Disciplina: Física Professor: Daniel Justi



Baixar 44,74 Kb.
Encontro30.07.2017
Tamanho44,74 Kb.






Nome:

Nº:

Ano: 1º EM

Data:

Disciplina: Física

Professor: Daniel Justi


Trabalho de Regulação do Processo do 1º Semestre
Instruções: o trabalho deve ser feito a mão na folha do Ofélia ou digitado em folha sulfite branca. A entrega do trabalho deve ser feita na aula de regulação diretamente para o professor.
Leia o texto a seguir:


O início do processo de formação de uma estrela 
A imagem abaixo mostra a nebulosa de reflexão NGC 1999 (o objeto brilhante abaixo e a esquerda do centro), que contém a estela V380 Orionis, e está situada na constelação Orion. O que podemos observar nessa imagem? A área ai mostrada está localizada a cerca de 2 graus ao sul da nebulosa de Orion. Nesta região existe uma gigantesca nuvem molecular, conhecida como "Orion A", que continua gerando novas estrelas.
Na parte superior da imagem vemos um aglomerado formado por estrelas jovens e brilhantes, o aglomerado L1641N, que ilumina uma região formada por densos amontoados de matéria escura. Nesta região estudos feitos na região espectral do infravermelho revelaram a presença de mais de 50 estrelas em formação. 

A região mostrada nessa imagem é uma das mais fascinantes que conhecemos para o estudo de formação de estrelas. Ela é riquíssima, mostrando uma enorme variedade de pequenas nebulosas de reflexão, objetos Herbig-Haro e jatos estelares distribuidos por toda a imagem na forma de várias manchas nebulosas. 

Se existem regiões do meio interestelar que se caracterizam por permitirem grande formação de estrelas, quais são as condições físicas que as tornam tão especiais?

[...] Sabemos que, por algumas razões físicas externas a ela e que até hoje não são completamente compreendidas, uma determinada região de uma nuvem molecular gigante em algum momento começa a contrair sob a ação de sua própria gravidade.

FONTE: http://www.on.br/ead_2013/site/conteudo/cap16-formando-estrelas/formando.html

O texto acima conta um pouco da formação das estrelas e menciona uma palavra-chave desse processo bem no final: gravidade.



Acesse o link “https://www.youtube.com/watch?v=kxhRPLDYHdg”, onde existe um vídeo do History Channel sobre a formação das estrelas e considerando todo conteúdo que foi trabalhado durante as discussões em aula sobre a importância da gravidade, faça um resumo (de pelo menos 1 página) contando tudo o que você pode dizer sobre o nascimento, vida e morte de uma estrela. Qualquer dúvida, você deve procurar o professor para pedir ajuda.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal