Edital campanha de esterilizaçÃo de cãs e gatos do município de santa teresa – E



Baixar 197,76 Kb.
Encontro26.07.2018
Tamanho197,76 Kb.


PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TERESA

Estado do Espírito Santo

EDITAL/SMSA/Nº 003/2017
CAMPANHA DE ESTERILIZAÇÃO DE CÃES E GATOS

SANTA TERESA – ES
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Escola Superior São Francisco de Assis, estarão realizando a Campanha de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos:
I - DA INSCRIÇÃO:

Os proprietários com interesse na Campanha deverão realizar a inscrição de seus animais no Setor da Vigilância Ambiental em Saúde, localizada no 1° piso do Prédio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa/ES, Rua Darly Nerty Vervloet, nº 446, Centro, Santa Teresa – ES, em fluxo contínuo até o preenchimento de 130% das vagas, ficando excedente como Cadastro de Reserva. A inscrição será realizada nas quartas feiras das 08:30 às 11:00 e nas quintas feiras das 12:30 as 15:00 horas. Os proprietários deverão ter no mínimo 18 anos e residirem no Município. A inscrição será realizada mediante preenchimento de ficha de cadastro e apresentação dos seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade, Comprovante de Residência do Proprietário e Cartão de Vacinação do Animal, sendo obrigatória a realização da mesma presencialmente. O proprietário deverá informar: a espécie, a raça, o sexo e o peso aproximado do animal no ato da inscrição. As inscrições terão início no dia 15 de março de 2017.


II - DA SELEÇÃO:

Serão selecionados para a Campanha cerca de 150 (cento e cinquenta) animais ao longo do ano de 2017 entre machos e fêmeas, com 50 (cinquenta) vagas para gatos e 100 (cem) para cães. Os animais deverão ter no mínimo 05 (cinco) meses de idade. Será limitado o número de 01 (um) animal por residência.

§1º - Serão priorizados animais que foram adotados das ruas, ou em campanhas de adoção promovidas pela Prefeitura Municipal, ficando reservadas a estes, 40% das vagas.

§ 2º - As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

§ 3º - Caso todas as vagas não sejam preenchidas, poderão ser convertidas para residências que já tiveram outros animais castrados com o limite máximo de 02 (dois) animais por residência.

§ 4º - Será composta uma lista de espera para que a vaga seja repassada a outro animal caso haja desistência ou alguma outra intercorrênc







Animais Adotados

Demais Animais

TOTAL

CÃES

40

60

100

GATOS

20

30

50




150

III – DO NÃO COMPARECIMENTO:

Os proprietários que agendarem e não comparecerem para o procedimento terá um prazo de 24 horas para apresentar justificativa por escrito e protocolada na Prefeitura Municipal de Santa Teresa aos cuidados do Setor de Vigilância Ambiental em Saúde.

§1º - As justificativas serão analisadas pela coordenação da Vigilância Ambiental ouvido o Médico Veterinário da Clínica Escola Dr. Laurindo Costa Neto da Escola Superior São Francisco de Assis – ESFA.

§2º - Caso a justificativa não seja acatada, o proprietário ficará impossibilitado de agendamento por um período de 12 (doze) meses.

IV - DOS CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS:


  • Os animais deverão ser submetidos a jejum alimentar de 08 (oito) horas e hídrico de 04 (quatro) horas e, sob responsabilidade de seus proprietários;

  • Os animais deverão estar limpos e, os proprietários deverão dar banho um dia antes do procedimento;

  • No dia agendado, o Médico Veterinário fará um exame clínico para atestar se o animal está apto ao procedimento, podendo ser reagendado o mesmo caso diagnosticada alguma condição que não permita a cirurgia;

  • Para garantir maior segurança do procedimento cirúrgico/anestésico, poderá ser solicitada, à critério do médico veterinário responsável pela consulta clínica, a realização de exames complementares, os quais serão custeados pelo proprietário.

  • cientes e assumem o risco por eventuais intercorrências e complicações relacionadas à cirurgia/anestesia.

  • As medicações pós-cirúrgicas serão prescritas pelo Médico Veterinário e deverão ser adquiridas pelo proprietário.

  • Os animais selecionados deverão estar presentes no dia e horário marcados junto a seus proprietários devidamente contidos com guia e/ou focinheira, uma toalha para o animal e um pedaço de malha firme, de 1,50 metros de comprimento para animais de porte grande e 1,00 metro para animais de porte médio/pequeno ou felinos, para a confecção de uma roupa que será utilizada até a retirada dos pontos. A exceção se faz aos felinos machos, para os quais não é necessária a confecção da roupa anteriormente citada.

V – DA PALESTRA SOBRE A GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS:

O curso de graduação em Medicina Veterinária da Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA) promoverá palestra sobre a guarda responsável de animais nas dependências da faculdade, localizada na Rua Bernardino Monteiro, nº 700, Bairro Dois Pinheiros, Santa Teresa – ES.

§ 1º - O comparecimento do proprietário à palestra é pré-requisito obrigatório para que o animal seja submetido ao procedimento cirúrgico.

§ 2º É obrigatório o comparecimento do proprietário cujo CPF foi cadastrado no ato da inscrição na campanha.

§ 3º O horário e a data de realização da palestra será previamente agendado com os proprietários inscritos nesta campanha por meio de contato telefônico feito pela secretaria da Clínica Escola Dr. Laurindo Costa Neto do Curso de Medicina Veterinária da Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA).

VI - DO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO:

As cirurgias serão realizadas na Clínica Escola Veterinária Dr. Laurindo Costa Neto do Curso de Medicina Veterinária da Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA), localizada na Rua Bernardino Monteiro, nº 700, Bairro Dois Pinheiros, Santa Teresa - ES, no dia em que for agendado.

§ 1º - O proprietário cujo CPF foi cadastrado no ato da inscrição na campanha deverá estar presente no momento da entrada do animal na Clínica Escola, sendo ele o responsável por assinar o termo de autorização cirúrgica/anestésica.

§ 2º - As fêmeas serão submetidas à ovário-histerectomia com a exérese de útero e ovários e os machos à orquiectomia (exérese dos testículos). Tais procedimentos cirúrgicos impedem irreversivelmente a reprodução destes animais.

§ 3º - Todos os animais esterilizados receberão uma marca na face interna da orelha direita realizada com tinta nanquim verde para que possa ser identificado posteriormente.

§ 4º - É de responsabilidade do proprietário, o transporte de ida e volta do animal no dia da cirurgia em caixa de transporte, guia com coleira e focinheira caso o mesmo seja agressivo.

§ 5 – Os animais serão liberados no mesmo dia da realização do procedimento cirúrgico.
VII - DOS CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS:


  • Serão agendados no dia da cirurgia a data e horário para que os proprietários retornem à Clínica Escola com seus animais para a retirada da sutura. Os animais deverão permanecer com a roupa confeccionada após a cirurgia até a retirada da sutura;

  • A alimentação e água poderão ser fornecidas, sem forçar, em pequenas quantidades após 4 horas da liberação do animal;

  • Os pontos deverão ser protegidos, sem a possibilidade de o animal morder ou arranhar o local,

  • As atividades físicas deverão ser limitadas evitando-se corridas, pulos, atividades em excesso as quais podem causar dor, sangramento, inchaço e uma série de complicações.

  • A conduta durante o período pós-operatório, no domicílio, é de inteira responsabilidade do proprietário. A não observação dos cuidados e indicações farmacológicas, feitas pelo médico veterinário, poderá acarretar em sérios prejuízos à integridade física do animal no processo de recuperação.

  • Caso haja a necessidade de nova intervenção cirúrgica, anestésica ou ambulatorial, oriunda da não observação da conduta e indicações farmacológicas prescritas pelo médico veterinário para o período pós-operatório, será do proprietário do animal a responsabilidade pelos custos para a realização dos procedimentos.

Este Edital entrará em vigor da data de sua publicação revogada as disposições em contrário.

Santa Teresa, 02 de Março de 2017.

___________________________

Luiz Carlos Reblin

Secretário Municipal de Saúde









©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal