Doutorado/ qualificaçÃO



Baixar 368,27 Kb.
Encontro11.09.2017
Tamanho368,27 Kb.

Universidade federal de santa catarina

centro de comunicação e expressão

PROGRAMA DE PÓS-gRADUAÇÃO EM LITERATURA


CURSO DE PÓSGRADUAÇÃO OFERECIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014

Profa. Dra. Ana Luiza Andrade
TÍTULO : A MODERNIDADE DO GESTO DE OSMAN LINS
OBJETIVOS GERAIS: O curso pretende estudar os escritos de Osman Lins e ressignificá-los por ocasião da celebração de seus 90 anos (1922-2014)

1. Examinar o percurso da fortuna crítica do autor através dos anos. Sandra Nitrini e o Nouveau Roman. Sandra Nitrini e oIEB. Os novos grupos. As leituras benjaminianas: a leitura psicanalítica, a leitura do teatro, a leitura citacional , a leitura da ars combinatória (Fritoli) , a leitura benjaminiana do gesto épico (escritor) e seus fantasmas (Agamben). A refuncionalização do gesto como meio de produção: narrativa, cinema, pintura, vitral. “Domingo de Páscoa”: a edição trilingue.

2. A plasticidade do gesto. O gesto geométrico e o gesto sinuoso. O quadrado e a espiral. Paisagens , de longe e de perto: as nordestinas de Post, suas linhas verticais e horizontais em Mondrian. Abstracionismos. Geometrias indígenas . Torres Garcia e Vicente do Rego Monteiro. Seuphor e Torres-Garcia (Le cercle et Le carré) as linhas europeias e as latino-amercianas. Recife-arrecife. A cidade de Avalovara, visões de cidade.João Cabral e a paisagem desmontada (“De Avião”) Gilberto Freyre e as cidades gordas e magras ( Recife e Salvador em José Gonçalves de Melo) O tempo em Avalovara: o relógio de Julius Heckerton (a espiral) .

3. Flavio de Carvalho e Gilberto Freyre. Franz Boas. Modos e modas. Modernismos e suas ruinas, pós-modernismos.


Bibliografia:

ANDRADE, Ana Luiza. “Entre a espiral e o quadrado. Um quadro de Lula Cardoso Ayres na moldura de obras de Gilberto Freyre e Osman Lins” in Revista Continente Multicultural ano V, n.58- Outubro/2005,pp.54-57.

________________. “Reciclando o engenho: Osman Lins e as constelações de um gesto épico” in O Sopro na Argila. Org. Hugo de Almeida. São Paulo: Nankin Editorial,2004.

________________. Osman Lins: Criação e Crítica São Paulo: Hucitec,1987.

Bachelard, Gaston. A intuição do instante. Tradução Antonio de Pádua Danesi. Campinas: São Paulo: Véus editora,2007.

Barthes, Roland. O Obvio e o Obtuso. Tradução Isabel Pascoal, São Paulo: Livraria Matins Fontes, 1987


BENJAMIN,Walter. “Paris capitale Du XIXeme siècle.” Le Livre des passages. Ed. Rolf Tiedeman. Paris: Le Cerf, 2010. ______________ “O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov” in Magia e Técnica, Arte e Política,1992.

_______________“Experiência e Pobreza”. In:Magia e Técnica Arte e Política,1992.

_______________“O Autor como Produtor” In Magia e Técnica, Arte e Política,1992.

_______________”O que é o teatro épico?” In Magia e Técnica, Arte e Política,1992.

Buck-Morss, Susan. Dialética do Olhar Walter Benjamin e o Projeto das Passagens, tradução Ana Luiza Andrade, Belo Horizonte/Chapecó, EDUFMG/Grifos,2002.

________________. A tela do cinema como prótese de percepção. Tradução Ana Luiza Andrade. Desterro: Cultura e Barbárie,2009.

_____________________Estética e Anestética. O ensaio sobre a arte de Walter Benjamin reconsiderado. Travessia 33. Revista de Literatura da Pós-Graduação , EDUFSC, 1995.


____________________. “O que é arte política?” (What is political art?) Trad. Ana Luiza Andrade In: Dossiê Leituras Benjaminianas Org. Ana Luiza Andrade . Revista Grifos Universidade do Oeste de Santa Catarina: Argos,2001.

Cariello, Graciela. “Osman Lins: J. Luis Borges, encruzilhadas e bifurcações”. In O Sopro na Argila. Organização Hugo de Almeida. São Paulo: Nankin Editorial,2004.

______________. Jorge Luis Borges y Osman Lins. Poética de la lectura. 1ª. Ed. Rosário: Laborde Libros Editor,2007.

Debord, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997

Deleuze, Gilles, Guattari, Félix. Mil Plateaux Capitalismo e Esquizofrenia. Volume 5. Tradução Peter Pàl Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: 34 Letras,1997

___________. Kafka Por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago Editora,1977.

___________. A Imagem-Tempo Cinema II. Tradução Eloísa de Araújo Ribeiro. Revisão Filosófica Renato Jaine Ribeiro. São Paulo: Brasiliense,2005.

____________ A Dobra: Leibniz e o barroco. Trad. Luiz Orlandi. SP: Papirus, 1992

Delcastagnè, Regina. A garganta das Coisas. Movimentos de Avalovara de Osman Lins. Brasília: Editora Universitária de Brasília/São Paulo:Imprensa Oficial do Estado:2003.

Derrida, Jacques. O Mal de Arquivo: uma impressão freudiana. Tradução de Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume-Dumara,2001.


DIDI-HUBERMAN,Georges. Ante el tiempo Historia del arte y anacronismo de las imagines. Traducción Oscar Antonio Oviedo Funes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora,2006.

________________. La Imagen-mariposa. Madrid: Mudito Ediciones,2007.

Didi-Huberman. Georges. Gestes d’Air et de Pierre. Corps, Parole , Souffle, Image Paris: Lês Éditions de Minuit,2005.

________________ . O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed.

34,1998.

Freud, Sigmund, O mal estar na civilização, Obras Psicológicas Completas, direção Jayme Salomão, vol. XXI, Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.

Freyre, Gilberto. Nordeste. Aspectos da influência da canna sobre a vida e a payzagem do nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1937

______________. Arte Ciência e Trópico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2002.

______________. Perfil de Euclides e Outros Perfis. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio,1940. Com prefácio de Prof. Paul Arbousse-Bastide. Col. Documentos Brasileiros (26) dirigida por Octavio Tarquinio de Sousa.

Frizzi, Adria. Fragments translated from the works of Osman Lins. The Review of Contemporary Fiction. Brigid Brophy. Robert Creely. Osman Lins. Ann Arbor: MI, Vol 15, Fall 1995.

Gagnebin, Jeanne Marie. Lembrar, Escrever, Esquecer. São Paulo: Editora 34 Ltda,2006.

_____________________. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva,2004.

Igel, Regina. Osman Lins: biografia Literária. São Paulo: T.A. Queiroz, Brasília: INL,1988.

Lages, Susan Kampf. Tradução e Melancolia. SP: EDUSP,2002.

Lins, Osman. Guerra Sem Testemunhas. O escritor, seu meio e sua condição social. São Paulo: Ática,1975
___________. Nove,Novena. Prefácio João Alexandre Barbosa. São Paulo: Melhoramentos,1975.
____________ Plano de romance de A Cabeça Levada em Triunfo. Revista Continente Multicultural. Ano III, n.31, Julho de 2003, Especial do 25o ano da morte de Osman Lins,Recife: CEPE, p.13.

______________ Plano de romance de A Cabeça Levada em Triunfo . Dez discos escaneados do original de Osman Lins na Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: 2003.

____________. “Domingo de Páscoa” Publicado pela primeira vez na Revista Status 45, 1978. Republicado em A South American Trilogy, tradução ao inglês Fred P.Ellison e Ana Luiza Andrade ( Org. Luis Garcia , University of Texas, Austin 1982) e ainda, na versão original em Travessia, n.33, Revista da Pós-Graduação em Literatura, A estética do fragmento. Florianópolis, EDUFSC,1996
_____________ Avalovara. Prefácio Antônio Cândido. São Paulo: Melhoramentos,1973.
______________ A Rainha dos Cárceres da Grécia. Romance. São Paulo: Edições Melhoramentos,1976.
_______________ Do Ideal e da Gloria. Problemas Inculturais Brasileiros. São Paulo: Summus editorial, 1977.
________________Evangelho na Taba. Outros Problemas Inculturais Brasileiros. São Paulo: Summus Editorial, 1979.
________________Retábulo de Santa Joana Carolina. Pref. Julieta de Godoy Ladeira. Teatralização Mariajosé de Carvalho. Ilustrações de Marianne Jolowics. São Paulo: Loyola/SP: Giordano,1991.
________________Marinheiro de Primeira Viagem. 2ª. Ed. São Paulo: Summus,1980.
________________Casos Especiais Osman Lins. A Ilha no espaço, Quem era Shirley temple , Marcha Fúnebre. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
_________________Missa do Galo Variações sobre o mesmo tema. São Paulo: Summus,1977.
_______________ Ladeira, Julieta de Godoy. La Paz existe? São Paulo: Summus Editorial,1977.
________________ Os Gestos. Contos. São Paulo: Edições Melhoramentos,1975.
__________________”Domingo de Páscoa” Edição Trilingue org. Andrade, Ana Luiza. Florianópolis: EDUFSC,2013.
Martins Lindote, Marta Lucia Pereira. Entre a Grade e a espiral. Sobre algumas narrativas ficcionais de Tunga. Tese apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Literatura, da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a orientação do Prof. Dr. Raul Antelo, para a obtenção do titulo de Doutor em Teoria Literária. Julho de 2005.
Moraes, Eliane Robert. O Corpo Impossível. A decomposição da figura humana de Lautréamont a Bataille. SP: Iluminuras,2002.

Moura, Ivana. Osman Lins O matemático da Prosa. Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife,2003.

Nitrini, Sandra. Poéticas em Confronto. Nove,Novena e o nouveau roman. SP: Hucitec,1987.
______________ Transfigurações ensaios sobre a obra de Osman Lins. SãoPaulo: Hucitec,2010.

Robbe-Grillet, Alain. Por um novo romance. Tradução Cristóvão Santos. Portugal: Publicações Europa-América,1965.

Rosenfeld, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva,2000.

_______________. “Os processos narrativos de Osman Lins”. Letras e Leituras. São Paulo: Perspectiva/Editora da Universidade de São Paulo, Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas,1994.

Sarduy, Severo. “Suplemento V” in Obras Completas II, Edición Crítica Gustavo Guerrero –François-Wahl coordinadores,1999, p.1250. En su totalidad este Suplemento se encuentra en Severo Sarduy, “Barroco y neo-barroco em América Latina en su Literatura, México: Siglo XXI,1973.

Xavier, Ismail. O Olhar e a Cena. São Paulo: CosacNaify ,2003.

Ferreira, Ermelinda (Org). Vitral ao Sol ensaios sobre a obra de Osman Lins. Recife: Editora Universitária da UFPE, julho de 2004.

________________. Cabeças Compostas. SP: Editora da USP, 2005

Freud, Sigmund, O mal estar na civilização, Obras Psicológicas Completas, direção Jayme Salomão, vol. XXI, Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.

Frizzi, Adria. Fragments translated from the works of Osman Lins. The Review of Contemporary Fiction. Brigid Brophy. Robert Creely. Osman Lins. Ann Arbor: MI, Vol 15, Fall 1995.

Gagnebin, Jeanne Marie. Lembrar, Escrever, Esquecer. São Paulo: Editora 34 Ltda,2006.

_____________________. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva,2004.

Igel, Regina. Osman Lins: biografia Literária. São Paulo: T.A. Queiroz, Brasília: INL,1988.

Martins Lindote, Marta Lucia Pereira. Entre a Grade e a espiral. Sobre algumas narrativas ficcionais de Tunga. Tese apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Literatura, da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a orientação do Prof. Dr. Raul Antelo, para a obtenção do titulo de Doutor em Teoria Literária. Julho de 2005.


Moraes, Eliane Robert. O Corpo Impossível. A decomposição da figura humana de Lautréamont a Bataille. SP: Iluminuras,2002.
Moura, Ivana. Osman Lins O matemático da Prosa. Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife,2003.
Nitrini, Sandra. Poéticas em Confronto. Nove,Novena e o nouveau roman. SP: Hucitec,1987.
______________ Transfigurações ensaios sobre a obra de Osman Lins. SãoPaulo: Hucitec,2010.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EIXO Experimental, ORG. Editora 34: 2005, p.59.

Robbe-Grillet, Alain. Por um novo romance. Tradução Cristóvão Santos. Portugal: Publicações Europa-América,1965.

Rosenfeld, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva,2000.

_______________. “Os processos narrativos de Osman Lins”. Letras e Leituras. São Paulo: Perspectiva/Editora da Universidade de São Paulo, Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas,1994.

SANCHES NETO, Miguel. A máquina de madeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Sarduy, Severo. “Suplemento V” in Obras Completas II, Edición Crítica Gustavo Guerrero –François-Wahl coordinadores,1999, p.1250. En su totalidad este Suplemento se encuentra en Severo Sarduy, “Barroco y neo-barroco em América Latina en su Literatura, México: Siglo XXI,1973.

SOUZA, Jessé e ÖELZE, Berthold. Simmel e a modernidade. Brasília: UnB. 1998,p.137-144.

TUNGA, Barroco de Lírios, São Paulo: Cosac& Naify,199

Xavier, Ismail. O Olhar e a Cena. São Paulo: CosacNaify ,2003.




Campus Universitário – Trindade – Sala 309 – 88.040-900 – Florianópolis – SC

Fone: (48) 3721 9582 – Fax: (48) 3721 6612 – e-mail: pglb@cce.ufsc.br





©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal