Duas Sombras



Baixar 5,08 Kb.
Encontro30.07.2018
Tamanho5,08 Kb.

Duas Sombras

Quando falamos em sombras lembramos de grandes árvores, prédios,nuvens, etc....

Quando falamos em areias lembras-te de alguma coisa?Ligando então as coisa que nos fazem sentirmos bem, feito as sombras, areias, um jardim por exemplo:tem coisa melhor em um dia de folga para descanso, apreciar um jardim e os pássaros que os enfeitam!

Hoje fui arremetido aos velhos acontecimentos e comecei a lembrar-me o quanto é importante um lugar agradável pra se viver,não na sombra dos outros ou nos rastros dos outro ,mais sim deixando rastros para os outros e trazendo a sua sombra contigo .

Veja, se a areia não é importante.Conta a história que quando uma legião romana comandada pelo general Marcelo invadiu Siracusa, um soldado desavisado matou um velhinho que fazia seus desenhos geométricos na areia, por não responder suas perguntas e esse homem é hoje considerado o maior matemático da antiguidade: Arquimedes”.

E a sombra???????

A sombra tem uma outra história muito importante também, Uma vara, duas sombras uma idéia,nos meados do século 600 a.C.,um grande sábio grego por nome Tales de Mileto viajou ao Egito .O Faraó já conhecia a fama do matemático.

Por ordem deste monarca , alguns matemático foram ao encontro do visitante e pediram-lhe que calculasse a altura de uma das pirâmides,pois soubera que Tales teria a grande façanha de calcular sem precisar subir nela.Ouviu o pedido atento ,pensou um pouco e resolveu atende-los no mesmo instante.

no deserto, próximo das pirâmides,naquele tempo todo homem importante andava com uma espécie de vara ou cajado, Tales fez uma marca no chão,fincou a vara na vertical, observou a posição da sombra, deitou a vara no chão,a partir do ponto em que foi fincada, marcando na areia o tamanho de seu comprimento. Depois voltou a sua posição vertical novamente.

Esperaremos um pouco....



Ficaram todos ali , observando a sombra, momentos depois a sombra ficou exatamente do tamanho da vara. Então disse Tales aos egípcios: vão depressa até a pirâmide, meçam sua sombra e acrescente ao resultado a medida da metade do lado da base. Essa soma é altura exata da altura da pirâmide.

Com estas duas histórias quero deixar claro que a sombra ,a areia, o verde, o ar que respiramos, a água que bebemos e tudo mais que faz parte da cadeia de sobrevivência dos homens ,temos como obrigação de preservar e combater os destruidores!!!!!!!!!!!!!



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal