E conhecereis a Verdade…



Baixar 18,79 Kb.
Encontro30.07.2018
Tamanho18,79 Kb.

E conhecereis a Verdade…”

(Reflexão)



Vítor Quinta

Dezembro 2011
Os pregadores adoram citar a passagem que está em João 8:32:
João 8:31-32Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Que palavra era aquela a que Yeshua se referia, Ele que em tudo obedeceu à Lei de Seu Pai? E que verdade era esta? Será a “verdade” desses pregadores ou será a Verdade do Todo-Poderoso? Certamente só a Palavra do Santo de Israel é a Verdade. Se buscarmos na Palavra de YHWH o significado destes dois fundamentos da fé, veremos que “Palavra” e “Verdade” significam exactamente o mesmo.
Vamos até mais longe: “Palavra” e “Verdade” sendo sinónimos, apontam para:


  • A Lei/Torá de YHWH dada através de Moisés e dos ensinamentos dos profetas.

  • Yeshua, O Messias, a Lei/Torá viva (Ele é O Caminho, A Verdade e A Vida).

Vamos então procurar o entendimento na Palavra do Altíssimo Adonai YHWH:


João 17:17Santifica-os na tua verdade [na Tua Lei]; a tua palavra [a Tua Lei] é a verdade.
Salmo 119:142A tua justiça [a Tua Lei] é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
Daniel 9:13Como está escrito na lei de Moisés [a Torá], todo este mal nos sobreveio; apesar disso, não suplicamos à face de YHWH nosso Deus, para nos convertermos das nossas iniquidades [transgressões da Lei/Torá], e para nos aplicarmos à tua verdade [a Tua Lei/Torá].
Salmo 86:11Ensina-me, YHWH, o teu caminho [a Tua Lei/Torá], e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.
Vejamos mais sinónimos de Lei/Torá/Verdade do Alto e Sublime Adonai YHWH – “verdade”, “sabedoria”, “instrução”, “entendimento”:
Provérbios 23:23Compra a verdade [a Lei/Torá], e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento.
A santa Lei/Torá e a palavra dos profetas de YHWH têm mais sinónimos, tais como “temor” (Provérbios 1:7; 9:10; 15:33; 23:17). Estas regras de vida dadas pelo Altíssimo, para que “nos vá bem” são ainda referidas nas Escrituras Sagradas com outros significados: “instrução”, “ensino”, “preceitos”, “testemunho”, “mandamento” “repreensão/correcção”, “equidade”, “ciência”, “conhecimento”, “prudência”, “juízo”, “disciplina”, etc. e, também como “minhas palavras” referindo-se às palavras do Todo-Poderoso.
Provérbios 1:2-3Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência. Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade.
Acordemos: a única Verdade que nos pode libertar do erro, da mentira e do pecado não é a que muitos pregadores anunciam dos púlpitos, mas sim Yeshua e a santa e eterna Lei/Torá do Pai. Estes são os dois pilares da salvação do ser humano:
Salmo 19:7-11A lei de YHWH é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho de YHWH é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos de YHWH são rectos e alegram o coração; o mandamento de YHWH é puro, e ilumina os olhos. O temor de YHWH é limpo, e permanece eternamente; os juízos de YHWH são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa [=vida eterna].
AlleluYAH

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal