudos desta noite

Dá-nos a luz da verdade

guia-nos para as sendas da Caridade moral neste momento!

Senhor....sabemos que sem a Tua ajuda nada seremos.....

Humildemente suplicamos Senhor Abençoa-nos com a Tua luz Divina!

e .....


que os Mentores de luz possam nos tornar instrumentos Dóceis

do Senhor....

Com a Graça Divina......

Com a Bênção de Deus Pai

Com a proteção dos mentores de luz

damos por iniciado neste momento os estudos das codificações de Kardec

Muito obrigado....e Graças a Deus....assim seja

Mensagem Introdutória:
SEM RUÍDOS

"Mas quando vier aquele Espírito de Verdade, ele vos guiará em toda a verdade." - Jesus (João, 16:13)


O caminho de toda a verdade é Jesus Cristo. O Mestre veio ao mundo instalar essa verdade para que os homens fossem livres e organizou o programa dos cooperadores de seu divino trabalho, para que se preparasse convenientemente o caminho infinito.

No fim da estrada colocou a redenção e deu às criaturas o amor como guia.

Conforme sabemos, o guia é um só para todos. E vieram os homens para o serviço divino. Com os cooperadores vinham, porém, os gênios sombrios, que se ombreavam com eles nas cavernas da ignorância.

A religião, como expressão universalista do amor, que é o guia, pairou sempre pura acima das misérias que chegaram ao grande campo; mas este ficou repleto das absurdidades. O caminho foi quase obstruído.

A ambição exigiu impostos dos que desejavam passar, o orgulho reclamou a direção dos movimentos, a vaidade pediu espetáculos, a conveniência requisitou máscaras, a política inferior estabeleceu guerras, a separatividade provocou a hipnose do sectarismo.

O caminho ficou atulhado de obstáculos e sombras e o interessado, que é o espírito humano, encontra óbices infinitos para a passagem.

O quadro representa uma resposta a quantos perguntarem sobre os propósitos do Espiritismo cristão, sendo que o homem já conhece todos os deveres religiosos.

Ele é aquele Espírito de Verdade que vem lutar contra os gênios sombrios que vieram das cavernas da ignorância e invadiram o campo do Cristo.

Mas, guerrear como: Jesus não pediu a morte de ninguém. Sim, o Espírito de Verdade vem como a luz que combate e vence as sombras, sem ruídos.

Sua missão é transformar, iluminando o caminho para que os homens vejam o amor, que constitui o guia único para todos, até à redenção.

Emmanuel

Do Livro: Segue-me

Psicografia: Francisco Cândido Xavier

Editora: O CLARIM



Exposição:
Boa noite queridos amigos
Que a paz de Jesus esteja em cada um de nossos corações.

Jesus, próximo de partir para a Espiritualidade, fala a seus apóstolos sobre enviar-lhes no devido tempo o Espírito da Verdade, um Consolador.

Sabemos hoje que esse Consolador Prometido, é o Espiritismo que nos abraça com toda sua imensa força de amor, nos ensinando a ser brandos , confiantes e espíritos transformadores do que é ruim - as imperfeições de nossas almas - para o bom .

O Espiritismo, ou o Consolador Prometido então, surge no horizonte terrestre, em meados do século XIX, como a Terceira Revelação.

No século XIII a.C., Moises trouxe para a Humanidade a Primeira Revelação, materializando a idéia do Deus Único.

Moisés promulgou a Lei do Monte Sinai, lançando os fundamentos da verdadeira fé.

Após Moisés, veio o Cristo , encarnando a Segunda Revelação, e acrescentou a essência dos ensinamentos mosaicos a idéia da vida futura.

Jesus faz encarar a divindade de um ponto de vista totalmente novo: "Não é mais o Deus que quer ser temido, mas o Deus que quer ser amado".

A Doutrina dos Espíritos , como Terceira Revelação, é o Cristianismo Redivivo. A revelação espírita possuí um duplo caráter, visto que participa, ao mesmo tempo,

da revelação divina e da revelação científica, as duas vias que levam o homem ao verdadeiro conhecimento.

Nas palavras de Kardec : " o que caracteriza a revelação espírita é que sua origem é divina, que a iniciativa pertence aos Espíritos e que a sua elaboração, é o resultado do trabalho do homem".

O Espiritismo, assim, como um doutrina de conhecimento, chega no momento em que a Humanidade está melhor preparada e a Ciência encontra-se organizada

e pronta para dar sustentação ao fenômeno espírita, que, sem ela, ficaria sem apoio e exame.

Se tivesse surgido antes das descobertas cientificas dos sec. XVII e XVIII , a ação da Espiritualidade fatalmente estaria condenada ao fracasso.

É na Doutrina Consoladora que encontramos respostas para nossas dúvidas mais íntima , nossos problemas exteriores e interiores. Ligadas a vidas passadas ou a essa mesmo, aprendemos através do espiritismo a lidar com toda a vibração que nos chega , transformando em gotas de amor para doação ou neutralizando-a quando está em ondas baixas.

O Espiritismo então, em seu tríplice aspecto (De Ciência, Filosofia e Religião) responde aos mais diversos questionamentos humanos, fazendo o homem compreender de onde vem, para onde vai e o que está Fazendo na Terra, enfim, desvela-lhe sua natureza, sua origem e sua destinação, preparando-o para viver melhor sua próximas encarnações.

Revela ainda, o conceito mais avançado de Deus: Inteligência Suprema e causa primaria de todas as coisas.

O Espiritismo, nos chega mansamente como um bálsamo para nossas dores mais íntimas , cativando nossas almas . Sem ruídos, nos mostra de maneira clara,

toda a lógica de nossas existências desmistificando a idéia de que somos fadados ao sofrimento , a uma "sorte" qualquer a que o destino nos lança.

Nos traz a luz, diante das diversas encarnações , mostrando que somos espíritos em eterna evolução.

Eu , particularmente, agradeço a Deus, a oportunidade dada do conhecimento dessa doutrina, a qual respondeu minhas dúvidas trazidas desde a infância.

Estar ao lado do Espiritismo, é estar ao lado de Deus , soberano e justo, na figura do Pai amoroso e não mais o cobrador de nossas falhas.

Que possamos aproveitar com inteligência o Consolador Prometido - O Espírito da Verdade - prometido por nosso amado Jesus há 2000 anos.

Apoio Bibliográfico: A Gênese e Curso Preparatório de Espiritismo da FEESP.

Obrigada amigos
Perguntas/Respostas:
[01] bem Safiri você falou bem a respeito do espiritismo e tal.....
mas fiquei sabendo do acontecimento que ocorreu na sede da federação espírita de Niterói em 1908 eu acho...a aproximadamente 100 anos atrás.. onde um médium que era conhecido por ser equilibrado e todos confiavam nele....e quando ele recebeu, digo deu psicofonia, ou o termo vulgar incorporação, para um mentor que se auto denominou caboclo 7 encruzilhada sobre as mudanças.... que teriam que ocorrer no espiritismo e por ele se manifestar na forma de um humilde caboclo ...as pessoas da federação discordaram dele completamente, enfim o objetivo da mensagem que consistia em mudanças não foi feita.... agora porque, já que a mensagem buscava a caridade... e auxilio ao próximo não foi aceita??

Só por causa da aparência de simples caboclo do mato??

não seria isso uma falha dos lideres da federação de Niterói ? já que vai contra as idéias de humildade e igualdade pregadas pelo Cristo Jesus ?

Quem sou eu para julgar ? Difícil dizer os fatos de fato, uma vez que não estava presente e não sei como o caso se deu.
Mas , vou opinar ortodoxamente .

A qualquer pessoa ou espírito que existe boa vontade nas suas ações , já há um grande mérito , sem dúvida, seja ela humilde ou não.

Diante da caridade, devemos nos rebaixar humildemente frente as obras benfeitoras, pois a verdadeira caridade - seja ela de qual tipo for - não é qualquer um que a executa.

Entre o colocado acima, e a ação efetuada pelo espírito na federação ( fato que desconheço) me intriga o porque de o espírito se denominar como caboclo 7 encruzilhada, uma vez que ele teria (sendo um espírito de nível mais evoluído) a direta condição de saber que estava ele presente em uma casa espírita , e qualquer denominação contraria as "crenças" espíritas , poderia de fato causar tumulto (como causar) e inclusive colocar a condição do médium como não preparado no momento para os trabalhos mediúnicos.

O espírito citado , poderia ate ser um espírito que trabalhasse em uma outra religião espiritualista , porem, ele deveria ter mais cuidado e se manifestar como um espírito "x" para que efetivamente sua ação e mensagem chegasse ao objetivo principal : Fazer a caridade não importando quem a fez.

[02] amiga sem querer fugir da palestra......mas.....para maior conhecimento de todos a irmã já viu que muitas entidades atualmente tem-se manifestado nos centros espíritas kardecistas..com nomes de pretos velhos, indios caboclos....baianos... atualmente visivelmente se percebe 2 blocos antagônicos, aqueles ortodoxos que falam que o perispirito pode ser moldado ( e claro que pode) e por isso não tem cabimento os mentores de luz aparecerem assim...e não aceitam tais espíritos como os de luz e o outro bloco que entende que o perispirito pode ser moldado ao bel prazer dos mentores de luz


mas por questões de querer acabar com a vaidade dos médiuns que atuam e outras desconhecidas vem com essas formas as pessoas que aceitam esses "espíritos de terreiros" como espíritos de luz rebatem dizendo que os trabalhos de desobsesao acontecem graças ao auxilio deles e que todas as mensagens estão de acordo com os ideais do cristo, de amor ao próximo, perdão, fora da caridade não ha salvação... gostaria de saber a opinião da irmã sobre tal tema....

Snopy , Acho que temos trabalhos sendo efetuados em vários campos da mediunidade. Eu não tenho conhecimento de que espíritos da umbanda atuam em centros espíritas.
Porem, estou certa de que se isso ocorre, é por que assim o é. E em tempo oportuno saberemos os reais motivos de tudo ser como é hoje, ou , o que acontece atrás dos bastidores.
[03] sua opinião ainda me é cara amiga gostaria de saber se....aceita eles como mentores ou não e porque ?
acho que como tutora do canal...é uma duvida a ser sanada :) não concorda?

Snopy, não sabemos quem são nossos mentores. Por que isso e' tão importante para você, se você mesmo nos colocou acima o valor da caridade como sendo o principal fator em qualquer situação ? Deixe que os espíritos façam seu trabalho. Faça o seu sendo caridoso e amoroso.
Gostaria de pedir aos amigos
que as próximas perguntas e questionamentos fossem feitas dentro do tema exposto. Essas duvidas especificas podem ser feitas diretamente para nosso trabalho de perguntas e respostas.
Oração Final:
AMigos, vamos para a prece final.
Elevemos nossos pensamentos nesse momento

agradecendo ao Pai a oportunidade de aqui estarmos

estudando e aprendendo um pouco mais

Que ele nos abençoe e nos faça refletir diante do universo colocado em nossas mãos. O conhecimento trazido através do Consolador Prometido, o Espiritismo.

Fiquemos agora com A Prece de Cáritas

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade,

dai a força àqueles que passam pela provação,

dai a luz àquele que procura a verdade,

ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

Deus ! Dai ao viajor a estrela guia,

ao aflito a consolação,

ao doente o repouso.

Pai ! Dai ao culpado o arrependimento,

ao Espírito a Verdade,

à criança o guia,

ao órfão o pai.

Senhor !

Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.

Piedade, Senhor,

para aqueles que vos não conhecem,

esperança para aqueles que sofrem.

Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores

derramarem por toda parte a Paz, a Esperança e a Fé.

Deus !


Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra;

deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita,

e todas as lágrimas secarão,

todas as dores se acalmarão.

Um só coração,

um só pensamento subirá até vós,

como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha,

nós vos esperamos com os braços abertos,

oh! Bondade,

oh! Beleza,

oh! Perfeição,

e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia.

Deus !


dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós;

dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão;

dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas

o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem.

(Prece de Cáritas)

AMigos, vamos para a prece final.

Elevemos nossos pensamentos nesse momento

agradecendo ao Pai a oportunidade de aqui estarmos

estudando e aprendendo um pouco mais

Que ele nos abençoe e nos faça refletir diante do universo colocado em nossas mãos. O conhecimento trazido através do Consolador Prometido, o Espiritismo.

Fiquemos agora com A Prece de Cáritas

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade,

dai a força àqueles que passam pela provação,

dai a luz àquele que procura a verdade,

ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

Deus ! Dai ao viajor a estrela guia,

ao aflito a consolação,

ao doente o repouso.

Pai ! Dai ao culpado o arrependimento,

ao Espírito a Verdade,

à criança o guia,

ao órfão o pai.

Senhor !

Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.

Piedade, Senhor,

para aqueles que vos não conhecem,

esperança para aqueles que sofrem.

Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores

derramarem por toda parte a Paz, a Esperança e a Fé.

Deus !

Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra;



deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita,

e todas as lágrimas secarão,

todas as dores se acalmarão.

Um só coração,

um só pensamento subirá até vós,

como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha,

nós vos esperamos com os braços abertos,

oh! Bondade,

oh! Beleza,

oh! Perfeição,

e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia.

Deus !

dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós;



dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão;

dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas



o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem.

(Prece de Cáritas)




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal