Errata do anexo V do manual do candidato



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SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


ERRATA DO ANEXO V DO MANUAL DO CANDIDATO
A Comissão de Concursos comunica a seguinte RETIFICAÇÃO do Conteúdo Programático do Cargo de Professor de Música, Anexo V do Manual do Candidato, parte integrante do Edital do Concurso para todos os efeitos legais, divulgado no endereço eletrônico www.upenet.com.br.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROFESSOR DE MÚSICA

DISPOSIÇÕES GERAIS
1) Da Prova Prática de Conhecimentos Específicos:


  • Quando estiver previsto no edital, a livre escolha da peça a ser executada, é de responsabilidade do candidato a entrega de (01) uma cópia de cada peça para a banca no momento da prova.

  • As peças de livre escolha devem ser sempre composições originais para o instrumento designado na inscrição do candidato, salvo nas áreas expressas no edital;

  • É reservado à banca o direito de interromper a qualquer momento ou solicitar um item do programa que o candidato ainda não tenha apresentado, mas que esteja previsto em conformidade com o disposto neste edital.

  • A participação de um músico acompanhador só será permitida para as habilitações previstas, na forma expressa neste edital e na quantidade única de (01) um músico acompanhador para cada candidato.

  • Será permitida a presença de músico acompanhador nas provas das seguintes habilitações: Violão Popular; Violão de 7 Cordas; Cavaquinho; Contrabaixo Elétrico; Viola de 10 Cordas; Guitarra Elétrica; Bandolim; Piano Popular; Piano Co-Repetidor; Teclado; Sanfona; Bateria; Percussão Popular; Canto Popular e Canto Erudito.


Os únicos instrumentos e equipamentos a disposição dos candidatos para a Prova Prática de Conhecimentos Específicos são os seguintes:
a) Piano para as provas de: Piano Erudito, Piano Popular, Piano Co-Repetidor, Canto Erudito e Canto Popular;

b) Teclado ou piano digital para as provas de: Teclado, Violão Popular; Violão de 7 Cordas; Cavaquinho; Contrabaixo Elétrico; Viola de 10 Cordas; Guitarra; Bandolim; Piano Popular; Sanfona; Bateria e Percussão Popular;

c) Bateria para as provas de: Teclado, Violão Popular; Violão de 7 Cordas; Cavaquinho; Contrabaixo Elétrico; Viola de 10 Cordas; Guitarra; Bandolim; Piano Popular; Sanfona; Bateria e Percussão Popular.


  • A participação do músico acompanhador nos casos previamente autorizados neste Manual é de livre escolha do candidato e é de sua inteira responsabilidade providenciar este músico assim como os instrumentos musicais e equipamentos necessários para a realização de suas provas.


2) Da Prova Prática Didática:


  • O candidato deverá entregar a banca (01) uma cópia do plano da aula a ser apresentada.

  • Os candidatos terão a sua disposição para a Prova Prática Didática: quadro, giz ou pincel para quadro branco, apagador, equipamento de som c/CD e DVD, TV, instrumento de teclado e 2 estantes de partitura.

  • Laboratório de Computação do Centro de Criatividade Musical no caso da área de Editoração Musical.

Área de Cordas Dedilhadas:


1) Violão Erudito
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos


  1. Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide página 26 deste Anexo;

  2. História do violão das origens ao século XX;

  3. A obra para violão de Heitor Villa-Lobos: sua importância didática;

  4. Aspectos de técnica de mão direita para violão;

  5. A obra didática de autores do século XX e sua aplicabilidade na formação do violonista;

  6. O violão na música de câmera, com outros violões ou com outros instrumentos;


II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

  1. Uma peça de J.S. Bach * (exceto transcrição de peças do Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach);

  2. Uma obra de autor clássico ou romântico;

  3. Um estudo (escolher entre Carcassi, Tárrega, Sor, Carulli, Giuliani ou Coste);

  4. Uma obra de autor moderno ou contemporâneo;

  5. Uma peça brasileira.

* Para este item do recital, o candidato poderá executar uma transcrição para violão de uma peça original para outro instrumento.


2) Didática
O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca com 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

  1. Iniciação ao instrumento;

  2. Técnica de mão direita;

  3. Uma peça barroca;

  4. Um estudo para violão (diferente do escolhido no item c da prova prática);

e) Uma peça do repertório brasileiro.
2) Violão Popular
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos
a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide página 26 deste Anexo;

b) O violão na música popular brasileira;

c) O violão como acompanhante de solistas de música popular: particularidades e necessidades;

d) Harmonia e improvisação aplicadas ao ensino do violão popular;

e) A iniciação ao violão, para crianças, adolescentes e adultos;

f) O cifrado de acordes como auxiliar didático para alunos que não conhecem notação musical;


II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

  1. Leitura e execução de uma melodia dada;

  2. Harmonização da mesma melodia (a melodia poderá ser tocada por outro instrumento);

  3. Execução de uma seqüência de acordes dados em ritmos escolhidos pela banca, entre as opções: samba, choro, bossa-nova, marcha, valsa, bolero, baião, frevo;

  4. Execução de uma peça de livre escolha (erudita ou popular).



2) Didática
O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca com 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

  1. Execução de ritmos brasileiros (baseado no item c) da prova prática);

  2. Iniciação ao instrumento;

  3. Iniciação à improvisação;

  4. Harmonização de melodias;

e) Acordes maiores e menores (e seu cifrado) e sua armação no braço do violão.
3) Violão de 7 Cordas
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos
a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, página 26 deste Anexo;

b) A origem e o desenvolvimento do violão de 7 cordas na música popular brasileira;

c) A criação dos baixos no violão de 7 cordas, orientações e práticas mais comuns;

d) Harmonia e formação de acordes: o acompanhamento no violão de 7 cordas;



e) A técnica de mão direita no violão de 7 cordas;
II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

  1. Execução de duas obras de autor de livre escolha dentre os seguintes compositores: Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Cartola, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Edgard Moraes, Capiba e Nelson Ferreira. Os autores e gêneros das obras devem ser distintos entre si.

  2. Execução de seqüência de acordes cifrados, para diferentes ritmos fornecidos pela banca examinadora, como samba, choro, bossa-nova, bolero, valsa, baião, xote e frevo.


2) Didática
O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

  1. Técnicas de acompanhamento a serem empregadas no violão de 7 cordas para servir de complemento rítmico-harmônico e melódico a um solista;

  2. A iniciação ao violão de 7 cordas: metodologia, literatura específica e repertório;

c) Principais características do violão de 7 cordas na música pernambucana.
4) Cavaquinho
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos


  1. Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, página 26 deste Anexo;

  2. Ritmos brasileiros básicos no estudo do cavaquinho;

  3. A formação de acordes e seqüências harmônicas aplicadas ao estudo do cavaquinho;

  4. A iniciação ao cavaquinho para crianças;

  5. O cavaquinho no regional, características de solo e acompanhamento;

  6. A técnica de mão direita no cavaquinho: questões de articulação e sonoridade.


II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

  1. Leitura e execução de uma melodia escrita na pauta;

  2. Harmonização da mesma melodia;

  3. Execução de seqüências de acordes cifrados nos seguintes ritmos: samba; bossa nova; marcha; bolero; valsa; choro; baião; frevo;

  4. Execução de uma obra de livre escolha (de caráter erudito ou popular).



2) Didática
O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

  1. Uma aula sobre execução de ritmos populares baseado no item “c” da prova prática;

  2. A iniciação ao cavaquinho para crianças;

c) Harmonização de melodia: aspectos aspectos a serem considerados.
5) Contrabaixo Elétrico
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos


  1. Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide página 26 deste Anexo;

  2. Origens e particularidades do contrabaixo elétrico;

  3. Técnica e utilização do “walking bass”;

  4. Harmonia funcional aplicada ao estudo do contrabaixo elétrico;

  5. Aspectos técnicos de captação e amplificação no contrabaixo elétrico;

  6. Técnicas de mão direita;

  7. Conhecimento e identificação em partitura de gêneros brasileiros e estrangeiros e suas variações (samba, bossa nova, xote, baião, frevo, maracatu, bolero, jazz, rock, funk e salsa).


II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

  1. Leitura e execução de um trecho musical para contrabaixo elétrico fornecido pela banca no momento da prova;

  2. Execução de sequências de acordes cifrados fornecidos pela banca no momento da prova nos seguintes gêneros: samba; bossa nova; bolero; blues; rock; funk; jazz; xote; baião; frevo; maracatu;

  3. Execução de uma adaptação para contrabaixo elétrico solo de uma música (melodia) de livre escolha.


2) Didática
O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

  1. Execução de ritmos populares baseados no item “b” da prova prática;

  2. Técnicas de mão direita no contrabaixo elétrico;

c) Iniciação ao instrumento.
6) Viola de 10 Cordas
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos


  1. Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, página 26 deste Anexo;

  2. A viola de 10 cordas na música nordestina;

  3. As diversas afinações da viola de 10 cordas no Brasil: particularidades e reflexo na sonoridade;

  4. A viola de 10 cordas como solista e como acompanhante;

  5. Métodos e didática de iniciação à viola de 10 cordas;

  6. Origens e desenvolvimento da viola de 10 cordas;


II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

  1. Dois Estudos Progressivos do Método “A Arte de Pontear Viola” de Roberto Corrêa, a escolher dos nº 15 a 25;

  2. Uma música nordestina;

  3. Uma modinha ou lundu (melodia e acompanhamento juntos);

  4. Uma música da região centro-oeste ou sudeste;



2) Didática
O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca com 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

  1. Iniciação ao instrumento;

  2. Aplicações das afinações Cebolão e Rio Abaixo;

  3. O instrumento viola de 10 cordas no gênero Moda de Viola;

  4. As técnicas de cordas soltas e arraste e sua utilização em diferentes estilos musicais;

  5. Técnicas de viola de 10 cordas usadas em cantoria;

f) Técnica de palheta e seu uso em solos de viola.

7) Guitarra elétrica
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos


  1. Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide página 26 deste Anexo;

  2. A guitarra elétrica na música brasileira: aspectos técnicos e estilísticos;

  3. O ensino da harmonia aplicado à guitarra;

  4. A tecnologia da guitarra elétrica: captadores, pedais, alavancas e amplificadores;

  5. O estudo das escalas e sua aplicabilidade na performance e improvisação;

  6. Aspectos didáticos da guitarra elétrica no jazz e no rock: técnica e sonoridade;


II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar os itens abaixo:

  1. Leitura, execução e improvisação sobre uma melodia fornecida pela banca no momento da prova;

  2. Execução de uma seqüência de acordes dados em ritmos escolhidos pela banca, entre as opções: bossa-nova, baião, frevo, blues, rock, jazz (qualquer estilo);

  3. Execução de uma peça de livre escolha.



2) Didática
O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

  1. Iniciação ao instrumento;

  2. Execução de ritmos (baseado no item b da prova prática);

  3. Campo harmônico;

  4. Iniciação à improvisação;

  5. Harmonização de melodias;

f) Acordes de 5sons: maiores e menores (e seu cifrado) e sua armação no braço da guitarra.
8) Bandolim
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos


  1. Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide página 26 deste Anexo;

  2. O bandolim brasileiro: origens, características e repertório;

  3. A iniciação ao bandolim, questões pedagógicas;

  4. O bandolim como solista na música brasileira: popular e erudita;

  5. O papel do bandolim no regional, aspectos históricos e estilísticos;


II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

  1. Execução de duas obras de autor de livre escolha dentre os seguintes compositores: Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Luperce Miranda, Rossini Ferreira, Joel Nascimento, Hamilton Holanda, Levino Ferreira, Capiba e Nelson Ferreira.

  2. Execução de seqüência de acordes cifrados, para diferentes ritmos fornecidos pela banca no momento da prova: samba, choro, bossa-nova, bolero, valsa, baião, xote e frevo.


2) Didática
O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca com 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

  1. O uso exemplificado das possibilidades timbrísticas do instrumento como recurso interpretativo;

  2. Principais características do bandolim na música pernambucana;

  3. A iniciação ao instrumento;

  4. A utilização do bandolim no choro.

Área de Cordas Friccionadas:


9) Violino
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos


  1. Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide página 26 deste Anexo;

  2. Métodos e metodologias de iniciação ao ensino do violino;

  3. O gênero estudo ou capricho, sua contribuição para a técnica violinística e principais compositores;

  4. O arco, suas origens e sua evolução; os golpes de arco mais importantes e seus derivados;

  5. O vibrato: diferentes tipos e sua importância na execução do violino;

  6. O violino na música de câmera.


II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

  1. Um movimento rápido de uma sonata barroca ou movimento de uma sonata ou partita de J.S. Bach

  2. Um movimento rápido de um concerto clássico (com cadenza);

  3. Um estudo de Kreutzer

  4. Uma peça romântica (incluindo movimento de sonata) ou do século XX;

  5. Uma peça brasileira.


2) Didática
O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

  1. Iniciação ao instrumento;

  2. Uma peça do repertório barroco;

  3. Um estudo de Kreutzer;

  4. Golpes de arco básicos;

  5. Uma peça do repertório brasileiro.


10) Viola
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos


  1. Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide página 26 deste Anexo;

  2. O repertório para viola no barroco, classicismo e romantismo;

  3. Diferentes golpes de arco, sua utilização e seu ensino;

  4. A viola na música de câmera

  5. A viola na orquestra sinfônica;

  6. Aspectos didáticos do estudo de escalas no aprendizado da viola;


II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

  1. Um movimento rápido de uma sonata ou concerto barroco;

  2. Um movimento rápido de um concerto clássico (com cadenza);

  3. Um estudo de Kreutzer

  4. Uma peça romântica (incluindo movimento de sonata) ou do século XX;

  5. Uma peça brasileira.


2) Didática
O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

  1. Iniciação ao instrumento;

  2. Uma peça do repertório barroco;

  3. Uma peça do repertório clássico;

  4. Golpes de arco básico;

  5. Uma peça do repertório brasileiro.


11) Violoncelo
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos


  1. Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide página 26 deste Anexo;

  2. Métodos e metodologias de iniciação ao ensino do violoncelo;

  3. As seis suítes de J.S. Bach e sua importância na literatura e na didática do violoncelo;

  4. O violoncelo como instrumento solista;

  5. Aspectos técnicos e didáticos do "High School of Cello Playing," Op 73, de David Popper;

  6. O ensino de elementos da técnica de mão esquerda no violoncelo: posicionamento, vibrato e mudança de posição;


II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

  1. Dois movimentos contrastantes de uma suíte para violoncelo de J.S. Bach;

  2. Um movimento rápido de uma sonata ou concerto clássico;

  3. Um estudo de Popper;

  4. Uma peça romântica (incluindo movimento de sonata) ou do século XX;

  5. Uma peça brasileira.


2) Didática
O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

  1. Iniciação ao instrumento;

  2. Uma peça do repertório barroco;

  3. Mudança de posição na mão esquerda;

  4. Golpes de arco;

e) Uma peça do repertório brasileiro.
12) Contrabaixo Acústico
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos


  1. Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide página 26 deste Anexo;

  2. História do contrabaixo acústico na música erudita de sua origem ao século XX;

  3. As escolas de arco francesa e alemã: particularidades, vantagens e desvantagens;

  4. A contribuições de Bottesini e Dragonetti para a evolução do contrabaixo;

  5. O contrabaixo acústico na música de câmera;

  6. A iniciação do aluno ao estudo do contrabaixo acústico: aspectos físicos e musicais.


II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar um recital de 15', obedecendo ao seguinte repertório.

  1. Uma peça barroca;

  2. Uma peça clássica;

  3. Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo;

  4. Uma peça brasileira.



2) Didática
O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

  1. Iniciação ao instrumento;

  2. Uma peça do repertório barroco;

  3. Uma peça do repertório clássico;

  4. Estudo do capotasto;

  5. Escalas e arpejos.

Área de Teclados:


13) Piano Erudito
I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos


  1. Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide página 26 deste Anexo;

  2. A iniciação ao piano: métodos, desenvolvimento técnico, aspectos didáticos e interpretativos;

  3. A obra de J. S. Bach para teclado, destacando-se os aspectos técnicos, formais e sua importância didática;

  4. A forma sonata, do classicismo ao período contemporâneo: evolução formal, principais obras e compositores na literatura pianística;

  5. O romantismo na música para piano: aspectos históricos, técnicos e formais; principais obras e compositores;

  6. A música pianística brasileira: história, evolução, principais obras e compositores;

  7. A utilização da música do século XX no ensino do piano.


II - Prova Prática
1) De Conhecimentos Específicos
O candidato deverá realizar um recital de 15', obedecendo ao seguinte repertório. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

  1. Uma Partita, Suite, Toccata ou um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado, v.1 ou v.2, de J. S. Bach;

  2. Um Movimento vivo de sonata clássica;

  3. Uma Peça romântica;

  4. Uma Peça moderna ou contemporânea;

  5. Uma Peça brasileira.



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