Discurso em homenagem a rádio clube paranaense



Baixar 6,88 Kb.
Encontro10.09.2017
Tamanho6,88 Kb.

DISCURSO EM HOMENAGEM A

RÁDIO CLUBE PARANAENSE

O Sr. Deputado MOACIR MICHELETTO (PMDB-PR)pronuncia o seguinte discurso: Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados:



A Rádio Clube Paranaense, fundada em 27 de junho de 1924, por pesquisadores que desde 1909, se aprofundaram no assunto, fazendo as primeiras experiências de transmissão de sons. É a emissora mais antiga do Paraná e a 3ª do Brasil, tendo acompanhado a história do Paraná.
Em 1930, a Rádio Clube executa grande evento: a primeira transmissão de uma partida de futebol no Paraná, um ATLETIBA realizado no estádio do Atlético.
Em 1933, dá outro importante passo: permite que três intelectuais paranaenses, Correia Jr., Heitor Stockler de França e Otávio de Sá Barreto, realizem a interpretação da peça "A Ceia dos Cardeais" de Júlio Dantas, possivelmente a primeira experiência de radioteatro no Brasil.
Recebe nesse mesmo ano seu primeiro prefixo: PRAN, mas é em 1935, com a inauguração de novos equipamentos, no belvedere do Alto de São Francisco, em Curitiba, que a Rádio recebe o prefixo que ficaria famoso em todo o Brasil: PRB-2.
Antes do advento da televisão, cabia ao rádio as grandes promoções artísticas, e foi nessa linha que a Clube manteve por muitos anos o seu auditório na Rua Barão do Rio Branco. Ali, desfilaram os grandes nomes da música nacional como Vicente Celestino, Marlene e Carlos Galhardo e alguns internacionais como Schipa, Orquestra Cassino de Sevilha e Pedro Vargas, vozes que encantaram o público curitibano.
Em Setembro de 1973, passa por uma grande transformação. A Arquidiocese de Curitiba, graças ao trabalho exaustivo do Monsenhor Vicente Vítola e o apoio de Dom Pedro Fedalto, criam a Fundação Nossa Senhora do Rocio e adquirem a Rádio Clube Paranaense. Desde então, a programação a cada dia tem sido aprimorada, acrescentando-se às metas de divertir e educar e a de evangelizar o povo brasileiro.
Em 10 de novembro de 1978, a Rádio Clube conquista um novo espaço, obtendo permissão para sua emissora de FM, com a qual até os tempos atuais, transmite músicas de excelente qualidade.
O progresso foi rápido, resultado de uma seqüência ininterrupta de contribuições de todos aqueles que direta ou indiretamente, na sua forma mais simples, lutaram pela sua evolução. A Rádio Clube Paranaense faz parte de nossas vidas a partir do momento em que entra em nossos lares, levando a nossos familiares uma bagagem cultural através de programas educacionais e recreativos, noticiários e informações diversas.
Cumpre assim, o pluralismo na informação, reforçando o espaço de repercussão dos fatos, preservando o interesse público e, em última instância, a democracia com seus naturais conflitos e contradições.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal